29/12
10:46

Confira o que abre e fecha no feriado de ano novo

Na próxima segunda-feira, 1º de janeiro, é o Dia da Confraternização Universal. Por este motivo, o feriado altera o funcionamento de alguns órgãos municipais, que não abrem, ou funcionam com horário diferenciado, com exceção dos serviços considerados essenciais para o funcionamento da cidade. Confira:

Mercados e Feiras

Na véspera de ano novo, domingo, 31, os mercados centrais (Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco) e o mercado Milton Santos, localizado no conjunto Augusto Franco, irão funcionar até as 14h. Os mercados setoriais (bairros) abrem normalmente. Já as feiras livres não sofrem alteração. São elas: Santa Maria; Jardim Esperança; Coqueiral; América; Bugio e Dom Pedro I.

Já no primeiro dia do ano, os mercados centrais, setoriais e as feiras livres não funcionarão.

Parque da Sementeira

O parque Governador Augusto Franco (Sementeira) mantém, nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, seu horário habitual de funcionamento, das 5h às 21h.

Saúde

As Unidades de Saúde da Família (USF) estarão fechadas durante todo o feriado, mas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco funcionarão normalmente durante todo o dia. 

Educação

As escolas da rede municipal de educação não funcionarão no dia 1º. A CCTECA Galileu Galilei também não abrirá no feriado, voltando ao seu horário normal na terça-feira, dia 2.

Funcaju

Na segunda-feira, todas as unidades da Funcaju ficarão fechadas, retornando aos horários normais de funcionamento na terça-feira, dia 2.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/12
10:41

Estrutura do Réveillon 2018 está sendo montada

A Prefeitura de Aracaju está se preparando para receber os aracajuanos e turistas na Orla da Atalaia para o Réveillon 2018. Desde a confirmação do prefeito Edvaldo Nogueira, todos os detalhes estão sendo cuidados pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), com o objetivo de garantir a diversão e tranquilidade no evento. No local, toda a estrutura já está sendo montada para retomar a festa, que não havia sido realizada no ano passado pela gestão anterior.

Serão três palcos, seis camarins, house mix, camarote para acessibilidade, 14 estandes para apoio, além da estrutura dos fogos de artifício para o show pirotécnico. Nesta sexta-feira, 29, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) irá montar a estrutura de apoio para que os demais órgãos apoiadores possam se organizar e montar suas estruturas individuais necessárias. Já no sábado, 30, a Emsurb realizará o cadastramento e sorteio dos ambulantes, que já estão sendo capacitados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). No momento, a Energisa está concluindo a instalação da parte elétrica e posteamento.

Segundo o diretor de eventos da Funcaju, Fernando Montalvão Filho, que coordena a produção do evento, a previsão é que às 10h do sábado tudo esteja pronto para fiscalização geral dos órgãos competentes, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, e para testagem de som e iluminação. A festa será iniciada às 21h30 do domingo, 31, com show da cantora sergipana Maysa Reis, seguida de The Baggios (SE), Patusco (PE) e Ultrasamba (SE), e contará com um show pirotécnico de 15 minutos.

"Com experiência que nós temos de tantos anos na gestão anterior de Edvaldo, tudo fica mais tranquilo. Dessa vez o prazo foi mais corrido, mas o conhecimento que temos com a equipe facilita o nosso trabalho. A população pode ficar despreocupada para curtir a festa porque está tudo encaminhado. É uma estrutura que não deixa nada a desejar", garante Fernando.

Foto: Sergio Silva


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/12
10:32

Maysa Reis abre programação do Réveillon de Aracaju

A cantora Maysa Reis é primeira atração do Réveillon de Aracaju. A artista sergipana, que agora segue a linha do ‘axenejo', sobe ao palco da festa de virada de ano da capital pela sexta vez consecutiva.

A cantora falou sobre seu novo estilo musical, que é a mistura do axé com o sertanejo. De acordo com Maysa, o show do Réveillon 2018 será com a nova 'pegada' da banda. "A gente já vem trabalhando há algum tempo a mistura do axé, que é a minha essência, com o sertanejo, que é o estilo musical que mais está em alta e que toca bastante no momento. A gente coloca uma sanfona em ritmo de axé, e puxa uma percussão do axé no estilo do sertanejo. É um show bacana, diferente, que graças a Deus está agregando e agradando o público", contou.

Segundo a cantora, o repertório deste show será bem variado, com músicas de vários estilos, com o objetivo de agradar a diversidade de pessoas que vai passar o Réveillon na Orla da Atalaia. "O público pode esperar da banda a mesma dedicação, a mesma empolgação, o mesmo trabalho feito com muito amor, muito carinho. Vai ser um show super massa!", declarou.

Ainda segundo Maysa Reis, voltar ao palco do Réveillon de Aracaju é uma questão de reconhecimento do trabalho realizado e uma grande felicidade. "Uma felicidade estar participando mais um ano do Réveillon e acho que é sinônimo de carinho, de um trabalho feito com dedicação e com muito amor principalmente. Eu estou muito feliz em saber que vou poder participar mais uma vez dessa festa que pra mim tem uma energia ímpar", finalizou. 

Sobre o Réveillon

Para retomar a tradição de celebrar a chegada do Ano Novo na Orla da Atalaia, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), batalhou para firmar parcerias que garantissem a realização da festa do Réveillon 2018.

A festa começará às 21h30 com a apresentação da cantora sergipana Maysa Reis, seguida The Baggios. À meia noite ocorrerá a tradicional queima de fogos, que terá duração de 15 minutos. À 0h30, sobe ao palco a banda Patusco e logo depois a Ultrasamba encerra a festa.

 
Foto: Ana Lícia Menezes


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/12
10:31

Esquema especial de trânsito para o Réveillon é montado

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou uma operação para organizar o fluxo de veículos na região da Orla da Atalaia durante a festa de réveillon organizada pela Prefeitura de Aracaju. A operação começa às 14h do domingo, 31 de dezembro, e vai até as 5h da segunda-feira, 1 de janeiro.

Na primeira fase da operação, às 14h, os dois sentidos da Passarela do Caranguejo e da Rodovia Inácio Barbosa (SE-100) serão bloqueados para o fluxo de veículos e os que estiverem estacionados na área, serão retirados. As vias que dão acesso à passarela também serão bloqueadas.

Para chegar à Orla da Atalaia, os condutores poderão utilizar a avenida Melício Machado. Por esse motivo, o condutor que segue pela avenida Heráclito Rollemberg, em direção à Atalaia, será obrigatoriamente direcionado para a Melício Machado. Já quem está na Melício será direcionado para a avenida Heráclito Rollemberg, no sentido Conjunto Augusto Franco. Será proibida a conversão à esquerda no retorno localizado próximo ao Banese da Melício Machado.

A partir das 18h, a avenida Rotary (em frente aos arcos) também será bloqueada. A equipe semafórica da SMTT reprogramará os semáforos da região para dar prioridade sempre ao fluxo de veículos no sentido Orla da Atalaia. Após a queima de fogos, os semáforos serão programados para dar prioridade para quem deseja deixar a região.

Será montado um bloqueio na rotatória do Terminal de Integração da Atalaia impedindo o acesso de veículos à avenida Rotary. Dessa forma, os condutores serão direcionados para o sentido norte pela avenida Desembargador José Antônio de Andrade Does (Coroa do Meio) ou para o sentido sul pela rua Arício Guimarães Fortes.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/12
10:30

Sistema de monitoramento eletrônico em 34 escolas em Aracaju será implantado

Cinco unidades de ensino já possuem o projeto piloto desde junho. O sistema diminuiu ocorrências de furtos e arrombamentos

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), preocupada com a melhoria da segurança nas escolas da rede estadual de ensino, implantou no mês de junho deste ano um sistema de monitoramento eletrônico em cinco unidades de ensino. O projeto foi desenvolvido e é acompanhado pela empresa sergipana Pulsatrix, que trabalha com Tecnologia da Informação. Na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório Professora Hermínia Caldas, o secretário de Estado da Educação em exercício, professor Everton Siqueira, anunciou que o monitoramento será ampliado para mais 34 escolas, totalizando 39 unidades de ensino.

"Uma das metas é melhorar a segurança nas escolas. Com o projeto piloto em cinco escolas nós vimos que dá certo. A ideia é que pudéssemos fazer em todas as unidades de ensino, mas vamos começar em 39. Esse projeto tem algo muito especial, que é o monitoramento com ligação direta com o Ciosp e com o setor de segurança da Seed. É um serviço eficiente e com suporte imediato", explicou Everton Siqueira.

O anúncio foi feito aos gestores das 34 escolas que serão beneficiadas com o sistema. Estiveram presentes Eliane Passos, diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA); Sérgio Burle, assessor do governo e coordenador da implantação do projeto; Wilson Costa Júnior, da Gerência de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Aracaju; Odmar Arcanjo Farias, representante da Guarda Municipal; o coordenador de Informática da Seed, Alexandre Veras, e os sócios da empresa Pulsatrix, Pierre Cavalcante e Natan Albuquerque.

As cinco escolas estaduais que já possuem o sistema desde junho são: Alceu Amoroso Lima, Lucila Moraes Chaves, Ruy Eloy, José Augusto Ferraz e Joaquim Vieira Sobral.

Segundo Sérgio Burle, o projeto foi apresentado ao governo do Estado como uma ferramenta de tecnologia inovadora. "É uma ferramenta muito eficiente e de baixo custo. O sistema vai se somar aos vigilantes que hoje já existem nas escolas e trazer melhorias a educação no estado", disse.

Foto: Maria Odília


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/12
09:50

Governo publica edital para concursos da PM, Bombeiros, Guarda Prisional e delegado

Serão 10 vagas para delegado, 100 vagas para guarda prisional, 30 vagas para aspirante da Polícia Militar, 300 vagas para soldado da PM, 12 vagas para aspirante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSE) e 200 vagas para soldado do CBMSE

Será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 29, o edital de autorização governamental para realização do concurso público promovido pelo Governo do Estado para delegado, Guarda Prisional, Bombeiro e Polícia Militar.

Segundo a superintendente executiva da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Adriana Menezes, serão 10 vagas para delegado, 100 vagas para guarda prisional, 30 vagas para aspirante da Polícia Militar, 300 vagas para soldado da PM, 12 vagas para aspirante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSE) e 200 vagas para soldado do CBMSE.

Adriana Menezes revela que, até o final de janeiro, serão publicados no Diário Oficial os editais com os cronogramas e as regras para realização dos concursos, a ser realizados em 2018, conforme prometido pelo governador Jackson Barreto.

De acordo com a  superintendente executiva da Seplag, com a publicação do edital de autorização governamental nesta sexta-feira, no Diário Oficial, o governador cumpre a promessa de lançar ainda neste ano o edital para realização dos concursos públicos para delegado, policial militar, bombeiro e agente prisional. E, consequentemente, contribuir para melhorar a segurança pública em Sergipe.

Foto: André Moreira/ASN


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/12
09:42

Ação Civil Pública pode suspender apreensão de veículo por atraso no IPVA

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, irá ingressar com uma ação civil pública contra o artigo 22 da Lei Estadual nº 7.655/2013, que estabelecem a obrigatoriedade do pagamento conjunto do licenciamento e do IPVA, sob pena de apreensão do veículo automotor. 

Em outras palavras, a ação pode suspender a apreensão de veículos por débitos no IPVA. A decisão foi tomada na última semana, após aprovação do Conselho Seccional da entidade e ocorreu depois de provocação do deputado estadual Georgeo Passos (PTC) à OAB/SE. 

O deputado, inclusive, é autor de um Projeto de Lei que impede as repreensões dos veículos por este motivo. Georgeo explica que a prática de apreensão do veículo feita pelo Governo do Estado, por falta de pagamento do imposto é ilegal e que ele deve ser cobrado separado do licenciamento. 

“O cidadão não pode ter o seu carro apreendido porque o IPVA está atrasado. Além disso, ele tem o direito de pagar o imposto separado das taxas de licenciamento. Sabemos que infelizmente não é isso que acontece e que o Governo faz a apreensão de veículos que estão com o imposto atrasado em confronto com as recentes decisões da Justiça”, afirmou. 

“O valor do imposto é alto e muitas vezes o cidadão deixa de pagar o licenciamento por causa da obrigatoriedade de pagar as duas cobranças juntas. Desta forma, o motorista acaba tendo o veículo apreendido em uma blitz. O certo é que com o pagamento do licenciamento, as pessoas já deveriam ter o direito de ter seu veículo regularizado”, completou o parlamentar. 

Ação

A decisão da Ordem de ingressar com a ação civil pública teve parecer favorável da Comissão de Estudos Tributários e a Comissão de Estudos Constitucionais da OAB, que entendeu a inconstitucionalidade e ilegalidade da exigência do pagamento conjunto. A leitura é de que essa obrigatoriedade fere o princípio da razoabilidade uma vez que condiciona a concessão de uma licença ao pagamento de um imposto que não guarda relação com o poder de polícia de serviço público específico. 

Segundo Georgeo, o apoio da OAB nesta causa é importante para garantia de direitos dos cidadãos. “A Ordem entendeu que a nossa denúncia tinha pertinência. Esperamos agora que a ação seja acatada e a Justiça suspenda essa irregularidade o quanto antes”, comenta. O deputado assegura que a intenção não é acabar com o imposto, mas garantir que as pessoas não sejam mais penalizadas por causa do IPVA. 

“O Governo tem meios legais de fazer a cobrança separada. Sabemos da importância deste tributo para a receita do Estado, mas o cidadão não pode ser penalizado a tal ponto de ter seu veículo apreendido em caso de não poder pagar o IPVA naquele momento, afinal, a lei estadual já prevê tudo que é necessário para a cobrança separada do imposto e do licenciamento”, finaliza Georgeo.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
29/12
09:41

João Daniel repudia chantagem do Governo Federal

O deputado federal João Daniel (PT) repudia a postura governo federal em chantagear os governadores para a liberação de financiamentos e empréstimos, mediante pressão às bancadas federais para que apoiem a reforma da Previdência. "Parabenizamos os governadores que não se submetem a essa chantagem e reafirmamos nossa posiçao contrária a essa proposta que, no nosso entendimento, continua nociva aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros", afirmou João Daniel.
 
O deputado lembrou da importância desse empréstimo pleiteado pelo governo de Sergipe para a recuperação de várias estradas do estado. "É impossível que o governo federal use essa chantagem diante de um empréstimo que o governo estadual vai pagar com juros", acrescentou João Daniel, ao conclamar a sociedade brasileira a não se curvar a essa arbitrariedade do governo federal.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos