30/06
00:00

Sintasa participa de greve nacional e já mira outra nesta quarta-feira


Parte da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), auxiliares e técnicos de enfermagem, além dos demais servidores do nível médio da saúde do estado participaram nesta sexta-feira, 30, de um ato público , cuja concentração ocorreu na Praça General Valadão, contra as medidas do Governo Temer, durante a Greve Nacional de 24 horas.

Esta greve foi organizada pelas centrais sindicais e federações sindicais, mas na próxima quarta-feira, 5, o Sintasa comandar outra paralisação de 24 horas, mas desta vez contra a falta de reajuste salarial das categorias. Haverá um ato público, a partir das 7 horas, na frente do Palácio dos Despachos.

“Não podemos ficar de braços cruzados e aceitar o que este governo federal está impondo contra os trabalhadores. Não aceitamos a forma que estão querendo empurrar a reforma trabalhista e previdenciária. A população está vendo o desemprego, o emprego diminuindo, o ganho do trabalhador diminuindo. Estamos vendo a dificuldade do funcionamento dos serviços públicos, entre outras questões. Não podemos aceitar que este governo continue”, disse a diretora do Sintasa, Maria Edite.

Não foi a primeira vez que as categorias da saúde juntamente com o Sintasa participaram este ano da Greve Nacional. Ocorreram outras duas vezes. A primeira no dia 15 de março e a segunda no dia 28 de abril. Se depender de como as situações estão se encaminhando existe uma grande possibilidade de ocorrerem outras greves nos próximos meses.

Foto: Jadilson Simões


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/06
00:00

Quadrilha Século XX é a vencedora do concurso de quadrilhas da Rua de São João

A noite dedicada a São Pedro foi também dedicada à grande final do concurso de quadrilhas da Rua de São João, fechando com chave de ouro a programação de uma das festas mais tradicionais da cidade. A quadrilha Século XX foi a grande vencedora da competição, seguida pelas quadrilhas Unidos em Asa Branca e Asa Branca.

Iniciada no último dia 24 com o casamento caipira, a 107ª edição dos festejos na rua de São João reuniu centenas de pessoas por noite. O evento, que este ano recebeu o apoio da Universidade Tiradantes, contou com serviços essenciais disponibilizados pela Prefeitura de Aracaju, como limpeza e segurança em todos os dias de festa.

Para a festa ficar ainda mais bonita, a Prefeitura de Aracaju revitalizou o quadrilhódromo que estava com o telhado severamente danificado pela ação do tempo e pela falta de manutenção nos últimos quatro anos. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura recuperou a madeira e outros equipamentos que sustentam a parte do teto, realizou uma nova pintura no local e revitalizou a iluminação no entorno do espaço. 

Foto: Felipe Goettenauer


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
30/06
00:00

Prefeitura convoca mais 235 aprovados em processo seletivo para professor substituto

Entrega de documentação e inspeção devem ser feitos na Seplog

A partir da próxima segunda-feira, 3, os aprovados nos processos seletivos simplificados de 2016, conforme o edital nº 07/2017, realizados pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), começam a ser convocados. São 235 vagas para professor substituto.

A lista dos convocados e as informações completas sobre a inspeção e entrega de documentos estão disponíveis através deste link. A Prefeitura chama a atenção para o prazo: os candidatos aprovados deverão fazer inspeção e apresentar a documentação até o dia 13 de julho.

Inspeção

Os candidatos deverão fazer a Inspeção de Saúde na Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), situada na rua Frei Luiz Canelo de Noronha, nº. 42, conjunto Costa e Silva, no período de 3 a 13 de julho, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.

A não apresentação dos exames elencados a seguir no prazo estabelecido implicará na eliminação do candidato, conforme disposto no Edital nº. 01/2016. Os convocados deverão comparecer pessoalmente para a Inspeção de Saúde, sob pena de eliminação do processo seletivo simplificado.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/06
00:00

Prodetur: projeto Orla Sul vai melhorar praias de Aracaju

Durante audiência, foi discutido possíveis ajustes no projeto para a reforma de 16,5 km de orla

O consórcio vencedor para elaboração do projeto de implantação de nova Orla em Aracaju apresentou, nesta quarta-feira, ao governador Jackson Barreto, uma proposta preliminar do Projeto Orla Sul. O objetivo foi discutir e fazer possíveis ajustes para a reforma de 16,5 km de orla da antiga rodovia Sarney.

O orçamento de R$ 30 milhões vem do Prodetur e será empregado na recuperação e construção dos calçadões, aquisição de equipamentos, criação de novos pontos de lazer e turismo. O projeto tem sido acompanhado pelo Ministério Público Federal, através da promotora do MPF, Lívia Tinoco.

“A reunião de hoje foi muito importante para que pudéssemos ajustar o projeto, resolver possíveis problemas que precisam de ações do Executivo. Agora, o Governo está pedindo agilidade na definição da licitação para construção. Nós queremos inaugurar, pelo menos, duas etapas até o inicio do próximo ano”, disse o governador.

O projeto preliminar foi apresentado pela arquiteta Clarice de Almeida, e acompanhada com interesse pelos presentes, entre eles, o secretário de Turismo, Fábio Henrique,  secretário de infraestrutura Valmor Barbosa e o secretário de Comunicação, Sales Neto.

Etapas

O projeto é dividido em quatro etapas, começando pela área em frente ao antigo Hotel Parque dos Coqueiros, seguindo até o final da Orla, conhecida como o “viral”. Segundo a arquiteta, Clarice de Almeida, o projeto objetiva melhorar a urbanização e trazer mais beleza a orla, sem agredir o meio ambiente. Calçadões e piers suspensos foram algumas alternativas apresentadas.

A segunda etapa passa pelos bares da Aruana e segue pela terceira etapa, que é dividida em vários trechos, a partir dos bares e restaurantes em frente a AABB terminando logo depois do Cemitério dos Naufrágos. A quarta e última etapa, segue até o final da rodovia. “Nós nos preocupamos também em dar identidade à essas etapas da orla, que hoje em dia são identificadas, em geral, por nomes de bares”, explica a arquiteta.

“A proposta é , assim como outras orlas do Brasil, a exemplo do Rio de Janeiro, que sejam identificadas pelos postos de salva-vidas suspensos ou por números”, completa.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/06
00:00

Lei de Diretrizes Orçamentárias de Aracaju será votada na terça-feira

Thiago fala da LDOO presidente da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Thiaguinho (PMB), confirmou para a próxima terça-feira, 4 de julho, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), documento responsável por orientar a elaboração e execução do Orçamento Anual.

Antes de ser levado para votação no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a Comissão de Finanças precisou examinar todas as emendas propostas ao texto original enviado pelo Poder Executivo. Até o momento, existem 26 sugestões de alteração. A análise do documento encerrou ontem, 28, após várias reuniões dos membros da comissão, assessores parlamentares e servidores da CMA.

O relator da matéria, vereador Thiaguinho, afirmou que foi preciso muita cautela e responsabilidade para analisar todos os pontos da LDO. “Foi um trabalho minucioso e bastante propositivo realizado pela Comissão de Finanças, tudo feito dentro do prazo regimental. Foram colocadas emendas e sugestões que visam o melhor para a nossa cidade. Com o parecer definido, agora é apresentar o documento final e votar”, disse.

A proposta será colocada para votação na próxima terça-feira, 4, e devolvida para sanção do chefe do Poder Executivo. Com a aprovação da LDO, a administração municipal começa a preparar a Lei Orçamentária Anual (LOA), documento que fixa as receitas e despesas para o exercício de 2018.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
29/06
00:00

Operação Antidesmonte avança em nova etapa do Prêmio Innovare

A Operação Antidesmonte, resultado de um trabalho conjunto entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público do Estado (MPE) e a Polícia Civil, para combater a dilapidação do patrimônio público, está concorrendo ao Prêmio Innovare, que visa reunir experiências que contribuam para deixar a Justiça mais eficiente.

Uma das etapas previstas pela organização do Prêmio ocorreu na manhã desta quarta-feira, 28, com a visita do advogado Carlos Augusto Monteiro Nascimento, que é consultor do Innovare, ao conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo.

O conselheiro apresentou os aspectos da Operação, desde a sua concepção, os avanços mais recentes e os desdobramentos possíveis. Na oportunidade ainda foi exibido um vídeo com depoimentos de membros do Tribunal e dos demais órgãos envolvidos. 

"Esse trabalho é de uma avaliação in loco, procurando a ratificação do questionário que é apresentado previamente, e comparando o que efetivamente está descrito nesse documento inicial com a realidade, com a prática propriamente dita", explicou o consultor após a visita.

Segundo ele, da avaliação sairá um parecer contendo ainda material ilustrativo para ser encaminhado ao corpo administrativo do Innovare. "Eles então farão um filtro e uma avaliação paralela com outras práticas para ao final decidir o vencedor", concluiu.

Para o conselheiro Clóvis Barbosa, a Antidesmonte consiste numa contribuição para que os gestores mal intencionados pensem duas vezes antes de cometerem irregularidades: "Devemos criar a cultura de que a coisa pública deve ser respeitada e deixando claro que a prefeitura não é do prefeito", concluiu. 

Acompanharam ainda a visita os diretores de Controle Externo, Obras e Serviço, Adir Machado; Técnico, Gustavo Gurgel; e de Comunicação, Marcos Cardoso.
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
28/06
18:21

Assessoria de André Moura explica contratações que fez em Pirambu

A respeito de informação divulgada sobre a condenação do líder do Governo do Presidente Michel Temer, deputado federal André Moura, por improbidade administrativa, pelo juiz Rinaldo Salvino, de Pirambu, a assessoria do parlamentar divulgou a seguinte nota:

NOTA À IMPRENSA

“Acerca da decisão do juiz da Comarca de Pirambu em processo relativo à contratação de profissionais para as áreas de saúde, educação e obras quando foi prefeito do município, tornada pública nesta quarta-feira (28), o deputado federal André Moura informa:

A decisão de contratar profissionais para as referidas áreas [saúde, educação e obras] de forma temporária foi feita por urgente necessidade e com base em lei aprovada pela Câmara Municipal de Pirambu, visando o interesse público, para atender com presteza a população, pois à época, além de reformar unidades de saúde, foram construídos novos postos médicos em diversos povoados, sem contar escolas e creches.

Todas os contratados efetivamente executaram os serviços objetos dos respectivos contratos no tempo devido, não tendo havido qualquer pagamento por serviços não prestados ou mesmo direcionamento das contratações, demonstrando assim a impessoalidade e a lisura do processo.

Estando, portanto, as referidas contratações [efetivamente necessárias] dentro do contexto de uma lei municipal devidamente aprovada pelo Parlamento de Pirambu e sancionada pelo Executivo, para [repetimos] atendimento de necessidades prementes da administração e da sociedade, não houve a prática de dolo do agente político [prefeito], o que descaracteriza o ato de improbidade administrativa.

Por fim, o deputado André Moura reafirma o seu respeito à decisão da Justiça e informa que a assessoria jurídica, tão logo seja notificada oficialmente da decisão – que chegou ao conhecimento dele através da imprensa –, tomará as devidas providências para garantir-lhe o amplo direito à defesa e, em tempo, esclarece que a decisão por si não lhe causa a inelegibilidade”.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
28/06
11:13

União entre forças policiais e população retira de circulação criminoso de alta periculosidade

Policiais civis do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) prenderam em flagrante nessa terça-feira, 27, o ex-presidiário Carlos Wagner dos Santos, conehcido como "Gago", de 34 anos, criminoso de alta periculosidade, após denúncias de ostentação de armas e veículos roubados no Bugio.

As equipes policiais foram checar a denúncia e localizaram o acusado que ainda tentou uma fuga, mas foi interceptado pelas equipes. "Com ele apreendemos uma pistola calibre .40 inox, um tablete de crack, trouxas grandes de cocaína, uma balança de precisão, diversas placas de veículos, além de um veículo GM/ÁGILE de cor branca de placa NVM-9316 que foi roubado na semana passada no bairro Siqueira Campos e um VW/VOYAGE de cor prata que ostentava a placa OZT-3577, mas que sua verdadeira placa é ORL-1026 com restrição de roubo/furto", relata o delegado André David.

Ainda segundo o delegado, o último crime cometido por ele, o roubo do veículo no bairro Jabutiana, foi realizado com extrema violência, inclusive com uma criança portadora de necessidades especiais.

No rol de crimes cometidos por "Gago" estão latrocínio, crime do qual já cumpriu 14 anos de reclusão; porte ilegal de arma de fogo no município de Areia Branca, onde na ocasião estava a caminho de um assalto a uma agência bancária na cidade de Campo do Brito, juntamente com outros comparsas.

"O bom resultado da operação ocorreu graças ao Disque Denúncia, 181, feito pela população que vive cansada de bandidos, e pela integração entre o Cope, Delegacia de Roubos e Furtos (Derof) e Delegacia de Canindé de São Francisco que auxiliaram na operação", conclui André David.

SSP


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos