26/04
00:10

Comprovante para declaração de IR dos servidores municipais pode ser obtido no portal da PMA

Na próxima segunda-feira, 30, encerra o prazo para que os contribuintes enviem suas respectivas declarações do Imposto de Renda (IR) à Receita Federal. Visando facilitar o acesso à declaração de rendimento retido na fonte, que é o documento fundamental para a respectiva declaração, no caso dos servidores municipais, a Seplog montou uma logística específica para atender aos que ainda não realizaram o procedimento: Além de disponibilizar no portal da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), na internet, será mantido um atendimento específico na Central de Atendimento (das 7h às 17h) no Centro Administrativo Aloísio Campos.

Para obter a declaração via internet, basta que o servidor acesse o portal da PMA (www.aracaju.se.gov.br), localize o Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS), e entre com o número de sua matrícula e a senha previamente cadastrada, em seguida, é só imprimir a respectiva declaração.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
25/04
23:05

Sergipe pode ser pioneiro em projeto que contempla 100% do estado com internet banda larga

Projeto vem sendo desenvolvido pela PTS Data Center Solutions – empresa vencedora da licitação realizada pela USTDA

A Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) manifestou interesse em investir em Sergipe na área de tecnologia da informação. Na última semana, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Rosman Pereira, e o diretor-presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Ezio Prata Faro, embarcaram para Washington (USA) com a missão de discutir a modernização da Tecnologia da Informação (TI) de Sergipe.

Durante a visita, custeada pela Agência americana, o secretário Rosman e o diretor-presidente Ezio debateram as versões finais dos projetos que permitirá uma cobertura 100% de banda larga em todo o estado. O projeto vem sendo desenvolvido há quase dois anos pela PTS Data Center Solutions – empresa vencedora da licitação realizada pela USTDA.

De acordo com o secretário Rosman Pereira, durante as reuniões foram abordados três pontos importantes para a tecnologia de Sergipe: a implantação da rede banda larga; o novo Data Center e a Segurança da Informação.

“Abordamos esses três pontos, mas priorizamos a internet banda larga”, disse Rosman, enfatizando que o projeto irá oferecer uma cobertura total do acesso de qualidade a internet e aos serviços do governo, aumentando a segurança das informações, e proporcionando uma economia de R$ 2,1 milhões para os cofres públicos.

Ainda segundo o secretário, a versão em português deve ficar pronta em maio. “Com a implantação desse projeto não teremos mais custos com links de internet”, disse, ressaltando que a parceria do Governo de Sergipe com a empresa americana proporcionará um grande ganho financeiro para o estado e irá melhorar a comunicação nas áreas da educação, saúde e segurança pública.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
25/04
23:53

Governador discute apoio a futebol com dirigentes da Federação Sergipana de Futebol

Belivaldo Chagas disse que conversou com os dirigentes esportivos sobre a continuidade do apoio que o governo sempre deu ao futebol sergipano, especialmente através do Banco do Estado de Sergipe (Banese)

O governador Belivaldo Chagas recebeu os dirigentes da Federação Sergipana de Futebol na tarde desta quarta-feira (25), no Palácio de Despachos. Durante a visita de cortesia, o presidente da entidade, Milton Dantas, presenteou o governador com uma camisa confeccionada em homenagem à Copa do Mundo 2018, que vai ocorrer no próximo mês de julho, na Rússia.

Belivaldo Chagas disse que conversou com os dirigentes esportivos sobre a continuidade do apoio que o governo sempre deu ao futebol sergipano, especialmente através do Banco do Estado de Sergipe (Banese). “Queremos continuar colaborando com o futebol sergipano e incentivar o esporte entre os jovens”, declarou o governador.

O presidente da Federação, Milton Dantas, disse que o governo do Estado é o maior parceiro do futebol sergipano. “Queremos preservar essa parceria que vem dando certo. O governo vem nos ajudando a manter os campeonatos e fortalecendo os clubes”, ressaltou.

Foto: André Moreira/ASN
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
25/04
23:52

Belivaldo Chagas convida funcionário de carreira da Deso para assumir a presidência da empresa

No início da noite desta quarta-feira, 25, o governador Belivaldo Chagas convidou o engenheiro Gabriel Campos para assumir a presidência da Deso.

José Gabriel Almeida de Campos é Técnico em Edificações pela ETF-SE e Engenheiro Civil pela Faculdade Pio X, atualmente cursando pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

Funcionário concursado da DESO desde 2005, tendo atuado como fiscal de obras, Gerente Regional da Unidade de Negócios Sertão, Gerente de Contratos da Construção da Barragem do Poxim e Duplicação da Adutora do São Francisco.

Assumiu a Diretoria de Meio Ambiente e Engenharia em outubro de 2015, onde permaneceu até esta quarta-feira, 25, quando aceitou o convite para assumir a presidência da DESO.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
25/04
15:19

JB é primeiro colocado para o Senado Federal

Se as eleições para o Senado Federal previstas para este ano fossem realizadas agora, o pré-candidato ao Senado pelo MDB, ex-governador Jackson Barreto, seria o mais votado com 10,3% ., conforme pesquisa realizada pelo Instituto Dataplan.  O segundo colocado nessa pesquisa estimulada seria André Moura (PSC) com 7,9% e o terceiro o senador Valadares, com 7,3%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-01674/2018,  tem margem de erro de 2,5% e ouviu 1.502.

Quando indagou os eleitores  sobre qual seria a segunda opção para o Senado, o Dataplan apresentou nomes e registrou os seguintes resultados:

André Moura -------------------5,5%

Rogério Carvalho---------------5,5%

Antônio Carlos Valadares-----5,4%

Jackson Barreto-----------------5,3%

Pastor Heleno-------------------4,7%

Alessandro Vieira--------------3,3%

Branco/Nulo-------------------39,4%

Não sabe/Não respondeu----30,9%

Para uma amostra de 1.506 entrevistas, o intervalo de confiança da pesquisa foi de 95% e a margem de erro de 2,5% pontos percentuais, o instituto detectou que 37,9% votariam Branco/Nulo e que 22,1% dos consultados não saberiam em quem votar. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-01674/2018

 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/04
15:04

Estância: Prefeitura atualiza salário-base dos servidores efetivos

A Prefeitura de Estância, sob o comando do médico Gilson Andrade, não para de realizar avanços no sentido de promover a garantia dos direitos dos servidores. Neste mês de abril, juntamente com o pagamento salarial antecipado, como é feito mensalmente desde o início da atual gestão, a administração cumpre mais um compromisso assumido: realizar a atualização das letras dos servidores municipais efetivos. A iniciativa vem corrigir um problema que já se arrastava há mais de 12 anos. Para tanto, a Prefeitura estabeleceu um cronograma que irá contemplar a todos os servidores, gradativamente, já a partir desse mês.

Juntamente com o salário do mês de abril, que começou a ser pago ontem, dia 24, e segue até o dia 30, inicia-se o nivelamento por letra dos servidores que estavam com maior tempo em atraso, ou seja, com quatro letras abaixo do devido, o que equivale há 12 anos sem acesso ao avanço salarial. Em maio, serão ajustados os que estavam há nove anos em atraso (três letras) e, finalmente, em junho, os que estavam há seis e três anos em atraso (duas e uma letra).

Tal calendário foi apresentado pelo secretário municipal da Administração, Lourival Júnior Alves de Holanda. Ele explicou que a definição do calendário é também um ato responsável da gestão. “O prefeito Gilson Andrade teve o cuidado de não provocar um forte impacto financeiro na folha de pagamento. Do mesmo modo, seria necessário um planejamento a fim de fazermos um levantamento de todos os servidores, individualmente, a fim de garantir que todos tivessem o devido avanço no salário-base , algo que as gestões anteriores estavam ignorando”, explica o secretário.

Ainda em abril, está sendo feita também a mudança de letra de todas as pessoas que foram aprovadas em estágio probatório, a fim de cumprir a Lei que determina que a condição garante, automaticamente, a mudança da letra A para a B. “A gestão determinou que 100% das pessoas que se encaixavam nesse quadro tivessem a mudança de letra imediata”, acrescentou Lourival.

A iniciativa é uma grata notícia que o prefeito Gilson Andrade tem a satisfação de anunciar. “Estamos honrando com o compromisso de garantir o direito de todos os servidores. Esse é mais um avanço, mais um compromisso cumprido pela nossa gestão. Aos poucos, estamos recuperando todas as conquistas e direitos que vinham sendo negados”, declarou o gestor municipal. (Da assessoria)


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/04
14:57

Prefeita emedebista pretende votar em JB e André Moura

Nas eleições deste ano, a prefeita de Aparecida, Vera Souza (MDB), pode surpreender e votar em um candidato do grupo oposicionista no cenário estadual. Vera pretende votar em Jackson Barreto e, surpreendentemente, deverá apoiar André Moura para a segunda vaga do Senado. Tudo depende do cenário para 2020: é que a gestora prepara seu cunhado, Clarinaldo Andrade, para sucedê-la e a emedebista já quer deixar tudo alinhado para ter os apoios em seu intento de manter o controle do Município.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/04
07:50

Preço do trigo argentino preocupa indústria da panificação em Sergipe

A recente seca em extensa área agrícola dos argentinos pode repercutir no preço do trigo praticado na importação ao Brasil. Hoje, esse cereal é o segundo produto com maior impacto nas importações da Balança Comercial sergipana, perdendo apenas para o coque de petróleo, utilizado na indústria cerâmica. Apesar do período de plantio do trigo ser iniciado em maio, há certa expectativa do mercado quanto às perdas que possam ocorrer por causa da estiagem no país vizinho. Existem estudos que dizem que a perda geral de grãos seja na casa dos 50%.

 

E o principal produto, que está presente na mesa de grande parte dos sergipanos, e pode vir a ter uma alta por ocasião desses problemas, é o pão francês. Na última análise da cesta básica, publicada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, em fevereiro, o preço desse alimento já apresentava pequena alta de 0,13% e agora se espera que ocorra um acréscimo ainda maior.

 

O trigo utilizado no país é originário em 30% da região sul do país e os outros 70% são importados da Argentina. Caso se confirme essa quebra na produção de grãos no país vizinho, a indústria brasileira deverá comprar esse insumo dos Estados Unidos e do Canadá, onde são produzidos cereais de ótima qualidade, mas consequentemente, devido às questões de transporte e logística, encarecerá esse importante produto tão utilizado no segmento panaderil.

 

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe (Sindipan/SE), Antônio Carlos Araújo, os empresários estão fazendo um grande esforço para não repassar esse aumento à população. “Estamos aguardando as informações vindas da Argentina, mas o temor por um acréscimo de preço na nossa principal matéria-prima, o trigo, é grande. Mesmo porque já vínhamos de uma baixa na produção nacional, devido também aos fatores climáticos no Paraná, nosso maior produtor nacional. Vamos ver até quando poderemos segurar os preços ao consumidor e não onerar ainda mais o bolso da população, sem prejudicar o nosso negócio”, afirma Antonio Carlos.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos