19/07
15:32

MP Eleitoral em Sergipe realiza workshop para jornalistas

O evento será no dia 30 de julho, às 9h, no auditório do MPF em Sergipe. Os interessados podem fazer inscrição online até 25 de julho

O Ministério Público Eleitoral em Sergipe convida os jornalistas que vão cobrir as eleições de 2018 para participar do workshop “O papel do Ministério Público nas eleições”. O evento está marcado para o dia 30 de julho, das 9h às 12h, no auditório do MPF em Sergipe.

No workshop, a procuradora regional Eleitoral Eunice Dantas e o procurador regional Eleitoral substituto Heitor Soares vão falar sobre a estrutura, atribuições e tipos de ações ajuizadas pelo MP Eleitoral. “O evento será uma oportunidade para os profissionais da comunicação esclarecerem questões jurídicas e operacionais do processo eleitoral, prestando um serviço ainda melhor à população”, afirma Eunice Dantas.

Na oportunidade, serão detalhadas questões acerca do calendário eleitoral, fiscalização do registros de candidaturas, propaganda eleitoral e fake news. Ainda serão apresentados à imprensa os canais disponíveis para a realização de denúncias ao MP Eleitoral. A programação também prevê momento para perguntas sobre os temas apresentados.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/07
15:22

Para Jason Neto, Lupi confirma nota emitida pelo PDT-Sergipe

Na manhã destra quinta-feira, 19, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, concedeu entrevista ao Jornal Da Fan, na oportunidade ele afirmou que a posição do partido em Sergipe depende das alianças nacionais. Para o vereador Jason Neto (PDT), Lupi confirmou o que já se havia sido explicado na semana passada em nota.

"Foi muito boa a entrevista. Emitimos nota na semana passada, o que Lupi disse confirma o que dissemos na nota, confirma o Lupi disse a Belivaldo por telefone no início do mês quando Fábio teve reunião com o governador e o que Lupi disse a Belivaldo quando da reunião que tiveram em Brasília dias atrás", afirmou Jason.

Durante a entrevista Lupi deixou claro a fidelidade de Fábio Henrique à posição do partido. “Eu conversei com o presidente do diretório estadual, Fábio Henrique e ele me disse que irá seguir a orientação da nacional e todos sabem que Fábio é um homem coerente e é o nosso pré-candidato a deputado federal”, disse.

Jason que é presidente do PDT-Aracaju disse que todos esperam o mais rápido possível por essa posição nacional para o partido em Sergipe ponha um fim nas especulações e possa dar continuidade com tranquilidade ao planejamento do pleito que tem como prioridade a pré-candidatura de Silvia Fontes para Assembleia Legislativa e a pré-candidatura de Fábio Henrique a deputado federal.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/07
11:07

Milton Andrade quer gestão técnica para tirar Sergipe do caos

Pré-candidato ao Governo do Estado, o empresário e advogado Milton Andrade (PMN) considera que Sergipe, há décadas não vivencia uma gestão pública técnica, focada na prestação do serviço de qualidade. “O que temos visto, de fato, são grupos políticos entrando no poder e usando o orçamento do Estado, não para trabalhar pela população,mas para se manter no poder. São cidadãos que fazem carreira política para se servir do que é público e não para servir ao público”, afirmou.

Enquanto isso, destacou o pré-candidato, os problemas se avolumam, sem que haja solução, por falta de um gestor que pense a gestão pública de forma eficiente e eficaz. “Ao contrário do enfrentamento dos problemas e a busca de solução, preferem o discurso da dificuldade, da mentira e da enganação. Assistimos a essas cenas em inúmeros momentos da história política, mas eu já não aguento mais isso, por isso decidi não me omitir e participar do processo. As pessoas já não aguentam mais votar em políticos profissionais que agem com demagogia e com populismo”, afirmou.

Para Milton, o segredo para mudar esse quadro caótico a que o Estado foi submetido “pelas péssimas gestões, é falar a verdade e apresentar soluções para o caos que está estabelecido e que precisa ser enfrentado”. Ele citou, como exemplo, o grande número de cargos em funções comissionadas que os governos preferem manter a promover concurso público para áreas essenciais, como saúde e educação. “É melhor nomear amigos e apadrinhados políticos porque isso se reverte em voto para quem os nomeia”.

O pré-candidato, que entrará na disputa pela primeira vez, ressaltou que o Estado ocupa o 21º lugar no ranking da transparência, o que o torna uma “uma verdadeira caixa-preta, pois não se sabe ao certo, por exemplo, quantos cargos em comissão existem na estrutura do Governo. O que se observa, no entanto, é que todos os dias o Diário Oficial publica considerável lista de novos nomeados, em sua maioria, apadrinhados políticos, sem qualquer qualificação técnica para o cargo para o qual foi designado”.

Com a máquina inchada, frisou Milton Andrade, os investimentos em áreas essenciais e estratégicas ficam prejudicados. “Assistimos, diariamente, denúncias de pacientes que enfrentam sérias dificuldades até para conseguir uma medicação. São postos com estruturas comprometidas; escolas desmontadas, obrigando muitos diretores a retirarem dinheiro do próprio bolso para custear até papel para que os alunos façam provas; é servidor público há seis anos sem, sequer, ter garantida a reposição das perdas inflacionárias, o que é direito constitucional; sem contar com a insegurança por todo o Estado, cujos reflexos são sentidos por todos os cidadãos sergipanos”, pontuou, ratificando que “política não é profissão, é sacerdócio. Eu sou advogado e empresário, sempre trabalhei, e colocarei o meu nome à disposição porque, como grande parte dos sergipanos, também, não aguento mais tanta omissão e fingimento dos mesmos grupos políticos”.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/07
09:22

Advocacia, uma profissão em crise

Como se não bastasse a existência, hoje, de sete cursos de direito em Sergipe (UFS, UNIT, FASER, FACAR, PIO X, FASE e AGES), outros seis  podem ser autorizados logo em breve. Isso vai elevar ainda mais o número de advogados, que no Estado já ultrapassa os 12 mil. Alguns escritórios de advocacia  bem estabelecidos estão contratando os advogados mais novos, mas os salários são irrisórios, pouco mais que um salário mínimo. Essa tem sido uma das preocupações da OAB/SE. 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/07
10:54

PSTU realiza convenção nacional para oficializar as candidaturas de Vera e Hertz à Presidência

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado realiza na próxima sexta-feira, dia 20 de julho, sua convenção nacional para definir a chapa que concorre às eleições presidenciais de 2018. A convenção deve ratificar os nomes de Vera à candidata à Presidência e Hertz vice.

 

Vera é operária sapateira com longa trajetória no movimento sindical e popular. Originária do sertão pernambucano, Vera se mudou ainda criança para Aracaju com a família fugindo da seca. Na capital sergipana trabalhou como garçonete, datilógrafa, antes de entrar para a fábrica de calçados Azaleia, onde iniciou sua militância sindical. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe e hoje se dedica à formação política de ativistas do movimento sindical.

 

Hertz Dias, companheiro de chapa de Vera, é do Maranhão e desde muito cedo se envolveu com o movimento hip hop. É fundador do Movimento Quilombo Urbano, que une o rap e a militância em defesa dos direitos dos jovens negros da periferia. O movimento hoje tem ramificações em várias partes do país. Hertz é, além disso, professor da rede pública de ensino.

 

Vera e Hertz é a única chapa 100% negra nestas eleições e tem o objetivo de chamar os trabalhadores e o povo pobre deste país a realizar uma rebelião contra esse sistema que explora e oprime a classe trabalhadora e a maioria da população.

 

A Convenção acontece no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, na Rua Serra de Japi, 31, no Tatuapé, às 19h.

 

Convenção estadual de São Paulo

Pouco antes da convenção nacional, no mesmo local, às 18h, acontece a Convenção Estadual que definirá os nomes do PSTU ao governo de São Paulo. A convenção deve chancelar os nomes de Toninho para o governo e Ariana a vice.

Toninho é ex-metalúrgico e dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região. Atuando como advogado, ganhou expressão nacional na defesa dos moradores da ocupação Pinheirinho, violentamente desocupada pelo governo Alckmin em 2012.

 

A jovem Ariana é professora da rede municipal de São Paulo e diretora licenciada do sindicato da categoria.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/07
22:58

Heleno Silva descarta crise entre ele e André Moura

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, pré-candidato a senador pelo PRB, disse ao blog que há uma série de boatos sobre uma suposta crise entre ele e o também pré-candidato ao Senado André Moura (PSC). “Há boatos, não existe rompimento ou pensa-se nisso. Muitas fofocas e informações incorretas têm sido expostas como verdadeiras”, declarou. Silva disse que esteve com Moura quinta-feira e que “se ele pedir votos para JB, como9 afirmam os boateiros de plantão, estará fortalecendo o opositor. Isso não faz sentido”, concluiu.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/07
10:18

Esmeraldo Leal está na luta por um mandato de deputado estadual

Um pré-candidato a deputado estadual que não para é o ex-secretário de Estado da Agricultura e liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST/SE), Esmeraldo Leal. “Já visitei todos os 75 municípios sergipanos, participando de reuniões em comunidades rurais e com lideranças nas cidades. Também estou visitando Assentamentos e Acampamentos. A recepção é muito boa. Reconhecimento do trabalho de mais de 25 anos. Muito forte essa história "do novo", do que está sempre presente, do de Lula”, declarou ao comentar que “o movimento Lula Livre, que tem a participação de petistas como o deputado federal João Daniel e do presidente do partido, Rogério Carvalho, tem um amplo alcance em todo Sergipe.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/07
20:12

Riachão do Dantas: A prefeita sai ou não sai do cargo?

Enquanto em Riachão do Dantas comenta-se muito a possibilidade de a prefeita Gerana Costa e seu vice Luliano Góes serem afastados do comando da máquina pública, os advogados estudam a possibilidade de mantê-los na condição de chefes do Executivo Municipal. As cassações foram aprovadas em primeira instância e agora., na semana passada, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Eles têm direito a propor um embargo, isso para ganhar tempo, e depois entrar com um recurso especial, conforme prevê o Código Civil. Em sendo acatadas as iniciativas, a prefeita e o vice poderão ficar no cargo até a decisão final do TSE, em Brasília. A rejeição implicará no afastamento imediato. Caso sejam retirados dos cargos, o presidente da Câmara de Riachão, Pedro da Lagoa, assumirá a administração até que seja convocado novo processo eleitoral. Gerana é acusada de uso do poder econômico no processo eleitoral de 2016 e de divulgar pesquisa ilegal para conquistar votos.



Política
Com.: 1
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos