22/11
22:25

Heleno Silva destaca desejo de cadeira no Senado por SE

Hoje, ao reafirmar a sua disposição de disputar uma cadeira no Senado, o presidente do PRB de Sergipe, Heleno Silva, disse: “há 10 meses achavam o nosso objetivo (Senado) como uma brincadeira. Hoje sabem que é realidade. Qualquer grupo político que queira lograr êxito para o  governo, sabe que precisa de parceria com o PRB”



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/11
21:39

João Daniel reafirma a união de forças em defesa da soberania nacional

O deputado federal João Daniel (PT/SE) participou, na manhã dessa quarta-feira, dia 22, do ato político em defesa da soberania nacional, realizado pela Frente Brasil Popular em Sergipe, juntamente com o Movimento Popular Camponês (MCP), que realiza, em Aracaju, o VIII Seminário Nacional de Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas. Na oportunidade, o parlamentar, ao fazer uma análise da conjuntura política pela qual passa o país, ressaltou a importância de ser debatida a questão da soberania nacional.

 

 

 

 

 

Além dos participantes do seminário e militantes dos movimentos sociais, estiveram presentes ao ato o arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa; a deputada estadual Ana Lúcia (PT); o dirigente nacional do MCP, Dennis Lucas Gonçalves; o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Sergipe, Gileno Damascena; a representante da Frente Brasil Popular, Dalva Angélica; representando a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Sérgio Souza; e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Sergipe, Rubens Marques.

 

 

 

 

 

Na avaliação do deputado João Daniel, a soberania nacional é, hoje, o tema principal que precisa ser debatido, pois temos visto um governo que não foi eleito diretamente pelo voto popular para adotar as medidas que vêm tomando. “Este é um governo que nasceu sem ter a participação popular e todos os dias saem notícias novas do desmonte que tem sido feito em nosso país”, disse. Para ele, o MCP realizar esse ato em defesa da soberania nacional dentro de um seminário nacional que trata sobre a agrobiodiversidade e sementes crioulas tem tudo a ver, porque é fundamental debater esse tema e também porque a soberania começa pelas sementes, para que o produtor tenha elas sob seu controle e não seja dependente.

 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
22/11
21:29

Cirurgia x PMA – Alguém não está jogando limpo

Quem acreditava que a Matemática era uma ciência exata está meio atordoado com a permanente polêmica entre a Prefeitura de Aracaju e o Hospital Cirurgia. A prefeitura diz que pagou ao hospital por tais serviços e o hospital responde que não recebeu  e os dois apresentam "provas" de que estão certos. Mas estão errados. Certos mesmo estão os pacientes que reclamam que não estão recebendo os serviços. Alguém pode não estar jogando limpo.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
21/11
00:37

Edvaldo busca parceria com Energisa para iluminação natalina no Parque da Sementeira

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, na tarde desta segunda-feira, 20, em seu gabinete, o presidente da Energisa, Ricardo Charbel, para discutir a possibilidade de uma parceria para realização de um evento no período natalino. Nesta primeira conversa, abriu-se a possibilidade de retomada do Natal Iluminado no Parque Governador Augusto Franco, o Parque da Sementeira.

“Fiz um apelo para que a Energisa possa dar a sua contribuição na realização da nossa programação de Natal, dentro do modelo que temos defendido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, em benefício da cidade. A conversa foi promissora, pois a ideia é retomar o projeto de iluminação do Par   que da Sementeira, algo que iniciamos quando eu fui prefeito anteriormente. Teremos uma nova conversa nos próximos dias e acredito que teremos êxito”, destacou o prefeito.

O presidente da Energisa, Ricardo Charbel, disse que a ideia da parceria com a Prefeitura é uma forma de “beneficiar a sociedade como um todo”. “Viemos conversar com o prefeito para ver o que a gente pode fazer junto à Prefeitura em relação ao Natal. Mesmo com a situação do país, com as dificuldades, vamos tentar não deixar passar em branco o período natalino. Voltaremos a nos reunir esta semana para bater o martelo. É provável que tenhamos uma atividade na Sementeira, dentro deste modelo de parceria, para atender a sociedade como um todo. Este é o caminho”, disse ele, que participou da reunião acompanhado do diretor técnico, Juliano Ferraz.

Dentro do projeto de reconstrução da cidade, o prefeito Edvaldo Nogueira já viabilizou a realização do Natal Iluminado, na praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, em parceria com a Federação do Comércio de Sergipe. A iniciativa, cujo convênio foi assinado no final do mês passado, compreende a iluminação e ornamentação da área, além da realização de atividades artísticas no local. A programação se iniciará no dia 1º de dezembro e se repetirá anualmente até 2020.

“No meu mandato anterior como prefeito, Aracaju era uma das cidades mais iluminadas no final do ano. Agora, estamos recomeçando este trabalho. Neste primeiro ano, a partir de uma parceria com a Fecomércio, teremos o Natal Iluminado, na praça Fausto Cardoso, que é simbólica para a cidade, e estamos tentando agora a retomada do projeto no Parque da Sementeira com a Energisa. Este é o recomeço de um trabalho que já fizemos no passado e que retomaremos para atrair mais turistas para a nossa cidade”, reforçou Edvaldo.

Foto: Janaína Santos/PMA


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/11
23:58

JB encaminha Projeto de Lei que institui cotas raciais em concursos estaduais

O Projeto institui a cota de 10% destinada aos negros em concursos públicos para provimento de cargos efetivos na administração pública estadual, das autarquias, das fundações públicas e das sociedades de economia mista controladas pelo Estado

O Dia Nacional de Luta pela Consciência Negra, 20 de novembro, foi celebrado pelo governo do Estado com assinatura de projeto de Lei que institui cotas para negros em concursos públicos. Em solenidade realizada no auditório do Palácio dos Despachos, o governador Jackson Barreto entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Bispo, mensagem e o Projeto de Lei que institui a cota de 10% destinada aos negros em concursos públicos para provimento de cargos efetivos na administração pública estadual, das autarquias, das fundações públicas e das sociedades de economia mista controladas pelo Estado.

“O que nós queremos é fazer com esse projeto seja uma integração maior no Dia da Consciência Negra com o estado assumindo sua responsabilidade. É a homenagem que podemos fazer neste dia é justamente enviar para Assembleia um projeto criando cotas para concurso publico para os negros. Afinal de contas, é um reconhecimento do Estado na parte que lhe cabe nesse dia tão importante para o nosso País. Todos nós somos afrodescendente e esse País não seria tão belo, sem a miscigenação. Eu tenho muito orgulho do meu País e espero que esse projeto seja um marco contra qualquer iniciativa de preconceito. Porque uma sociedade preconceituosa é uma sociedade atrasada, retrógrada, reacionária e nós temos que passar lições do bem para as futuras gerações. Essa é a homenagem do governo do Estado no Dia da Consciência Negra, 10% das contas nos concursos”, declarou o governador.

Para Irivan de Assis, coordenador Estadual do Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana e coordenador da Caminhada para Oxalá, o projeto vem beneficiar a comunidade negra e trazer mais equidade. “Isso é de suma importância para as novas gerações, para a comunidade negra em si, que é uma reivindicação histórica do movimento negro, para que a gente possa equiparar, já que desde a pós-abolição houve uma exclusão da comunidade negra do mercado de trabalho, dentro da educação, na saúde, na valorização da sua cultura.  Então, hoje, dentro dessa perspectiva que a comunidade negra reivindica há muito tempo, é uma bandeira do movimento negro, ficamos satisfeitos com essa ação, mas também esperamos que essa ação do governo vá para além das cotas no concurso público, que haja de fato uma inserção do negro sergipano, da valorização da sua cultura, que haja um programa também de combate à intolerância e racismo religioso, que é uma pauta bastante discutida aqui em Sergipe”, enfatizou.

Foto: Marcelle Cristinne/ASN


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/11
23:18

Rogério Carvalho aposta na unidade dos governistas e destaca agenda

O presidente do PT de Sergipe, ex-deputado federa Rogério Carvalho, assim como o governador Jackson Barreto (PMDB), também aposta na unidade do grupamento governistas. “Eu acredito que a unidade prevalecerá. Até o momento não há saída de nenhum partido do nosso campo”, comentou.

Carvalho destacou ainda que a agenda política no interior tem sido frequente e conta com a presença do pré-candidato a governador Belivaldo Chagas. “Temos várias visitas no fim de semana que vem e no próximo. No próximo vamos a Simão Dias e Lagarto e no primeiro fim de semana de dezembro teremos reunião no Vale do Cotinguiba,” concluiu.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/11
17:35

Livro de Ibarê expõe biografia do ex-governador Leandro Maciel

O cientista político Ibarê Costa Dantas está ultimando os preparativos para lançar o livro “Leandro Maynard Maciel na politica do século 20”. Trata-se de uma biografia do ex-governador Leandro, nascido em Rosário do Catete (SE) em 8 de dezembro de 1897, filho de Leandro Ribeiro de Siqueira Maciel e de Ana Maynard Maciel. O pai, abastado senhor de engenho em Sergipe, foi político militante desde 1871. O lançamento acontecerá no dia 6 de dezembro próximo, às 17h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/11
16:12

Duplo homicídio ocorrido no Hospital Regional de Itabaiana é elucidado

Investigações terão continuidade a fim de prender outros envolvidos no crime

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia Regional de Itabaiana, efetuou a prisão de Getúlio Inácio dos Santos, 37 anos, um dos três criminosos envolvidos no duplo homicídio ocorrido no interior do Hospital Regional de Itabaiana em julho deste ano, que vitimou Gladeston Wanderson de Jesus Santos, 20 anos e Franklin Teixeira de Jesus, 21. Trata-se de Getúlio Inácio dos Santos, 37 anos, preso em flagrante em posse de um revólver calibre 38 com cinco munições.

Segundo o delegado Fábio Santana, as investigações iniciaram no dia do crime, com a coleta de informações de testemunhas e familiares das vítimas sobre dois homens que entraram nas dependências do hospital e assassinado um paciente e seu acompanhante. “Através dos testemunhos colhidos sobre os criminosos e de denúncias que chegaram via 181, como também pela análise de imagens de câmeras de estabelecimentos comerciais que flagraram o veículo utilizado pelos criminosos, conseguimos chegar à identificação dos criminosos envolvidos no crime, entre eles, o Getúlio, preso em flagrante em posse de uma arma de fogo”, explicou.

O delegado ainda adicionou que os criminosos conseguiram se passar por policiais civis a fim de entratrem no hospital e cometer o crime sem levantar qualquer tipo de suspeita. “A ação chocou e deixou a população da cidade muito amendrontada devido à capacidade dos homens, que usaram duas pistolas calibre 380mm para cometer esse crime se passando por policiais civis”.

Em depoimento, Getúlio confessou a sua participação como sendo um dos executores do crime, como também a identificação dos outros dois envolvidos. São eles: Givaldo Cunha de Jesus e Eliandro da Silva. O Eliandro seria o outro executor; já o Givaldo seria o mandante e teria emprestado as armas para a execução do crime. Os outros comparsas de Getúlio estão foragidos.

“Givaldo teria contratado Getúlio e Eliandro para executar o Gladeston Wanderson, já que este o teria ameaçado de morte. Ele então forneceu as vestes parecidas com roupas policiais, duas pistolas e um distintivo da Polícia Civil para que os dois pudessem se passar por policiais na entrada do Hospital. Givaldo ficou aguardando a dupla executar as duas vítimas em um veículo VW/Gol e depois ajudado a empreender fuga”, ressaltou Fábio Santana.

Todos os envolvidos já têm passagem pela polícia. Entre os crimes, porte ilegal de arma de fogo. “Só o Givaldo já foi preso cinco vezes pelo crime de porte ilegal de arma de fogo”, salientou o delegado.

Ainda de acordo com Fábio Santana, as investigações continuam no intuito de localizar o paradeiro dos outros dois criminosos. Para isso, ele pede a colaboração da população por meio do Disque Denúncia da Polícia Civil. “A participação da população em casos desse tipo é importante, por isso pedimos o apoio no sentido de que qualquer informação que possa levar ao paradeiro da dupla pode ser informada à Polícia Civil por meio do número 181 ou por meio do aplicativo Disque Denúncia SE”, finalizou.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos