14/12
19:47

Disque Cidadania é lançado pela Corregedoria

O serviço funciona das 7h às 20h, de segunda a sexta; intenção é a proximar a Justiça do cidadão

A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por iniciativa do seu corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, inaugurou nesta quinta-feira (13/12), o Disque Cidadania, um serviço de telefone disponibilizado para que o cidadão possa fazer denúncias, reclamações, sugestões e, assim, ficar mais próximo da Justiça brasileira.

Cada ligação vai ter um registro e, a partir dele, a Corregedoria Nacional de Justiça se compromete a retornar, fornecendo a orientação necessária ao cidadão. O serviço funciona das 7h às 20h, de segunda a sexta, pelo número (61) 2326-5555.

O Disque Cidadania faz parte de um projeto maior do corregedor nacional de Justiça, denominado “Dando as mãos”. Segundo Martins, é preciso uma Justiça cada vez mais forte para atender às demandas da sociedade.  “O Judiciário só se tornará cada vez mais forte com o cidadão respeitado, e a atuação de nossos magistrados tem que ser pautada na proximidade com a sociedade. Poder Judiciário forte, cidadania respeitada”, enfatizou.

Fonte: CNJ


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/12
19:29

Adequação do abate de animais e comercialização de carnes em Aquidabã é discutida pelo MP

O secretário Municipal de Agricultura afirmou que a única solução encontrada atualmente foi deslocar os comerciantes para as ruas, pois o município já está em processo de recebimento de verbas federais para a reforma dos mercados

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça de Aquidabã, realizou audiência pública com diversos órgãos, marchantes e comerciantes para tratar sobre a adequação do abate de animais e comercialização de carnes e peixes na feira livre no referido município, diante da interdição dos imóveis municipais destinados ao abastecimento desses gêneros alimentícios. 

O secretário Municipal de Agricultura afirmou que a única solução encontrada atualmente foi deslocar os comerciantes para as ruas, pois o município já está em processo de recebimento de verbas federais para a reforma dos mercados. O secretário Municipal de Obras frisou que será necessário ao menos um prazo de 06 meses para a conclusão dos processos de verbas e de licitação. 

A Vigilância Sanitária Estadual expôs que o grande problema é de acondicionamento das mercadorias, pois a forma de comercialização atual, nas ruas, não é adequada, tendo em vista a necessidade de condicioná-las em locais refrigerados.

Durante audiência, a Promotoria de Justiça recomendou à Prefeitura que enquanto a reforma dos mercados não for concluída, o município deverá disponibilizar aos comerciantes e marchantes o transporte para o abate no município de Propriá. O MP frisou que os comerciantes e marchantes não comercializarem produtos abatidos de forma clandestina.

Também ficou acordado que os comerciantes deverão providenciar o adequado acondicionamento das mercadorias para a exposição à venda. Além disso, a Adema informou que a destinação dos resíduos dos abates cabe também ao próprio comerciante. 

Segundo a Vigilância Sanitária do Município de Aquidabã, a fiscalização é feita de forma rotineira e não foi flagrado nenhum caso de abate clandestino. O MP solicitou que o órgão realize fiscalizações semanais e encaminhe cópias dos termos de inspeção dos produtos comercializados à Promotoria de Justiça.

Fonte: MP-SE/Com informações e fotos da Promotoria de Justiça de Aquidabã
Foto: MP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/12
19:04

Programação natalina do Centro Cultural contará com apresentação do Grupo Imbuaça

O espetáculo, intitulado ‘Tá caindo fulô: auto do Deus menino’, acontece nesta terça-feira, 18, às 19h

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) convida a todos para o "Natal é Cultura", com a apresentação do grupo teatral sergipano, o Imbuaça. O espetáculo, intitulado ‘Tá caindo fulô: auto do Deus menino’, acontece nesta terça-feira, 18, às 19h, na praça General Valadão, em frente ao Centro Cultural de Aracaju. 

Para o diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, a realização de mais um evento teatral fortalece o compromisso da fundação em unir as pessoas através da cultura artística. “Temos o empenho de transformar, cada vez mais, o Centro Cultural da capital numa referência de aglutinação de pessoas em torno da cultura e da arte. E, para encerrar o ano com chave de ouro, escolhemos o Grupo Imbuaça, um dos mais importantes do Brasil, para apresentar esse lindo espetáculo natalino para o público sergipano”. 

A encenação é à efusiva que alia interpretação, dança e música para desvelar os acontecimentos que prenunciaram a vinda do Messias: esperança do povo judeu por novos e frutuosos dias. A estrutura narrativa do espetáculo, conduzida por uma cigana (personagem emprestada do reisado), pontua de forma lúdica e poética, momentos marcantes da história cristã, desde as profecias do Antigo Testamento à natividade descrita pelo Novo Testamento. A dramaturgia respeita quase que fielmente o texto bíblico, já a encenação o recoloca no um universo brincante da cultura popular sergipana, nordestina, brasileira.

Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Foto: Funcaju 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/12
18:33

Prestação de contas: TRE-SE julga 20 processos referentes a contas de candidatos que disputaram o pleito em 2018

Últimos processos dos diplomáveis serão julgados na segunda (17), pela manhã

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) julgou 20 processos na sessão plenária, realizada na manhã desta sexta-feira (14), referentes à prestação de contas de candidatos que disputaram o pleito deste ano. Na ocasião, foram aprovadas integralmente, sem ressalvas, as contas de Gilmar José Fagundes de Carvalho, Sérgio Henrique Rodrigues Santos, Valdir dos Santos e Mario de Carvalho Leony.

Foram aprovadas, com ressalvas, as contas de Élber Andrade Batalha de Goes, Rodrigo Santana Valadares, Maria Valdina Silva Almeida, Jeferson Luiz de Andrade, Janier Mota Santos Primo, Cristiano Viana Meneses, Jairo Santana da Silva, Joanan Alves de Menezes, Fábio de Almeida Reis, Antônio dos Santos, Luciano Bispo de Lima, além do governador reeleito Belivaldo Chagas Silva.

Na mesma sessão, o pleno desaprovou as contas de Fábio Henrique Santana de Carvalho, Rogério Carvalho Santos, Talysson Barbosa Costa e Jony Marcos de Souza Araújo. Foram retirados de pauta e reagendados para a sessão da próxima segunda-feira (17) as prestações de contas de Robson Costa Viana, João Bosco da Costa, Márcio Costa Macedo, Samuel Carvalho dos Santos Júnior e José Valdevan de Jesus Santos.

O presidente do TRE-SE, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, ressaltou que independente da aprovação das contas ou não, a legislação eleitoral autoriza que todos os candidatos eleitos e seus suplentes sejam devidamente diplomados na próxima segunda-feira, dia 17.

Fonte e foto: TRE-SE
 
 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/12
17:56

Grupo de traficantes de Lagarto é desarticulado pela Polícia Civil

Até o momento, quatro pessoas foram presas na operação

Policiais civis prenderam na quinta-feira, 13, Eduardo Santos de Gois, Jean Inácio da Conceição e Cristiane Melo dos Anjos, que faziam parte de um grupo que praticava o tráfico de drogas. As prisões ocorreram no município de Lagarto.

Segundo a delegada Michele Araújo, as prisões fazem parte da segunda fase de uma investigação que visa o combate ao tráfico de drogas na cidade. A primeira fase da operação ocorreu no dia 5 de novembro deste ano, quando os agentes prenderam em flagrante Gabriela Fontes dos Santos, de 22 anos. A acusada traficava drogas em uma residência no Bairro Adhemar de Carvalho, em Lagarto.

Já na segunda fase, identificou-se que Jean Inácio da Conceição e Cristiane Melo dos Anjos associaram-se ao grupo criminoso voltado ao comércio de entorpecentes. As investigações continuam e outras fases subsequentes poderão ser deflagradas, com o objetivo de combater o tráfico de drogas no município. Durante as ações da quinta-feira, 13, os agentes contaram com o apoio operacional da Guarda Municipal de Lagarto.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/12
17:48

Quadrilha responsável por série de crimes em Boquim é desmontada em operação da PM e PC

Dentre os delitos se encontra homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, e roubos

Uma operação conjunta entre a PC e PM resultou na prisão de integrantes de uma quadrilha envolvida em diversos crimes, dentre eles assaltos, tráfico de drogas, homicídios e latrocínio. Foram presos Éverton Felix Santos, 28 anos; Clezio Costa Santos, 22; Pedro Henrique Santos De Jesus, 19; e um adolescente de 17 anos. As apreensões ocorreram na cidade de Boquim.

Segundo o delegado Marcelo Hercos, a quadrilha agia prioritariamente em cidades da região Centro Sul do estado, com ênfase nos municípios de Estância, Umbaúba, Boquim e Arauá. Todos os integrantes são envolvidos em crimes como, assaltos, latrocínios tentados, homicídio, além de tráfico de drogas.

De acordo com as informações policiais, Everton Felix foi preso em flagrante por roubo majorado. Na terça-feira, 11, o acusado havia praticado dois assaltos em Boquim. Desde então, os agentes começaram a investigar o paradeiro do acusado, o qual foi apreendido na quarta-feira, 12, em Boquim, por agentes das polícias Civil e Militar de Lagarto, após ser reconhecido pelas vítimas. Já Clésio e o adolescente foram apreendidos quando tentavam se deslocar de Boquim para Aracaju. Ambos os integrantes são acusados de tráfico de drogas, latrocínio, homicídio e roubo. Durante abordagem feita pelos policiais, foram encontrados, na posse dos acusado, celulares e relógios roubados. Na ação também foram encontradas munições, drogas, além de uma moto roubada, a qual já foi devolvida à vítima.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/12
17:00

Em 2018, mais de 6 mil suspeitos foram identificados criminalmente por papiloscopistas

O procedimento é realizado quando um suspeito não fornece um documento de identificação capaz de atestar a real identidade

A Identificação Criminal consiste no cadastro e criação do histórico de um suspeito ou acusado que não possuía nenhuma passagem criminal e não forneça uma identidade ao ser detido. Este ano, foram realizados mais de 6 mil procedimentos pelo Instituto de Identificação, dos quais 3,4 mil referentes a prisões em flagrante.

O processo de Identificação Criminal é referente ao cadastro e validação das informações sobre os envolvidos em ações delituosas, daquelas pessoas que não possuem antecedentes criminais decorrentes de outros inquéritos policiais ou investigações judiciais, nos casos em que o preso não forneça uma documentação válida de identificação, como prevê o Código de Processo Penal Brasileiro.

Os procedimentos de Identificação Criminal incluem processos como datiloscópicos (a identificação por meio da coleta das impressões digitais) e fotográficos; reunindo dados civis que permitam chegar a real identificação da pessoa a qual um inquérito policial ou processo judicial faz referência, como indiciados ou réus.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/12
16:46

Índice de assaltos a ônibus na Grande Aracaju obtém redução recorde

Setransp divulgou uma média de 0,93 por dia na capital e Região Metropolitana

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) divulgou, nesta quinta-feira (13), redução no número de assaltos a ônibus que fazem o transporte coletivo na capital e Região Metropolitana em todos os meses deste ano, em comparação com os anos de 2016 e 2017. No mês de novembro, a média diária ficou abaixo de um.

Segundo as informações repassadas pela entidade, houve uma queda de 68,70% no número de ações criminosas nos ônibus que percorrem as quatro cidades quando comparado à quantidade de casos registrados em 2016 e os contabilizados de janeiro até o final de novembro deste ano. De acordo com os dados do Setransp, em novembro de 2016 foram 116 roubos a ônibus, decrescendo para 52 no ano seguinte e reduzindo para 28 neste ano. Os números representam uma redução de 46,15% entre a quantidade de investidas criminosas registradas em 2017 e as contabilizadas em 2018. A queda na incidência de assaltos ao transporte coletivo da capital é ainda maior se comparado aos casos que ocorreram em 2016 e os apontados pela entidade neste ano. O índice de redução foi de 75,86%

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Ascom/SSP
 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos