22/07
19:43

Coluna Primeira Mão

Vidência eleitoral



As eleições de 2018 serão muito disputadas, competitivas mesmo. Um personagem eleitoral apareceu em Aracaju na semana que acaba: Carlinhos Vidente, uma pessoa que vê o futuro político, oriundo do Paraná. A serviço de quem? Pago por alguém da oposição? Disse que o senador Alvaro Dias será o próximo presidente eleito e que o próximo governador sairá das hostes da oposição. Não disse o nome do ganhador, mas falou que o senador Eduardo Amorim será o segundo colocado. Foi impressionante o espaço que a mídia aracajuana deu a esse sujeito desqualificado!



Cadeira reservada



Pelos comentários que circulam nos meios políticos, a disputa, em Sergipe, pelas oito cadeiras da Câmara Federal, vai se resumir a sete. Dizem que uma vaga será de Ana Alves, Filha do ex-governador João Alves com a senadora Maria do Carmo, todos do DEM. Em sendo assim, mais de 100 candidatos vão disputar sete cadeiras. Agora, resta somente esperar para ver.



Coronel exonerado



Bastou ser anunciado como provável candidato a deputado federal em 2018 para que o coronel Henrique Alves da Rocha, da PM de Sergipe, fosse exonerado do cargo de assessor executivo de atividades militares. A possível candidatura foi comentada na quinta-feira e no mesmo dia Rocha foi dispensado. Mas ele continua nas atividades da corporação. Quanto à candidatura, vai continuar discutindo com amigos a viabilidade.


Gustinho federal



Embora insista em dizer que ainda vai definir, depois de conversar com os amigos, se disputará uma cadeira na Câmara Federal, o deputado estadual Gustinho Ribeiro tem dito para algumas pessoas que tende a entrar no páreo por uma cadeira na Câmara. Ele tem garantido que o seu apoio para o Governo se destinará para Belivaldo Chagas (PMDB)


Fase das preliminares



O grupo político liderado pelo governador Jackson Barreto, segundo Belivaldo Chagas, que responde interinamente pelo Governo de Sergipe, ainda não está discutindo 2018. Há conversações preliminares, mas nada definitivo. ?Acho que em setembro começaremos a discutir?, comentou Chagas, que garante que estaria dispostos a enfrentar qualquer candidato, inclusive o senador Valadares (PSB), se ele for opção.


Anuário Socioeconômico



Na segunda-feira,24, às 10h, será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) a apresentação e o debate do Anuário Socioeconômico de Sergipe. , produzido por professores doutores da área de economia da UFS.


Há queixas



Os motoristas sergipanos não estão entre os melhores. Isso é especialmente grave quando se trata de taxistas, que são motoristas profissionais. A chegada do Uber a Aracaju ajudou na melhoria da qualidade de seus serviços, mas ainda é pouco. Exemplos do que estamos falando: nas ruas cheias de buracos, dirigem protegendo o lado do condutor (o passageiro fica como um saco de batatas); são incapazes de tocar uma campainha de casa; não sabem fazer a redução de velocidade e freiam bruscamente em sinais de " Pare" ou diante de semáforos vermelhos. Desse ponto há quem goste: colocam um pouco de emoção na condução.



Mudou

Emerson O político conhecido Dr. Emerson mudou de idéia. Na eleição passada disse que estava enojado com a política brasileira, fez uma campanha denunciando práticas políticas e eleitorais irregulares e não foi eleito. Agora, não mais que de repente, apresenta - se como candidato a governador. Não é só eleitor que tem memória curta em Sergipe. "Fala pra mim", Emerson!


Bem mais fácil



Foi- se o tempo que milagres eram coisas raras. O próprio Jesus teria feito muito pouco milagres, os quais podem ser contados com os dedos das mãos. Não é o que acontece nas igrejas evangélicas e outras que podem ser acompanhadas na TV e nas emissoras de rádio. É muita fartura de milagres, milagres em massa! Eta, Brasil sem lei!



Questão de Foro



O deputado federal André Moura tem todo o direito de se candidatar ao governo de Sergipe. Só não pode perder a eleição. Se isso acontecer, perde o seu foro privilegiado... E Michel Temer não será mais presidente do Brasil em 2019!


Qualificação



O Tribunal de Justiça aceitou a denúncia no caso de corrupção da Câmara de Vereadores de Aracaju. Contra os supostos corruptos parecem existir provas robustas. Segundo um ex-vereador aracajuano, as práticas consideradas corruptas nesse processo são ensinadas em cursinhos frequentados por vereadores brasileiros em eventos paralelos - mas no mesmo lugar - para políticos interessados. Segundo ele, o modo operandi é exatamente o mesmo no Brasil inteiro.



PRV vai bem



“O PRB vem forte com 15 candidatos a deputado estadual, Heleno Silva candidato a senador e Jony Marcos disputando a reeleição de deputado federal”. O comentário é do deputado estadual Jairo de Glória, que se disse também satisfeito com as chuvas que atingiram e continuam chegando ao sertão sergipano, onde os produtores rurais alimentam a esperança de colheita de boas safras ainda neste ano.



Disponível



A sindicalista Vera Lúcia confirmou ontem que o seu nome está à disposição do PSTU para a disputa de cargo eletivo em 2018. E lembrou: tento cumprir da melhor maneira as atribuições que me são confiadas pelos militantes de meu partido.


Termelétrica



Delegação de Lagos (Nigéria) tem encontro nesta segunda-feira com o governador interino de Sergipe, Belivaldo Chagas. Vem conhecer o projeto de termelétrica que está sendo implantado na Barra dos Coqueiros.



Mais acadêmicos



Muito boa a idéia de criar em Sergipe uma Academia Sergipana de Cordel. São mais 37 imortais, somados a mais de 100 imortais das academias municipais e estadual de letras.



Roubalheira


O roubo de gado continua em alta em Sergipe. Em tempo de crise, rouba-se aqui, vende-se acolá e a insegurança é forte nesse ramo de negócio.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/07
13:54

Coluna Primeira Mão - Eugênio Nascimento

Saia de baixo

Em uma repartição pública estadual e que atua também na esfera estadual alguns de seus graduados servidores - dizem os servidores que os braços armados são três - carregam revolveres ou pistolas em suas pastas. Se um dia houver um bate boca pesado, vai rolar bala para todo lado.

"Bons companheiros"

No dia a dia do serviço público, os servidores de carreira e os ocupantes de CCs se completam no encamingamento das atividades, mas não se suportam. A questão é, na verdade, salarial.

JB e as alianças

O governador Jackson Barreto tem dito a amigos e aliados que, se preciso, faria aliança politica com André Moura (PSC), Eduardo Amorim (PSDB) e até com com o diabo. Mas com o senador Valadares (PSB) nem pensar. Parece que a recíproca é verdadeira.

Demissão de servidores

É boa proposta de lei da senadora Maria do Carmo Nascimento Alves de demitir funcionários públicos que tenham desempenho profissional ruim. A estabilidade no emprego é uma fonte geradora de ineficiência na máquina pública brasileira. De acordo. Depois que o funcionário passa pelo estágio probatório, ele fica cheio de direitos e sua produção cai. Considerando que demitir funcionário público é algo raro que implica sindicâncias etc., a eficiência na máquina administrativa vai pro brejo. O problema é como evitar arbitrariedades e coisas e tais. A senadora não lembrou, entretanto, que os políticos, porque entram nas folhas de pagamento de municípios, de estados e da união, também são funcionários públicos. Se a coisa for analisada dessa perspectiva, ela não estará numa posição confortável para falar sobre o assunto, segundo entidades que representam os servidores.

Boas oportunidades


O governador Jackson Barreto (PMDB) tem aberto espaços, com os afastamentos do cargo, para que o seu vice e pré-candidato Belivaldo Chagas crescer. Nesta viagem a Europa, agora, Belivaldo tem se apresentado ao eleitor do interior de Sergipe com o ar de gestor público realizador, anunciando obras e projetos. JB dá boas oportunidades para BC. É preciso aproveitar bem para garantir o processo de construção de uma candidatura forte.

O futuro de todos


E se o presidente Michel Temer escapar dessa onda de pressão e até ameaça de cassação do mandato, como vão ficar os aliados (não apenas os partidários) sergipanos que dele se afastaram?

Albano só pensa naquilo 

Quem observa as movimentações políticas do ex-governador Albano Franco pensa até que ele pretensão de disputar mandato político em 2018 ou está de olho em cargo no Governo Temer. Na verdade, ele está aposentado, mas a política está no seu dia a dia.

O que é isso, companheiro

Numa roda de jornalistas em café do Shopping Center Jardins, jornalistas discutiam a crise reputacional porque passa a classe política brasileira. Foi aí que um deles, conhecido por sua irreverência, se saiu com essa. "A saída para essa crise é a terceirização de todos os políticos brasileiros, importando exemplares de políticos dos países mais honestos do mundo. Não está tão na moda essa coisa de terceirização?! "A esse comentário outro jornalista veio em defesa dos políticos."Calma, companheiro! Assim já é demais! Com as eleições de 2018, a população brasileira saberá distinguir as maçãs podres das boas. Ainda não é o fim do mundo! " Há testemunhas.

Caso complicado

Agente penitenciário nos confirmou aquilo que o médico Dráuzio Varela tem dito e escrito e que também acontece nos presídios sergipanos. Mulheres e companheiras de presidiários lhes fazem visitas íntimas, sem problemas. Se o presidiário não tem ninguém, trabalhadoras do sexo podem ter seus nomes colocados na lista das visitantes. Em relação às presidiárias, a coisa é diferente. Mesmo aquelas que são casadas, não recebem visitas porque os homens não querem se submeter à revista feita pelos responsáveis pelos presídios. Caso complicado.

E o IPTU, Edvaldo?

O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) ainda não revogou o aumento abusivo do IPTU feito pelo ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Foi promessa de campanha e, mesmo depois eleito, o prefeito a repetiu em entrevistas a emissoras de rádio. Ao demorar tanto para anunciar, Nogueira impõe desgaste político a si mesmo.

Melhore, Elbinho!

Esperava-se muito mais em termos de desempenho parlamentar do vereador Élber Batalha. Ele é filho e neto de vereador. Também é muito habilidoso com as palavras, muito equilibrado, bom orador e sabe trabalhar nos bastidores. Com tantas qualidades como político, o edil deveria pensar grande e não em coisas que podem ser resolvidas pela polícia e pelo MPE.

Mais um assalto no Cras do Veneza 1

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Terezinha Meira, localizado no Bairro Veneza, foi mais uma vez alvo de assaltantes na última quinta-feira, 12, por volta das 15h30. Nos últimos quatros anos, o Cras já sofreu esse tipo de transtorno quatro vezes, sempre no mesmo período. Na hora do ocorrido, estava presente no Cras uma média de 30 pessoas, entre crianças, idosos, funcionários e colaboradores do Centro. Segundo relatos, o equipamento estava lotado e uma mulher chegou a desmaiar no local.

Mais um assalto no Cras do Veneza 2

Os dois bandidos se aproveitaram da falta de segurança na instituição, chegaram armados com revólver e faca, levaram quatro celulares, dois perfumes e dinheiro, e fugiram de bicicleta. Apesar de a polícia ter sido chamada, nenhum policial apareceu, e a Guarda Municipal só chegou uma hora após o ocorrido. O Boletim de Ocorrência foi feito pela coordenadora do Cras, equipamento gerido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc).



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/07
18:36

Coluna Primeira Mão

JB com Lula

Na sexta-feira, 07, antes de embarcar para 15 dias de férias, o governador Jackson Barreto reuniu-se com o ex-presidente Lula, no Instituto Lula, em São Paulo. Na pauta, política e economia e perspectivas de desenvolvimento para país e para Sergipe. O ex-deputado federal e vice-presidente do PT, Márcio Macedo, acompanhou o encontro. Jackson Barreto relembrou os momentos de luta pela redemocratização do país ao lado de Lula e de diversos companheiros. "Lula falou da importância de unirmos as forças progressistas em torno de um projeto que seja capaz de tirar o Brasil dessas dificuldades, mas garantindo os direitos e conquistas do povo", disse o governador. Jackson Barreto ficou impressionado como Lula está atualizado sobre a política no Nordeste, avaliando os cenários e as possíveis composições partidárias para unificar um projeto para 2018. "Ele fez um apelo para que eu não deixasse a vida pública. ?O verbo desistir não é para você, disse Lula?, indagando-me se eu vou deixar o governo para ficar sentado em casa

Ficar de olho

Não seria má ideia as duas emissoras privadas de TV terem correspondentes em Brasília, para fazer a cobertura das atividades parlamentares dos políticos sergipanos na capital federal. Fala-se que muitas verbas disponíveis para estado e municípios em diversos ministérios deixam de requeridas por falta de empenho de certos representantes sergipanos.

Planejamento

Muitos economistas sergipanos têm defendido a volta do planejamento estatal em Sergipe. Não precisa ser nos velhos termos do CONDESE. A política econômica dos nossos governais estaduais parece ser muito carente de racionalidade. Aplica-se dinheiro sem critérios conhecidos de prioridade.

Aracaju/Buenos Aires

Setores da nossa classe média estão contentes com notícia de que em breve haverá vôo direto entre Aracaju e Buenos Aires. Argentinos podem não vir a Aracaju, mas a capital portenha deverá ficar cheia de sergipanos.

Greve aquece

As duas últimas greves gerais serviram para "aquecer" a economia sergipana. Isso pôde ser observado pelo grande número de pneus queimados nas avenidas e estradas. Segundo apurou esta coluna, atualmente há uma escassez de pneus carecas e danificados nas oficinas e borracharias de Aracaju. Os donos desses negócios dizem que estão reabastecendo os seus estoques de pneus imprestáveis com a compra deles em cidades do interior.

Quarto governador

No próximo mês de abril, Simão Dias emplacará o seu quarto governador sergipano, o político Belivaldo Chagas. Isso acontecerá porque naquele mês, o atual governador JB se afastará da governadoria para se candidatar a uma vaga no Senado. Antes de Belivaldo Chagas, Simão Dias forneceu os governadores Celso de Carvalho, Antônio Carlos Valadares e Marcelo Déda.

Emancipação

Neste sábado, Sergipe faz mais um aniversário de sua independência política. É uma unidade política da federação brasileira que, até hoje, tem sido muito dependente financeiramente do Estado federal. Se não fizesse parte dessa federação equivaleria a um daqueles pequenos estados da América Central.

Bancários

Aracaju vai sediar a 19ª Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe, nos próximos dias 15 e 16. O senador e jornalista Roberto Requião (PMDB) fará a palestra de abertura do evento, com o tema ?A defesa de um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil?. A solenidade, aberta ao público, será no dia 15, às 9h, no Mercure ? Delmar Hotel, localizado na Avenida Santos Dumont 1500, na Orla da Atalaia. Segundo a presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) Ivânia Pereira a Interconferência reunirá cerca de 300 bancários e bancárias dos dois estados.

Um ano de atraso

O Grupo João Santos, que produz o Cimento Nassau, está praticamente paralisado, mas não encerrou as suas atividades em Sergipe. Aos empregados que ainda restam, o grupo paga mensalmente R$ 300 ou R$ 400, isso referente a 2016. O ano de 2017, que começou em janeiro último, deverá ter início, para essa empresa, somente em 2018.

Sem laboratórios

Comentários feitos por funcionários da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) dão conta de que o órgão está funcionando nos últimos quatro ou cinco meses sem laboratórios e faz o "repeteco" de velhas pesquisas das condições de balneabilidades das águas dos rios e praias de Sergipe. É demais.

15 minutos

A lei municipal que obriga os bancos a atenderem os usuários de seus serviços em no máximo 15 minutos não é cumprida e virou um filão para quem quer conseguir alguns trocados via denúncias nos Procons ou diretamente nas pequenas causas judiciais. Muita gente tem usado e abusado disso.

Jackson e Valadares juntos?

Esse afastamento do PSB em relação ao Governo do Presidente Michel Temer e o maus tratos que JB vem recebendo do governo federal reaproximarão os dois políticos sergipanos?



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
02/07
16:50

Coluna Primeira Mão

Grupos políticos



Nunca antes na história da UFS, o ambiente estudantil esteve tão politizado como hoje em dia. Existem muitos grupos políticos organizados que vão da extrema direita à extrema esquerda. Se era outrora um espaço controlado pela esquerda política, na atualidade, especialmente a partir de 2013, agora existem grupos disponíveis para todos os gostos e fregueses. Vejam aqui essa lista:
Levante Popular da Juventude (LPJ), Movimento Não Pago (MNP), União da Juventude Socialista (UJS), União da Juventude Comunista (UJC), Juventude do PT(JPT), Juventude do PSB (JPSB), Juventude do PMDB (JPMDB), Estudantes pela Liberdade (EPL), LIBERTE-SE UFS, Coletivo Coiote, Coletivo um passo à frente, Movimento de Aliança Estudantil (MAE), Juventude Conservadora de Sergipe (JCS), Movimento Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Juventude do PSO, Juventude do PSTU e Coletivo Quilombo.

 

Zezinho no PODEMOS

 

O secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral, confirma a sua pretensão de se filiar ao Podemos, partido sucedâneo do PTN. Ele avalia a agremiação como detentora de uma proposta moderna para o Brasil e isso lhe aproxima do projeto. Já o Governo Jackson Barreto, não tem definição e não pensa, ao menos por enquant9o, em deixar o PMDB.  Acompanhará os fatos.

 

PMDB


Será que o velho PMDB cansado de guerra está com os dias contados no Brasil? Caindo ou não Michel Temer, que candidatos nas eleições de 2018 vão querer apresentar-se como pertencentes ao partido do desgastado presidente brasileiro e de seu assistente carregando uma mala com meio milhão de reais? Serão alvos fáceis para candidatos competindo pelos mesmos mandatos.


Todos juntos


O secretário de Governo do Estado, Benedito Figueiredo, não simpatiza com a ideia de esvaziamento do PMDB, como alguns peemedebistas andam propondo e já insinuando a ida de todos para o PODEMOS, de Renata Abreu e Sukita. O próprio governador Jackson Barreto entende que o momento é de reflexão. Há tempo para tudo.


Rogério senador


Há muito comentários dentro da aliança governista apontando Rogério Carvalho (PT) como candidato ao Senado Federal. Nesse bloco, o outro candidato a senador seria o governador Jackson Barreto. Rogério aposta em sua força, a força do PT, o apoio de JB e a popularidade do ex-presidente Lula, sendo ou não candidato a presidente da República.



Gestor Forte



Na contramão de alguns gestores que esbarram nos obstáculos da atual crise econômica e estagnam suas ações, o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa arregaça as mangas, chama o feito à ordem e impõe celeridade na execução das obras gerenciadas pela Seinfra. Através dos programas Proinveste, Sergipe Cidades, Pró Transporte, Sergipe Infraestrutura, Recursos Próprios, entre outros convênios com o Governo Federal, diversas intervenções, a exemplo do novo terminal pesqueiro de Aracaju, duplicação da Avenida Euclides Figueiredo e construção de área de lazer, centro de reabilitação, escolas profissionalizantes de Umbaúba e Nossa Senhora do Socorro, interligação das avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto, Ginásio Poliesportivo de Itabaiana, as rodovias Itabaiana/Itaporanga, Pirambu/Pacatuba, Nossa Senhora Aparecida/Cruz das Graças, Japoatã/Propriá, rodovia Povoado Escurial/Nossa Senhora de Lourdes, seguem seu curso, sem contar outras obras na iminência de serem iniciadas, a exemplo do Ceasa de Itabaiana e lançamento do edital para estudo de viabilidade socioeconômico para duplicação da BR 235 trecho Itabaiana/Aracaju, provando que apesar das dificuldades, o estado tem avançado bastante rumo ao desenvolvimento.



Terceirização


A terceirização de serviços públicos parece que veio para ficar. As autoridades políticas e administrativas não devem, todavia, ignorar as tensões existentes entre funcionários públicos e funcionários terceirizados. Outro ponto a ser levado em conta é a questão do treinamento dos funcionários terceirizados na assinatura dos contratos. Muitas são as reclamações segundo as quais funcionários terceirizados recebem treinamentos rápidos e em curto espaço de tempo e prestam serviços de qualidade inferior àqueles prestados pelos antigos servidores públicos.


Mais conforto


Guia turístico nos informou que turistas dizem, quando vão a Xingó (Canindé do São Francisco),  que teriam prazer em visitar o lugar em que Lampião foi morto em Poço Redondo, mas gostariam de ter a opção de não ter que caminhar pela caatinga.  Por que não construir uma estada de asfalto para esse público!? Para o outro público, é preciso organizar várias opções de trilhas.


Folgadões


Tem alguma coisa errada no fato de funcionários públicos ganharem dias de folga ( pontos facultativos), enquanto trabalhadores da iniciativa privada trabalharem normalmente na prestação de serviços para os primeiros?  Enquanto uns vão para praias, chácaras etc., os outros ficam atendendo funcionários públicos em  supermercados e lojas. Uns se divertem, outros trabalham.


Lamachia em SE


Cláudio Lamachia, atual presidente do Conselho Federal da OAB, virá a Sergipe em agosto próximo. Ele fará palestra no dia 11, quando é comemorado o Dia do Advogado.


Piso salarial


O governador Jackson Barreto ainda não assinou a lei do piso do advogado, que foi fixado em lei em  R$ 2 mil (20h)  e R$  4 mil (40h).

 



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
25/06
13:09

Coluna Primeira Mão

Companhias


Entre os favores que um certo deputado com bom trânsito em Brasília vem prestando aos prefeitos sergipanos, está incluído um nada ortodoxo: a apresentação de simpáticas companhias ao final do expediente. A prática é antiga na capital federal, mas tem gestor adorando a novidade. Quem será o parlamentar? Os próprios prefeitos andam comentando muito o assunto.



Patrolcinadores


Os políticos que atuam na bancada federal de Sergipe têm buscado verbas junto a ministérios, em Brasília,  para a aquisição de máquinas tipo patrol para as prefeituras do interior sergipano.


PODEMOS


O atual presidente estadual do PODEMOS, partido sucedâneo do PTN, Sukita, ex-prefeito de Capela (SE), está disposto a abrir mão do cargo na agremiação política para que o governador Jackson Barreto (PMDB) passe a ser o comandante.


Crítica pela crítica


A vereadora Emília Correia é apontada como um dos destaques da nova Câmara de Vereadores de Aracaju. Bem falante e bem articulada como voz da oposição,  ela só tem um problema: parece fazer a crítica pela crítica. Precisa apontar alternativas para os problemas que denuncia.


Para o povão


O senador Eduardo Amorim deixou os conceitos do seu PSDB de lado e votou contra a reforma trabalhista na Comissão de Assistência Social do Senado. O voto dele foi direcionado para o ?povão?, de quem vai precisar muito em 2018.


Espaço reservado


O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PRP) apresentou um projeto de Lei com o objetivo de estabelecer que as empresas de Radiodifusão destinem 5% de espaço de sua programação diária para músicas e/ou composições sergipanas. Segundo  registra o texto da Justificativa do Projeto,  o PL ?objetiva favorecer o reconhecimento de obras dos artistas sergipanos, expandindo a cultura e o talento do nosso Estado?.


Lavou, tá novo


Se há uma coisa que funcionou na administração passada de Aracaju foi a limpeza do Mercado Municipal, prédio principal do complexo que abriga três unidades. Por causa dos setores de peixes e carnes, havia mau cheiro. Na área de hortifrutigranjeiros o problema eram ratos e baratas. Com a lavagem semanal, o problema parecia resolvido. Agora os frequentadores do mercado reclamam do aspecto. A limpeza é feita regularmente, mas a higienização deixa a desejar.


Modelo


Muita gente defende uma reestruturação do Mercado de Aracaju, seguindo como modelo os mercados de vária capitais do país que recebem turistas e têm bom aspecto. Um modelo a ser seguido é o de São Paulo. O Mercadão, que fica no centro da capital paulista, destinou uma área para restaurantes com padrão de zona sul para receber turistas e visitantes. Essa ideia é antiga, mas nunca foi posta em prática. Hoje só existem restaurantes populares no Mercado de Aracaju. E outra alternativa seria abrir à noite.


De olho na PMA


Os opositores do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) estão sempre de olho na possibilidade de vê-lo para cair e assim chegarem ao poder.


Recall


O senador Antônio Carlos Valadares ganhou destaque na mídia nacional por causa da reativação de sua proposta de introdução do " recalque" no Brasil.  Esse  mecanismo serve para destituir prefeito,  governador e presidente da República em casos como o que vive o país agora. Tomara que sua proposta seja transformada em lei.  (o título desta nota saiu, originalmente,  errado e aqui já faço a correção)


Escola do Legislativo


O presidente da Câmara de Vereadores disse em entrevista que fundar a Escola do Legislativo do município de Aracaju. Quanto custa aos contribuintes aracajuanos.


Casa de taipa


Quando chegará o dia em que a casa de taipa, um dos piores símbolos da pobreza nordestina,  será lembrada como coisa do passado e não mais  como um motivo  de orgulho das tradições de nossa gente?


Plágio


O deputado federal Adelson Barreto encontrou  competidor ( ou seria competidores?) à altura em termos de assistencialismo eleitoreiro na TV e no rádio. Ele não deve estar nada satisfeito.


Pura retórica


A retórica da geração de empregos e renda é generalizada em tempos de vacas gordas e magras. Se o seu uso produzisse metade dos empregos diretos e indiretos e metade da renda que os gestores anunciam seria muito bom.


Pesquisas


Ninguém leva a sério as pesquisas eleitorais que têm sido divulgadas desde março último, exceto os primeiros colocados, que podem ser os contratantes dos institutos.


Efeito da crise


Sem dinheiro, os sergipanos andam deixando de lado supermercados, lojas, restaurantes, bares. Até as bodegas têm pouco movimento, mas aparentam receber mais clientes que os pontos comerciais inicialmente citados.


Gasolina


Tem posto de revenda de combustíveis comercializando a gasolina por até R$ 3,38 em Aracaju. Mas há aqueles que elevaram para R$ 3,76.

 

Nova greve

 

O serviço público e o transporte de cargas e passageiros nos centros urbanos e rodovias serão os carros chefes da greve prevista para acontecer no dia 30 próximo. Os sindicalistas e manifestantes atuarão nos protestos para fechar o comércio mais uma vez.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/06
09:14

Coluna Primeira Mão

Preocupação política


Os parlamentares sergipanos da esfera federal entrarão no preço da governabilidade que os brasileiros terão que pagar para que o presidente Michel Temer se mantenha no poder? É nisso que os movimentos populares e sindicais estão de olho. É isso que intimida muito os políticos que vão disputar as eleições de 2018. Há  um grande temor do desgaste.



Políticos no divã

 


Na semana passada político sergipano teria visto saindo de consultório de psicólogo. Inúmeras razões poderiam explicar esse movimento da vida privada de políticos, que são gente como todos nós. Mas com todos os problemas que a classe política vem enfrentando hoje, esse comentário levou um gaiato a afirmar, numa mesa de bar entre amigos,  que isso acontecia porque os políticos estão com a auto-estima abalada com tantos escândalos de corrupção. Parece muito exagerada essa conclusão.  O referido pode ter visitado o psicólogo porque é um grande amigo de infância ou foi acompanhar a esposa. Será?


Ociosidade médica


É uma prática muito comum que tribunais tenham médicos e dentistas. Pra que?  Esta semana foi publicada foto do presidente do TCE, Clóvis Barbosa,  dando posse a uma dentista na sua instituição. Médicos e dentistas deveriam estar trabalhando na rede estadual de saúde,  onde há falta de tais profissionais. Os servidores dessas instituições,  além de planos de saúde,  têm direito a esses privilégios. Se alguém monitorar as atividades desses profissionais, verá que é grande a sua ociosidade.


Reforma da Catedral


Iniciadas em 10 de outubro de 2013, as obras da reforma da Catedral Metropolitana de Aracaju até hoje não foram encerradas. O motivo: falta de recursos financeiros. O Governo liberou alguma ajuda, os empresários outra parte e os fiéis deram alguns trocados. Mas a soma de tudo não foi o suficiente. A reforma começou com D. José Palmeira Lessa e continua com D. João José Costa.


Parque eólico


Os comentários que se ouve em Aracaju dão conta de que o Parque Eólico da Barra dos Coqueiros não é tão lucrativo, como muita gente pensa, A empresa originalmente proprietária, Engevix, já repassou para um fundo de pensão e ninguém sabe que fim terá.

 

Riachão em julgamento

 

Será na próxima terça-feira, 20, o julgamento de ação movida contra a prefeita de Riachão do Dantas, Gerana Costa. Ela é acusada de compra de votos e uso de pesquisa eleitoral manipulada para se beneficiar eleitoralmente na vésperas do pleito de 2016.


Emurb presente


A Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) tem tido muito trabalho em sua Operação Tapa Buracos em Aracaju. As chuvas que atingem a cidade têm gerado muitos buracos em suas e avenidas e preocupações para Sérgio Ferrari, presidente da Emurb. Mas basta uma paradinha para a Emurb se fazer presente fazendo o trabalho de recuperação


O tempo em Sergipe


Existe uma grande preocupação dos meios de comunicação em divulgar as temperaturas nas regiões,  seguindo,  aliás,  uma tendência nacional. Por que tanto destaque?  As nossas temperaturas são de uma grande regularidade, ou seja variam muito pouco.  Parece que o  relevante seria: chove ou não chove.  São desnecessários tantos detalhes nas previsões meteorológicas..


"Jovens nojentos"


Foram muito infelizes as declarações da jovem delegada sobre os " jovens nojentos". Reprovável. Mas só precisa conter os preconceitos, pois delegados são figuras públicas. Ela vai melhorar, temos certeza.


Forró-Caju


Desnecessária e longa a entrevista coletiva do prefeito Edvaldo Nogueira para dizer que não haverá FORRÓ - CAJU esse ano capital de Sergipe.  Quem não sabia? Bom foi ficar sabendo que, ele, além de prefeito,  é músico.  Disse que toca zabumba (isso a gente já tinha conhecimento)  e que também é baterista (também sempre comentou-se).


Músicos cotistas


No debate sobre as festas de São João em Sergipe falou- se muito em prestigiar os artistas da terra em detrimento a seus colegas regionais e nacionais. O argumento de que o dinheiro investido fica em Sergipe é mais do que suficiente. Também seria interessante pensar na possibilidade de cotas para os artistas sergipanos (forrozeiros ou não) serem tocados nas emissoras de rádio o ano inteiro.


E por que não?


Essas empresas que apoiam candidatos a cargos eletivos bem que poderiam se unirem para bancar os festejos juninos de Aracaju.


Financiadores de campanhas


Todo o mundo sabe que grandes empresas que financiam campanhas eleitorais têm preferência por candidatos que tendem a sair das urnas vitoriosos. Por isso,  pareceu infeliz e açodada certa declaração de autoridade ao associar que dinheiro de certo empresário nas eleições municipais passadas só teria abastecido a campanha de candidato a prefeito de Aracaju.



Energia mais barata

 

A Universidade Federal de Sergipe está reformando a sua subestação de energia e a meta é economizar os gastos em torno de 30%. Novos equipamentos transformadores estarão chegando logo em breve. A UFS gasta R$ 1 milhão com energia elétrica mensalmente.

Exclusividade


Uma reivindicação que o ex-deputado estadual e ex-vereador por Aracaju, Jorge Araujo vem fazendo ao BANESE é para que essa instituição financeira também atue na área de financiamento de veículos.  Recentemente, através das redes sociais,  o BANESE anunciou crédito para tal fim. Uma boa notícia, só que o financiamento para veículos é exclusivo para servidores públicos. De qualquer forma é um avanço, que precisa ser divulgado.

 

Ética no TCE

 

Nesta segunda-feira, 19, o TCE de Sergipe inicia um ciclo de palestras sobre ética. O primeiro palestrante é o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto. Começa às 9h.



Greve geral

 


As centrais sindicais se movimentam por todo Estado em busca de adesões para uma greve geral que está send9o convocada para o dia 30 de junho.


Bem menos


Inicialmente, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) tinha se programado para extinguir 12 zonas eleitorais no Estado. Com as mudanças na resolução do TSE, passou a 10, depois nove e agora a extinção deve atingir cinco ou seis. Em prática até agora só o caso de 36ª , que abrangia os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros.

 

Sem festa - O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, cancelou o Forró-Caju. Fica nos devendo um espetacular Réveillon.

 

 

Tempo bom - Sergipe está todo verde. Parece que seca nunca existiu. Ainda bem.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/06
09:00

Coluna Primeira Mão

Bens indisponíveis


O juiz da 21ª Vara Cívil, João Hora, decretou a indisponibilidade de bens da conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE), Angélica Guimarães, ex-presidente da Assembleia Legislativa, do deputado federal Adelson Barreto, e da ex-deputada estadual Conceição Vieira. Todos eles são acusados de prática de atos de improbidade administrativa em supostas irregularidades em contrato firmado pela Assembleia Legislativa com a Rede Ilha de Comunicação Ltda, para divulgação das atividades parlamentares na época em que os três integravam a Mesa Diretora do Poder Legislativo Estadual. As denúncias oferecidas pelo Ministério Público e acatadas pelo juiz, dão conta de que o contrato seria temporário, contudo foi renovado por três vezes e permaneceu em vigor por um período de três anos e seis meses. Foram pagos neste período quase R $ 3,6 milhões. Devido à falta de licitação, o juiz avalia os contratos como irregulares. Os réus têm 15 dias para apresentar defesa


Memorial parado


O vereador Iran Barbosa (PT), está cobrando da Administração da Municipal a conclusão das obras do memorial ao ex-prefeito de Aracaju e ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas. Em 17 maio último, Iran apresentou, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a Indicação N° 1.179/2017, solicitando do Poder Executivo da Capital a retomada das obras. O Termo de Outorga de Cessão de Uso foi assinado entre o Instituto Banese e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em 13 fevereiro de 2015, para a construção do monumento em uma área do Parque da Sementeira onde está a árvore da espécie Pau Brasil plantada, em 2005, por Déda e pela hoje vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino. O período estimado para a conclusão da obra foi o primeiro semestre de 2016.


Descaso com Sergipe


Alguém sabe explicar porque os grandes bancos privados e públicos não patrocinam o futebol sergipano? É por causa do tamanho das torcidas? Essa também é a explicação para que os times de futebol ainda não tenham sido transformados em empresas? O que quer que seja a resposta, os grandes bancos privados nacionais precisam deixar alguma parte de seus lucros em projetos culturais e esportivos em Sergipe. Isso é até uma forma também de fidelizar clientelas.


Aeroporto de Aracaju


O governador Jackson Barreto e os responsáveis pela Infraero teriam interesse em sentar e conversar sobre um nome para o Aeroporto de Aracaju, já que pensam em fomentar o turismo em Sergipe. A venda de Sergipe como polo turístico precisa de um bom nome pra começar. Por favor, não me venham com o exemplo do aeroporto de Salvador porque a Bahia é destino turístico consagrado com ou sem o nome do filho de ACM. Melhor é o exemplo de Maceió, que leva io nome de Zumbi dos Palmares. Que Artur Bispo do Rosário para o aeroporto de Aracaju.

Uma ideia

Parece ridículo colocar o nome Aeroporto Internacional de Aracaju na parada de avião que temos na capital sergipana.

Curiosidade


Vereadores aracajuanos foram a Brasília acompanhando o prefeito Edvaldo Nogueira. Parece que queriam sentir a temperatura política de Brasília, pois capacidade de influenciar qualquer ministério para arrumar dinheiro para o Forró Caju nenhum tinha. É por causa disso que foi gerado o debate sobre quem pagou as passagens, hotéis e diárias.


Só ciúme


O Dia dos Namorados está chegando. Os comerciantes estão animados com as perspectivas de vendas. Entre alguns políticos, o que se nota é a ciumeira em relação ao "namoro" do governador com o deputado federal André Moura. Entre outros, essa aproximação é percebida apenas como " amizade". Só o apresentador de TV Silvio Santos para resolver de que se trata. Nós apostamos que é " amizade".

Roubos e assaltos

Muitos assaltos e roubos nos municípios sergipanos que fazem fronteira com a Bahia. A maioria dos roubos atingem casas em fazendas e chácaras, além de carros, sendo os picapes os preferidos.

Arrecadação


Os sistemas municipais e estadual de arrecadação de impostos estão precisando de alguma reestruturação para se tornarem mais eficientes e arrecadarem mais dinheiro. Foi o que se ouviu em um bate- papo entre economistas em restaurante chic de shopping center de Aracaju. Faz sentido.


Quebra-molas


Aracaju necessita de mais quebra - molas e menos radares para organizar o seu trânsito. E semáforos, claro. Quebra- molas soluciona o problema de acidentes por conta de alta velocidade e civiliza a nossa população sem essa " indústria de multas ". É conversa pra boi dormir essa história de que brasileiro só respeita as regras do trânsito quando providências atingem o seu bolso.


TCE mudou


Antigamente o TCE aparecia muito no colunismo social. De repente, parou. Agora o tema voltou à baila. Gente da instituição nos explicou o antes e o agora por conta da vaidade e da ociosidade de certos indivíduos.


Crescimento


Definitivamente, Itabaiana tem quase tudo que Aracaju. Tem a " sua" universidade federal, o seu time de futebol, a sua academia de letras, os seus grandes empresários, a sua frota de caminhões e agora tem até shopping center! O que ainda lhe falta? Um oceano. É como Minas Gerais. Amigos de Itabaiana a isso respondem: Não duvidem que possamos conseguir um mar!


Mais obras


Mesmo com a tão propalada crise da economia brasileira, a UFS de São Cristóvão é um canteiro de obras. Entre a Reitoria e os prédios das didáticas está em construção uma praça em homenagem à democracia e à liberdade de expressão. É generalizado o orgulho dos que fazem a mais antiga instituição de educação superior de Sergipe.


IPTU


A quantas anda a Comissão criada pelo prefeito Edvaldo Nogueira para rever o aumento abusivo do IPTU imposto por João Alves Filho? No que está apostando a prefeitura de Aracaju? Que os aracajuanos terminarão por esquecer o aumento e a coisa ficará como está?

Efeito danoso

Como efeito da seca, Sergipe registrou queda na produção de leite em torno de 30%. Isso tem repercutindo fortemente nas indústrias de beneficiamenyo.


A Cabana

 


Grande tem sido o sucesso do filme "A Cabana" em Aracaju. Essa cidade tem uma importante comunidade espírita. Observamos que não é pouca gente que chora durante certas cenas do filme.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
04/06
09:55

Coluna Primeira Mão

Regime militar 1


O Ministério do Trabalho e Emprego criou a sua comissão da verdade para investigar violações de direitos humanos de sindicalistas durante o regime militar. Isso será feito em algumas capitais de estados brasileiros. Centrais sindicais e sindicatos ricos poderiam puxar um trabalho semelhante por aqui.



Regime militar 2



Na internet, um monte de revoltados com as denúncias de corrupção defendem a volta dos militares ao Poder no Brasil. Abatidas pelo clima das crises política e econômica, essas pessoas se esquecem que os militares têm seus afazeres constitucionais, entre os quais proteger nosso país dos ?inimigos? externos e precisam fazer isso bem. Eles têm como missão constitucional zelar pela defesa da Pátria, pela garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa destes, da lei e da ordem. A desordem que há no Brasil é apenas caso de polícia.  A democracia é bem melhor.

 

 

Direita sergipana

 

 

Na manhã de hoje um grupo de jovens distribuía no Centro Comercial de Aracaju um panfleto anunciando que está em pleno funcionamento o Movimento Direita Sergipana. Diz o panfleto que “somos um movimento organizado que busca levar à sociedade os princípios, as ideias e os valores do pensamento Liberal Conservador. . O movimento defende Bolsanaro para Presidente da República e o “politicamente incorreto”, além de repudiar partidos e ideologias. Ao que chegamos.

 

 

Incentivos fiscais


O ex-governador Albano Franco considera como uma grande vitória dos estados, notadamente do Norte-Nordeste, a aprovação pela Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, do Projeto de Lei Complementar 54/2015, que convalida os incentivos fiscais dados pelos estados para atração de empresas. Ele que fez articulações no âmbito da Confederação Nacional da Indústria para aprovação da matéria, reconhece a importância desse instrumento para a redução das desigualdades regionais. Albano também lembrou que quando governou Sergipe, teve oportunidade de através de incentivos fiscais trazer dezenas de indústrias para o Estado, que geraram desenvolvimento e milhares de empregos. Ele aproveitou para parabenizar também o empenho do governador Jackson Barreto e o apoio da bancada federal sergipana na aprovação do referido projeto de lei.



Cartórios


Partiu dos baianos de Salvador uma iniciativa louvável: formas de combater a corrupção em cartórios. Todo o mundo sabe que, em uma minoria de cartórios brasileiros, práticas inconfessáveis de corrupção acontecem com muita regularidade. Por que não abrir mais uma frente contra esse mal que tanto prejudica o país?



Clima de festa 1



A temporada de festejos juninos está começando. Pouca coisa é tão bela e tão nordestina quanto o São João, mesmo que transformações tenham ocorrido fazendo esses festejos lembrar desfiles de escolas de samba.



Clima de festa 2



Sem Forró Caju Aracaju terá um mês de junho muito triste. Apagado. A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte.



Contra a violência



A violência sergipana virou destaque nacional. Como nada até agora deu certo no combate à criminalidade, resta ao governador buscar especialistas fora de Sergipe para fazer novas propostas. Tudo já foi tentado por aqui: criação de serviço de inteligência, mais viaturas e armas, concursos e contratação de novos policiais, sem falar em contingente da Guarda Nacional. Os assessores de comunicação da SSP já esgotaram o seu estoque de explicações para o fracasso das políticas de segurança no estado.




Força Nacional

 

 

Há muitas críticas à presença da Força Nacional em Sergipe. Muita gente acha inútil. Mas, a presença desse pessoal no Estado é saudável, transmite segurança para a população, que se sentia muito desprotegida até a chegada dessa tropa..



Interdição ética



Imagine você o seguinte: a OAB fecha um fórum qualquer numa cidade qualquer do interior, fazendo " interdição ética ". São esses poderes que têm o COREN e CRM, conselhos de duas corporações profissionais. Hospital de Lagarto foi fechado na semana que passou. Coisas do Brasil.



Governos paralelos



Pelo número de obras que diz que irá realizar, o deputado federal André Moura tem quase um " governo paralelo ". Então agora são três governos: o de Valadares com sua dinheirama despejada no Baixo São Francisco, André Moura, com obras de infraestrutura e do aeroporto de Aracaju e Jackson Barreto com o seu estoque do Proinveste. Sergipe não vai parar.



Pregações do Zé



Sangue novo do bom na Igreja Católica de Sergipe foi trazido pelo padre José Lima Santana, colunista deste JC. Ele ocupa diversos cargos na instituição. Enquanto quadro de elite, ele já é o padre da Catedral de Aracaju. Em certas igrejas, ao terminar a sua homilia, as pessoas batem palmas! Não será surpresa pra ninguém se numa de suas missas pregadas na Catedral o templo estiver cheio de advogados e advogadas e alguém perguntar: isso é um encontro da OAB? Esse nosso "cardeal" vai longe.




Renúncia fiscal



Ninguém entende porque o governador e os deputados estaduais não tornam obrigatória a entrega de nota fiscal no ato de compra e venda de mercadorias. Sabe - se que sem isso um dinheirão que deveria ir para os cofres públicos deixa de ser arrecadado. Isso é o que se poderia chamar apropriadamente de " renúncia fiscal ".

 

 

15 anos do Tamar

 

 

O ano de 2017 é de comemoração em Aracaju. Em junho o Projeto Tamar completa 15 anos de funcionamento em prol da conservação das tartarugas marinhas. Além disso, é um mês muito especial para conservação da natureza, comemora-se o dia mundial do meio ambiente, 5, o dia mundial dos oceanos, 8 e o dia internacional da tartaruga marinha, 16. Para unir essas datas e celebrar a vida das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, o Projeto Tamar realizará um evento comemorativo no dia 13 de junho (terça-feira) com a participação de artistas sergipanos e nacionais. As comemorações iniciarão às 18h com apresentação do Barco de Fogo, nos Lagos da Orla de Atalaia. A partir das 20 horas no espaço cultural do Tamar, terá as apresentações dos sergipanos DJ Kaska, Burundanga e Zé Tramela, e também do renomado artista nacional Toni Garrido.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos