11/04
20:41

Armado de enxada, homem quebra carros e tenta invadir escola em Lagarto

Portando uma enxada e pedras, Adriano Silva de Jesus, identificado por populares como portador de doença mental, atingiu carros de professores, quebrou um disjuntor e tentou invadir a escola estadual Monsenhor Juarez Prata, no povoado Sobrado,  em Lagarto. O fato aconteceu às 15h30 e a polícia e a guarda municipal chegaram ao estabelecimento de ensino às 16h, conforme professores e alunos.  Essa foi a segunda tentativa de invasão praticada por essa mesma pessoa. Professores dizem que a escola é insegura e por isso eles correm risco de morte. Adriano foi levado pela Guarda para a delegacia de polícia da sede do município.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
11/04
10:45

Decisão - CNJ autoriza Marlon Abreu Lima reassumir cartório de Estância

O Conselho Nacional Judiciário (CNJ) deu efeito suspensivo a questão do Cartório de Estância. Marlon Abreu volta. Não existe ilegalidade. A decisão foi tornada pública no início da manhã de hoje. O presidente da Associação dos Notários de Registradores de Sergipe (Anoreg/SE), Sérgio Abi Saber, tinha classificado como equivocado o  entendimento do ministro João Otávio de Noronha, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao declarar vago o posto de tabelião no Cartório do 1o Ofício da Comarca de Estância, medida que culminou com o consequente afastamento do tabelião Marlon Sérgio Santana de Abreu Lima. Portanto o concurso a que Marlon se submeteu é legal e lhe dá poderes para comandar o cartório. 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
10/04
22:41

Secretarias de Educação e da Fazenda têm novos gestores

Belivaldo afirmou que as escolhas foram técnicas

O governador Belivaldo Chagas empossou os novos secretários de Estado da Fazenda (Sefaz), Ademário Alves de Jesus, e da Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho, nesta terça-feira (10). Ademário substitui na Sefaz o professor Doutor Josué Modesto, que assume a Seed, substituindo o professor Doutor Jorge Carvalho. 

Belivaldo afirmou que a escolha de Ademário foi orientada por aspectos técnicos ao observar o currículo do sergipano. O governador agradeceu a contribuição de Josué Modesto à pasta. “Reconheço a dedicação e os esforços de Josué como secretário da Sefaz e tenho certeza que fará uma ótima gestão na Educação a partir de agora. Quanto a Ademário, fomos buscar um sergipano que está fazendo uma carreira brilhante no Banco do Nordeste. Ele gerenciava a terceira maior agência de todo o BNB, a maior de Pernambuco, com captação de recursos da ordem de R$ 4 bilhões. Tem experiência na área de finanças e, portanto, é alguém que se propõe a ajudar. Foi uma escolha eminentemente técnica. O que eu espero do secretário é que ele dialogue bem com a sociedade, com todos que fazem a Secretaria da Fazenda e que melhoremos a arrecadação. Vamos fazer a nossa parte a respeito da redução de despesas", garantiu.

Segundo o novo gestor da Fazenda, sua administração será pautada pela ética e respeito às pessoas. "Trabalho desde os 10 anos e tenho orgulho de dizer que o maior patrimônio que estou construindo é a minha biografia, pautada em ética, trabalho e respeito às pessoas. Há cerca de um mês, tive a oportunidade de conhecer o agora governador Belivaldo Chagas e confesso que fiquei positivamente impressionado com a pessoa pública que ali estava, demonstrando conhecimento profundo dos principais desafios do Estado e uma vontade latente de fazer cada vez mais e melhor pelo povo sergipano. Nossa energia estará sempre focada na busca de soluções, soluções estruturantes, deixando de lado as medidas simplistas e de curto prazo. Buscaremos ações que melhorem a produtividade e se revertam em desenvolvimento econômico social e que sejam sustentáveis a médio e longo prazos", defendeu Ademário Alves de Jesus.     

Educação      
                                                                       
Muito bem recepcionado e aplaudido na Secretaria de Educação, onde já foi gestor, Belivaldo Chagas deu posse ao agora secretário de Educação Josué Modesto Subrinho. Para Belivaldo, o novo gestor da Educação traz a experiência adquirida na área ao longo da sua vida com docente e depois reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Quero dizer da minha tranquilidade e felicidade ao empossar Josué nesta pasta que considero uma das mais importantes. Sei que competência não lhe falta e tenho certeza que dedicação também não faltará no desempenho das atividades da Secretaria. Sei da importância de ser secretário da Educação, aqui aprendi a conviver com o contraditório, aprendi a ouvir. E peço que mantenha um excelente diálogo com os sindicatos que compõem a Educação, porque os servidores têm que ser ouvidos".

Em seu discurso de posse, Josué Modesto questionou sobre o que aconteceu nos últimos 40 anos no Brasil com a escola pública e citou o exemplo do Atheneu como formador de grandes homens e mulheres à frente hoje de órgãos, empresas, cargos e funções de reconhecimento em Sergipe. "Somos a geração que testemunhou o auge do prestígio da escola pública no Brasil, que deu mais crédito e observou a escola pública como alavanca de transformação social, da construção de uma sociedade maior. É doloroso constatar sua contínua degradação e também o surgimento e difusão de pensamentos que negam o papel transformador da Educação".

Fotos: Marcelle Cristinne/ASN


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/04
21:57

Governador define prazo para reinaugurar a nefrologia do HUSE

O governador Belivaldo Chagas e o secretário de Estado da Saúde Almeida Lima se reuniram na noite desta segunda-feira. No encontro, Chagas disse que quer o Centro de Nefroligia em pleno funcionamebto até no mais tardar o próximo dia 20.

O governador ficou contrariado com o que no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), uma casa de saúde que exala mau cheiro desde a sua inauguração e tomada por pessoas carentes jogadas ao Deus dará.


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
09/04
21:56

Governador empossa secretários da Educação e da Fazenda nesta terça, 10

A posse do novo secretário da Fazenda, Ademário Alves, ocorre às 10 horas na sede da Sefaz. Logo em seguida, às 11h30, será empossado o novo gestor da Educação, Josué Passos

O governador Belivaldo Chagas convida para a posse dos secretários de Estado da Educação e da Fazenda, Josué Passos e Ademário Alves, nesta terça-feira (10). A posse do secretário da Fazenda ocorre às 10 horas na sede da Sefaz. Logo em seguida, às 11h30, será empossado o novo gestor da Educação, no auditório da Seed.

Ademário Alves é natural de Carira e atua há 18 anos nas áreas administrativa, gerencial e financeira. Com formação em Comunicação, Ademário é mestre em Gestão empresarial, tem MBA Executivo em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e ingressou no Banco do Nordeste em 2006, onde exercia a Gerência Geral da agência Recife Centro, maior agência do estado de Pernambuco e a 3ª maior agência do Banco do Nordeste, com um ativo aproximado de R$ 4 bilhões. Ademário chega à Secretaria de Estado da Fazenda em substituição a Josué Passos.

Josué Modesto dos Passos Subrinho assumiu a Secretaria da Fazenda em fevereiro de 2017 e passa, agora, para a Pasta de Educação.  Nasceu em Ribeirópolis. É graduado em Ciências Econômicas pela UFS (1977), possui mestrado (1983) e doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp (1992), na área de História Econômica. Foi vice-reitor da UFS no período de 1996 a 2004 e reitor de 2004 a 2012. É professor associado do Departamento de Economia (DEE/CCSA) e exercia o cargo de reitor ‘Pro tempore’ da Universidade Federal de Integração Latino Americana – Unila, em Foz do Iguaçu. 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/04
21:55

Governo finaliza folha de pagamento nesta quinta, dia 12

Na quinta-feira (12), recebem integralmente os aposentados e pensionistas

O governo do Estado dá prosseguimento ao pagamento de servidores nesta quarta-feira (11), quando recebem os servidores lotados nas autarquias, empresas e secretarias de Estado.

Na quinta-feira (12), recebem integralmente os aposentados e pensionistas, finalizando a folha de pagamento.

O Estado iniciou o pagamento de servidores no dia 30, quando receberam os professores e servidores da Educação lotados em escolas e servidores do Ipesaúde, Sergipeprevidência, Segrase e Agrese.
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/04
21:53

ITPS vai iniciar fiscalização em plataformas de petróleo de Sergipe

Fiscais vão verificar computadores medidores de vazão nas plataformas de petróleo e também nos campos de produção terrestres; Objetivo é aperfeiçoar o controle da produção de petróleo e gás no Brasil

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vai iniciar a fiscalização dos computadores medidores de vazão instalados em plataformas marítimas, usinas de álcool, poços de petróleo e distribuidoras de combustível instalados em Sergipe.

Essa ação atende a uma determinação do Inmetro, que convocou cinco dos maiores estados produtores de petróleo do país (Rio de Janeiro, São Paulo, São Paulo, Espírito Santo, Amazonas e Bahia) para atuar em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) no controle da produção nacional.

Fiscais do Inmetro em vários estados vão fazer a verificação dos computadores medidores de vazão. Esses equipamentos registram e informam a quantidade de petróleo produzida nas plataformas e nos locais de produção em terra, assim como o volume gerado nas distribuidoras de combustível.

“Essa fiscalização visa garantir a correta medição dos volumes de petróleo e gás natural e a integridade destes dados. Nas áreas de distribuição os medidores atuam como grandes bombas de combustível que calculam o valor do volume comercializado. Já nas áreas de produção o instrumento indica e transmite (para a ANP) a quantidade diária produzida. Sobre essa quantidade incidem cálculos de royalties, e por isso, a relevância de verificar o funcionamento correto desses equipamentos”, explica o gerente executivo de metrologia e qualidade do ITPS, Moater Paulon.

A etapa inicial do processo de deflagração das fiscalizações envolve a capacitação dos agentes fiscais. A primeira ação ocorreu em março, durante o Encontro Nacional do Inmetro em Vitória-ES, quando os fiscais participaram de palestras com representantes da Agência Nacional de Petróleo, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem/SP) e do Inmetro. Nos próximos meses, os fiscais passarão por capacitações técnicas para verificação do equipamento e também por cursos de segurança em plataformas, conforme exigidos pelas empresas petrolíferas. A partir dessa fase, as equipes do ITPS iniciarão as fiscalizações, mantendo um calendário de ações em acordo com a ANP.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
09/04
21:46

Governador cobra definição de data para funcionamento do Centro de Nefrologia

Belivaldo Chagas visitou diversos setores do Huse e buscará soluções para melhor atendimento na unidade

O governador Belivaldo Chagas visitou, na manhã desta segunda-feira (09), o Hospital de Urgência de Sergipe(Huse) para verificar a situação do Centro de Nefrologia. Belivaldo aproveitou para averiguar a situação de outros setores do maior hospital público de Sergipe e cobrou melhorias, um serviço mais humano no atendimento, assim como uma data especificar para o efetivo funcionamento da Nefrologia.

“Na semana passada, tivemos dois eventos em um mesmo dia. Após a inauguração, a nova unidade de Radioterapia está funcionando bem, o que é um grande serviço prestado à população com a reivindicação de muito tempo, na qual o governador Jackson Barreto e o secretário Almeida Lima fizeram de tudo para fazer acontecer e agora está acontecendo. No mesmo dia, houve a visita ao Centro de Nefrologia, que foi dado como inaugurado, mas,como constatei hoje in loco, ainda não está funcionando. Houve um equívoco, pois quando fazemos a entrega, as pessoas entendem que o serviço será em seguida disponibilizado, o que é normal. Por isso, naquela ocasião, se não estava pronto para funcionar, deveria ser tratado como visita e não inauguração. O que quero agora é uma data efetiva de quando vai começar a funcionar. Quero retornar aqui logo, não para inaugurar, mas para ver as pessoas sendo atendidas”, afirmou Belivaldo Chagas. 

O chefe do Executivo estadual também visitou os outros setores do Huse.“Fui a diversos leitos e não gostei do que vi. Alguns podem até dizer que eu não tenho conhecimento de causa, que digam. Um paciente, por exemplo, aguardar três meses para marcar uma cirurgia, isso é desumano. Fiquei chocado e não teria como não ficar, porque tenho coração. Estou cansado de ouvir que isso será resolvido e tudo continuar igual. Convocarei uma reunião com o secretário para que ele me explique porque nós ainda estamos nessa situação e saber o que está previsto para acabar com isso que eu vi aqui hoje. Hospital não é hotel, os pacientes não podem passar tanto tempo aqui aguardando atendimento. Fiz questão de estar aqui para ver e sentir de perto. Claro que, em parte, entendemos, compreendemos que há um grande movimento e percebemos que há um alto número de atendimentos médicos, ouvimos pessoas elogiando as refeições, que não falta medicamento em determinada área. Também precisamos exaltar o esforço dos servidores, a dedicação e o muito que é feito aqui, a equipe do hospital tem dado tudo de si”, desabafou o governador.

Belivaldo reafirmou que a Saúde e a Segurança serão prioridades na sua gestão. “Não vou me omitir, o preço da omissão é alto. Retornarei ainda esta semana para verificar se as situações mais urgentes foram providenciadas. E voltarei outras semanas, porque, desde o momento que assumi, disse que tenho preocupação do governo como um todo, mas a Saúde e a Segurança são prioridades. Pretendo saber o que pode ser feito. Não estou dizendo que vou resolver, mas vou dar tudo de mim para fazer o melhor, assim que não pode continuar. Sei que os esforços são enormes e muito está sendo feito, mas quero acelerar. Prefiro acelerar os atendimentos dos hospitais do que as obras. Se está faltando recurso, paremos a obra e vamos atender as pessoas. Quero conhecer o relatório do secretário Almeida Lima, quais são as obras que estão em andamento, quais são os custos , porque precisamos priorizar é isso aqui, o atendimento”.

Foto: Jorge Henrique


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos