14/03
18:59

Inscrições abertas para o III Fórum Sergipano de Cultura Indígena no Centro Cultural de Aracaju

Intuito é dar visibilidade a importância do diálogo entre os  indígenas e não-indígenas

Estão abertas, até o dia 11 de abril, as inscrições para o III Fórum Sergipano de Cultura Indígena. O evento é uma realização da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Associação Nacional de História de Sergipe (ANPUH/SE), e acontecerá no Centro Cultural de Aracaju.

Nesta edição, o tema central do III Fórum Sergipano de Cultura Indígena é ‘Os povos indígenas no cenário político atual’. O evento será rodeado de palestras, debates e exibições de documentários sobre a cultura dos índios. O público alvo é formado por estudantes, professores, pesquisadores e membros de comunidades indígenas. 

O intuito é dar visibilidade a importância do diálogo entre os  indígenas e não-indígenas, com o objetivo de garantir a difusão do conhecimento acerca dos desafios atuais que afetam esses povos e de se apontar caminhos viáveis para a superação do desrespeito à cultura deles e para a garantia dos direitos dos índios.

As inscrições podem ser realizadas através do email: centro.cultural@aracaju.se.gov.br ou presencialmente no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão. Mais informações através do telefone (79) 3214-5387.

Fonte: AAN
Foto: Funcaju


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/03
18:51

Secretária Waneska Barboza apresenta relatório quadrimestral em Audiência Pública na CMA

 A explanação ocorreu nesta quarta-feira, 13

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barbosa, apresentou o resultado do Relatório do 3º Quadrimestre de 2018 para os vereadores. A explanação ocorreu nesta quarta-feira, 13, por meio de Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Durante a apresentação, Waneska Barboza mostrou os indicadores de pactuação interfederativa que correspondem a 2018, mostrando dados de morbidade e mortalidade, ressaltando a oferta e a produção de serviços e sobre a fonte dos recursos aplicados.

Dentre os principais índices apresentados está o aumento da proporção de partos normais no SUS e na saúde suplementar, além do aumento da mortalidade infantil. Sobre os serviços ofertados à população, a secretária apresentou a implantação do Prontuário Eletrônico em 20 Unidades de Saúde até dezembro de 2018.

Outros destaques da apresentação foi a Construção da UBS do bairro 17 de Março e as reforma e ampliações de 9 Unidades de Saúde e 5 revitalizações de outras unidades. A captação de recursos para a construção de 6 polos da Academia da Cidade e para implantação de 8 equipes do programa “Melhor em Casa” também foi frisada pela secretária. “O programa ‘Melhor em Casa’ beneficia pacientes que podem ter alta, mas que precisam de um atendimento especializado, para receberem o mesmo atendimento que pode ser feito no hospital no conforto e ao lado de familiares em sua própria casa, por uma equipe qualificada”, salientou a secretária enfatizando ainda a aquisição de novos equipamentos, a revitalização do Cemar Siqueira Campos, as readequações físicas nos Hospitais Municipais e a implantação do prontuário eletrônico no Nestor Piva. Segundo Waneska, os índices de infestação do Aedes aegypti de 2018 foram menores que em 2017.

Termo de Compromisso

De acordo com a secretária, para resolver a situação da greve dos médicos, foi realizado um termo de compromisso para pagamento da carga horária no período da greve dos profissionais médicos. “É importante lutar pela melhoria salarial, mas o que não queríamos é que a população ficasse desassistida, então fizemos esse termo para que os médicos que paralisaram tivessem seus salários pagos com a condição de reverter o tempo da greve em mais atendimento à população”.

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: CMA
Foto: César de Oliveira


Política
Com.: 0
Por Redação
14/03
18:42

Seplog reúne sindicatos e esclarece situação do convênio de assistência à saúde

A ação visa justificar a razão da administração municipal não ter concordado com o reajuste proposto

Esclarecer às lideranças sindicais sobre a proposta de reajuste apresentada pelo Ipesaúde. Essa foi a temática abordada em reuniões realizadas pelo secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, e os dirigentes de diversos sindicatos representantes de categorias profissionais da administração municipal. A iniciativa começou na última quarta-feira, 13, e se estende até a próxima sexta-feira, 15. A ação visa justificar a razão da administração municipal não ter concordado com o reajuste proposto. Já se reuniram com a Seplog o Sindicatos dos Servidores Públicos do Município (Sepuma), o Sindicato dos Professores do Município (Sindipema), o Sindicato dos Guardas Municipais (Sigma), Sindicatos dos Trabalhadores na Área da Saúde (Sintasa) e Sindicato dos Cirurgiões Dentistas (Sinodonto). 

De acordo com o secretário Augusto Fábio, esta é uma medida fundamental para que as lideranças conheçam detalhes da proposta apresentada e, sobretudo, o impacto que ela representará para o conjunto de servidores.Isto, ainda conforme Augusto Fábio, justifica o fato da proposta não ter sido acatada pela administração municipal. Para o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde (Sintasa), Augusto Couto, é muito importante que os sindicalistas conheçam profundamente a proposta e o que ela representa para os servidores. Já o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sepuma), Nivaldo Fernandes, destaca que já provocou, inclusive, o Ministério Público para acompanhar essa questão.
Proposta 

No início da tarde desta quinta-feira, 14, o Ipesaúde enviou uma proposta alternativa à inicialmente apresentada, cuja novidade seria um desconto de 20% nos percentuais de reajuste nos próximos seis meses, quando, então, passaria a vigorar a tabela apresentada anteriormente. A posição da administração municipal continua a de não aceitar a referida proposta, já que os índices de reajuste continuam muito acima da capacidade de pagamento dos servidores e da administração municipal. Diante do impasse, a administração municipal inicia a prospecção de outras operadoras de saúde que atuam no mercado para avaliação. 

Fonte: AAN
Foto: Ascom/Seplog


Política
Com.: 0
Por Redação
14/03
18:41

Inscrições para a Escola de Artes Valdice Teles começam segunda-feira

São 562 vagas ofertadas, divididas em 26 cursos diferentes

A Escola de Artes Valdice Teles (EAVT), unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), começa na próxima segunda-feira, 18, as inscrições para alunos iniciantes, até o dia 22 de março. Para os discentes da casa, a data para rematrícula é de 25 a 29 de março. As aulas estão previstas para iniciar em abril.

No total, são 562 vagas ofertadas, divididas em 26 cursos diferentes. São eles: Dança Contemporânea; Jazz; Dança Afro - Orixás; Dança do Ventre; Dança de Salão; Ballet Adulto; Consciência Corporal para a Terceira Idade; Dança Moderna; Dança Afro; Capoeira; Acordeon; Violão Clássico; Violão Popular; Flauta Transversal; Ukulelê; Sax; Teclado; Piano; Violino; Cavaquinho; Contrabaixo; Improvisação para Todos os Instrumentos; Desenho; Aquarela; Teatro; e Implementação à Técnica Violonística. 

O procedimento de matrícula será realizado em duas etapas. De início, os interessados deverão comparecer à Escola de Artes com documentos fundamentais como RG, CPF e comprovante de residência para o preenchimento da ficha de inscrição. Para o curso de Música, o inscrito passará por uma triagem para saber o seu nível de aptidão com o instrumento. Lembrando que todos os alunos deverão levar seus próprios instrumentos para as aulas. A sede da Escola de Artes Valdice Teles fica localizada na rua Vila Cristina, nº 354, no bairro São José. Mais informações através do telefone 3211-6913.

Fonte: AAN
Foto: Funcaju


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/03
18:23

Kitty Lima presidirá Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alese

Ela comandará os trabalhos da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, e integrará ainda diversas comissões

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) oficializou a formação das Comissões Permanentes da 19ª Legislatura da Casa para o 1º biênio (2019-2021). Dos 15 grupos de trabalhos que têm como objetivo deliberar sobre as proposições apresentadas pelos parlamentares, isto é, os Projetos de Lei protocolados na Casa, a deputada estadual Kitty Lima (Rede) a integrará sete comissões, sendo uma como presidente.

A parlamentar comandará os trabalhos da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, e integrará ainda as comissões de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação; Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social; Energia e Comunicações; Agricultura e Meio Ambiente; Redação Final; e de Ética e Decoro Parlamentar. Para a parlamentar, poder atuar de forma direta nas comissões fortalece ainda mais o trabalho de defesa dos interesses dos sergipanos.

Fonte: Alese/Ascom Parlamentar
Foto: Gilton Rosas


Política
Com.: 0
Por Redação
14/03
18:21

Exposição em homenagem aos 164 anos de Aracaju é inaugurada no Arquivo Público Municipal

Ela permanecerá aberta até o dia 29 de março

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), inaugurou nesta quinta-feira, 14, no Arquivo Público Municipal, a exposição ‘Marcas do Tempo. Aracaju, 164 anos’. A mostra traz momentos marcantes da história da capital sergipana, como a chegada do telefone, as comemorações dos 100 anos de fundação (1955), obras importantes de infraestrutura  da cidade e muito mais. 

“A exposição é para relembrar o que aconteceu na nossa história e quais foram nossas evoluções, já que toda época evolui e tem seus momentos. Aqui o visitante encontrará, também, detalhes sobre os gestores de Aracaju e o que deixaram para serem lembrados”, explicou a coordenadora do Arquivo Público Municipal, Rita de Cássia Valença. 

Durante visita à exposição, é possível encontrar documentos históricos de grande importância e nunca vistos pelos aracajuanos. “Temos também como intuito trazer à população ao Arquivo Público da nossa capital, visando dar conhecimento de muitas documentações que não foram exploradas e é importante que o público veja a riqueza histórica que temos no nosso acervo”, destacou Rita de Cássia. A exposição permanece aberta até o dia 29 de março, no Arquivo Público Municipal, que fica localizado na rua Estância, nº 36, Centro. Informações ou agendamento de visitas em grupo, através do telefone (79) 3179-1381.

Fonte: AAN
Foto: Edinah Mary


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/03
17:00

Inspeção em Planos de Saúde é realiada pela Defensoria Pública e Procon Estadual

Ação é alusiva ao Dia do Consumidor, celebrado mundialmente em 15 de março

O Dia do Consumidor ocorre mundialmente em 15 de março e, para celebrar a data, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor, em parceria com o Procon Municipal realizaram na quarta-feira (13), inspeções nos planos de saúde Hapvida, Unimed e Plamed para verificar se as operadoras atendem às normas da Agência Nacional de Saúde (ANS) no momento em que o consumidor está contratando o serviço.

Durante a fiscalização realizada pelas defensoras públicas do Núcleo do Consumidor, Juliana Falcão e Elizabete Luduvice, pela diretora do Procon Estadual, Tereza Raquel, e pela fiscal Maria Cláudia, ficou constatado que há deficiência no repasse de algumas informações ao consumidor em algumas operadoras como: ausência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor, desconhecimento por parte dos atendentes de algumas empresas credenciadas dos planos, entre outras falhas. Segundo a defensora pública Juliana Falcão, a inspeção foi realizada em virtude da grande demanda de reclamações relacionadas a planos de saúde que chega ao Núcleo. Ainda, de acordo com ela, foi verificado que haveria aparente falha no repasse das informações e fornecimento da documentação adequada na fase da contratação.

Para Juliana Falcão, as inspeções foram importantes para verificar as dificuldades enfrentadas pelos consumidores. “A falta de informações pode resultar em mais demandas judiciais, portanto, após a coleta de maiores elementos, serão adotadas pelo Núcleo da Defensoria as medidas pertinentes para solução dos problemas apresentados”, enfatizou. Para a fiscal do Procon Municipal, Maria Cláudia, um dos pontos incomum foi a questão da informação ao portador de deficiência. “Os planos não dão acesso ao contrato, guia de leitura contratual e manual para portadores de deficiência”, constatou.

Fonte: ASN
Foto: Ascom/DPESE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/03
16:56

Corpo de Bombeiros promove solenidade de promoção de oficiais e homenagem aos militares que atuaram em Brumadinho

A solenidade ocorrerá na próxima segunda-feira, 18, no auditório do Ministério Público de Sergipe; ainda ocorrerá também entrega de medalhas

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realiza na próxima segunda-feira, 18, as 9h, no Auditório do Ministério Público de Sergipe, na capital sergipana, uma solenidade alusiva a promoções do quadro de oficiais, entregas de medalhas e homenagem aos bombeiros que atuaram na cidade de Brumadinho (MG).

A solenidade contará com a promoção de nove oficiais e um praça que ascenderá ao primeiro posto de oficial. Durante a formatura também serão entregues 26 condecorações de medalhas de Mérito Bombeiro Militar a personalidades civis e a policiais e bombeiros militares, que contribuíram notavelmente com a corporação. Cinco Medalhas de Ouro serão concedidas a militares com mais de 27 anos de efetivo serviço; 15 bombeiros, que possuem mais de 20 anos de serviço, serão agraciados com Medalha de Prata e; as Medalhas de bronze serão entregues para homenagear 10 bombeiros militares, por possuírem mais de 10 anos de serviço ativo.

A solenidade contará também com uma homenagem aos militares que atuaram na operação de busca e resgate na cidade de Brumadinho (MG), causada pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, desenvolvida entre os dias 7 a 22 de fevereiro deste ano. Durante a operação, foram empregados cinco militares e quatro cães do Serviço de Busca e Salvamento com cães (SBRESC) do CBMSE.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos