11/12
17:00

Diretor da Escola do Legislativo apresenta balanço anual na Câmara

Diretor da Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima foi o responsável por ocupar a Tribuna e apresentar aos parlamentares as ações do ano atual

O diretor da Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, Vander Costa, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ocupou a Tribuna da Casa na manhã desta terça-feira, 11, para apresentar aos parlamentares as ações desenvolvidas no ano de 2018 e projetos para o ano de 2019.

Vander Costa afirmou todo o trabalho desenvolvido no ano 2018 foi previamente planejado e elaborado no ano anterior e que por isso obtiveram êxito. “Todo nosso trabalho é planejado previamente  para que ele ocorra de maneira exímia. Tínhamos uma meta de atingirmos um total de 500 alunos na escola, mas com o lançamento do último curso conseguimos atingir o quantitativo de 616 alunos que passaram por lá”.

Antes de iniciar as atividades previstas para o ano de 2018, uma equipe da Escola do Legislativo visitou à Câmara para realizar pesquisas e descobrir quais os principais cursos requeridos pelos servidores da Casa. “Utilizamos técnica e conseguimos devolver um bom trabalho. O nosso foco maior era o servidor da Casa, por isso fizemos pesquisas a respeito das necessidades de conhecimento deles para que pudéssemos oferecer cursos compatíveis a isto”.

O trabalho e novos cursos que para os servidores da Câmara e da população aracajuana estão na pauta educacional para o ano de 2019. “Em 2018 focamos no servidor da Câmara e pudemos mostrar a sociedade qual o papel da Escola do Legislativo. Próximo ano pretendemos ampliar nossa área de atuação e desenvolver atividades voltadas para todos, sejam eles servidores ou não”.

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: CMA
Foto: Gilton Rosas


Política
Com.: 0
Por Redação
11/12
16:41

Vereadores apreciam duas proposituras nesta terça-feira, 11

Ambas as proposituras eram Projetos de Lei

Na manhã desta terça-feira, 11, durante a votação da Pauta do Dia da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) os parlamentes aprovaram duas proposituras sendo estes Projetos de Lei.

O projeto de Lei de nº 297/2018, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), foi aprovado em 2º votação e dispõe sobre a criação no município de Aracaju o bairro Dom Luciano, popularmente conhecido como “Loteamento Pau Ferro”.

O Projeto de Lei de nº 143/2018, de autoria do vereador Iran Barbosa (PT), foi aprovado em 1º votação e altera dispositivos da Lei nº 4.825/2016, que dispõe sobre os serviços de psicologia escolar e assistência social nas escolas de rede municipal de ensino e determina outras providências.

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe, Joana Monteiro, ocupou a Tribuna da Câmara para pedir apoio dos vereadores e explicar a importância da ampliação de atuação do assistente social nas escolas. “Nós buscamos aprimorar o espaço educacional e dizer que a escola é o locus e um espaço privilegiado de trabalho do assistente social. Nós estamos representando uma categoria que tem muito anseio que o assistente social seja inserido no espaço educacional no município”.

O autor da propositura, Iran Barbosa, falou que apesar da Lei existir o dispositivo  irá ampliar a atuação dos profissionais. “Em Aracaju  já tem uma lei que propõe a inserção desses dois profissionais na rede municipal de ensino. Porém, os assistentes identificaram que existe uma série de carência quanto a atuação, por isso estou trazendo esta alteração a Plenário”.

Fonte: CMA
Foto: Gilton Rosas


Política
Com.: 0
Por Redação
11/12
16:29

Eleição no MP compõe o Conselho Superior para o próximo biênio

Foram eleitos para integrar o Conselho no próximo biênio, os Procuradores de Justiça Dr. Josenias França do Nascimento com 91 votos, Dra. Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça com 90 votos e Dr. Luiz Valter Ribeiro Rosário com 61 votos

Os integrantes do quadro ativo do Ministério Público de Sergipe participaram, na manhã de ontem, 10, do processo eleitoral para a composição do Conselho Superior. Foram eleitos para integrar o Conselho no próximo biênio, os Procuradores de Justiça Dr. Josenias França do Nascimento com 91 votos, Dra. Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça com 90 votos e Dr. Luiz Valter Ribeiro Rosário com 61 votos.

O pleito, de voto secreto, obrigatório e plurinominal, foi realizado das 8h às 12h na sala do Colégio de Procuradores de Justiça na sede do MP. Além dos três eleitos, compõem o Conselho Superior o Procurador-Geral de Justiça, o Corregedor-Geral e o Secretário-Geral.

Atribuições do Conselho Superior

O Conselho Superior do Ministério Público é um órgão deliberativo incumbido de fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público, bem com de velar pelos seus princípios institucionais.

O artigo 10º do Regimento Interno do Conselho Superior prevê atribuições, entre elas estão: indicar os Procuradores de Justiça que integrarão a Comissão de Concursos de Provas; acompanhar sindicâncias e processos administrativos; propor correições; realizar visitas de inspeção; acompanhar procedimentos extrajudiciais; propor medidas convenientes ao aprimoramento dos serviços; deferir os processos de promoção e remoção do Membros Ministeriais Sergipanos; dentre outras.

Fonte: MP-SE
Foto: Mônica Ribeiro


Política
Com.: 0
Por Redação
11/12
16:24

Alerta Celular ultrapassa marca de cinco mil cadastros em menos de dois meses

Ferramenta foi lançada no dia 24 de outubro deste ano

O número de dispositivos cadastrados no Alerta Celular tem aumentado a cada dia. Em menos de dois meses, a ferramenta disponível no Portal do Usuário e que permite a rápida comunicação de roubo, furto ou perda de celulares, já alcançou mais de cinco mil aparelhos. A ferramenta foi lançada no dia 24 de outubro pela Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE).

Do lançamento até esta terça-feira, 11, já foram contabilizados 5.161 aparelhos celulares cadastrados. O Alerta Celular permite que o usuário faça o cadastro dos códigos que identificam cada aparelho celular (IMEI), de números para contato e a emissão de um alerta em casos de roubo, furto ou perda do celular. Até a divulgação desses dados, a quantidade de alertas emitidos era de 347.

Leandro Azevedo, que é analista de sistemas do Departamento de Tecnologia da Informação da SSP (DTI), explicou a importância da utilização do novo sistema. “Com o lançamento do Alerta Celular conseguimos identificar um alto índice de novos usuários cadastrados no Portal Cidadão SSP/SE e, consequentemente, novos dispositivos cadastrados no serviço Alerta Celular. Esses resultados nos trazem uma segurança de que a população irá aderir ao serviço Alerta Celular e também demonstra que a importância deste serviço foi passada com êxito aos cidadãos”, explicou.

Na utilização do sistema, caso não seja confeccionado o boletim de ocorrência, o alerta perderá a validade após dois dias da comunicação feita por meio do Alerta Celular. Além disso, recomenda-se que, caso o celular comporte mais de um chip, que o usuário realize o cadastro de todos os IMEIs daquele aparelho celular, contribuindo para que a possibilidade de recuperação do bem seja ainda maior.

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
10/12
19:50

Emília Corrêa e Lucas Aribé ingressam com Ação Popular em face do reajuste da tarifa

Os vereadores contestam que o Executivo decretou o reajuste da passagem de ônibus sem que a planilha de custos tenha passado pela Casa Legislativa para análise dos parlamentares 

No último sábado, dia 08, dois dos vereadores da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emília Corrêa (Patriota) e Lucas Aribé (PSB), ingressaram com uma Ação Popular em face do reajuste exorbitante da tarifa do transporte urbano de Aracaju que passou de R$ 3,50 para 4,00 e que já está em vigor na capital.

Segundo Emília, o objetivo da fundamentação é que seja concedida tutela antecipada, em caráter de urgência liminar, para suspender, provisória e imediatamente, a vigência do Decreto Municipal N° 5.824/2018 fazendo o valor da tarifa retornar ao patamar anterior a sua publicação, ou seja, R$ 3,50.
 
O vereador Lucas Aribé enfatiza que um município que não oferece melhorias nos terminais de ônibus, nos abrigos, nos pontos, em acessibilidade para as pessoas, segurança para os usuários não pode aumentar a tarifa.
 
Os parlamentares destacaram que antes do Executivo ter decretado o reajuste da passagem de ônibus na capital, deveria ter enviado para a Casa Legislativa a planilha de custos para que os parlamentares pudessem analisar os valores e chegarem num consenso, pois está previsto no parágrafo 1° do artigo 238 da Lei Orgânica

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: CMA
Foto: Assessoria/Emília Corrêa


Política
Com.: 0
Por Redação
10/12
19:40

Estreia nacional do musical "Um sonho de Natal" acontece no Museu da Gente Sergipana nesta sexta, 14

Espetáculo da Cia das Artes Tetê Nahas será aberto ao público e integra o “ Natal da Gente” que será realizado no estacionamento do museu

Qual é o verdadeiro sentido do natal? A pergunta que todos os anos muitos se fazem e fazem uns aos outros é a temática que norteia o novo musical da Cia das Artes Tetê Nahas: Um Sonho de Natal. A peça é uma livre adaptação da Cantata “Um Natal Inesquecível”, de Claire Cloninger e Gary Holds. Na história uma família relembra os momentos que passaram juntos nos natais passados ao passo que se organizam para mais uma festa. A estreia nacional acontece nesta sexta feira (14), às 18h00, no Museu da Gente Sergipana.
 
Logo após a encenação, acontecerão apresentações dos grupos culturais do ciclo natalino do município de Japaratuba: Guerreiro e Pastoril de Forges. E para finalizar a noite, apresentação musical da Orquestra Jovem de Sergipe – projeto que atende mais de 100 crianças e adolescentes do bairro Santa Maria, proporcionando a iniciação e o aprimoramento musical através do encontro com a música clássica.

Durante todo o evento, acontecerá a Feirinha da Gente, onde artesãos e expositores irão comercializar artigos tradicionais e contemporâneos, reunindo em um único espaço a diversificada e talentosa arte sergipana. 

Para mais detalhes, clique aqui.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Ascom/Instituto Banese


Variedades
Com.: 0
Por Redação
10/12
19:30

Obras de revitalização da Orla Pôr do Sol já estão 80% concluídas

A reforma do ponto turístico foi iniciada no mês de junho deste ano, e abrange toda a extensão da orla, num investimento total de  R$ 1.821.392,44, oriundos do Prodetur e viabilizado por uma linha de crédito entre o governo e o BID

As obras da Orla Por do Sol Cleomar Brandi, localizada na região do Mosqueiro, em Aracaju (SE), estão em fase final de execução. De acordo com informações do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), cerca de 80% do serviço já foi concluído, faltando apenas a implantação do Circuito de TV e o término do aditivo da obra, que contempla a construção de um atracadouro flutuante.

A reforma da Orla Por do Sol, executada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e em parceria com a Prefeitura de Aracaju, é fruto de investimentos que totaliza R$ 1.821.392,44. Os recursos são oriundos do Prodetur, viabilizado por uma linha de crédito entre o governo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID).

De acordo com engenheiro fiscal da Prodetur, Cayo Filipe Santos, o cronograma da revitalização do local foi cumprido dentro do tempo estimado, e a reforma trará ainda mais conforto e beleza aos sergipanos e turistas que visitam a região.

"A recuperação da orla em si já está praticamente pronta. Estamos realizando a construção do atracadouro, um projeto muito importante para o local, pelo fato de ser flutuante. Isso possibilita uma maior acessibilidade às pessoas com deficiência, de baixa mobilidade e idosos", destacou o engenheiro.

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Marcos Rodrigues/ASN


Variedades
Com.: 0
Por Redação
10/12
19:20

FSF suspende partida final do Campeonato Sergipano Feminino entre Canindé e Real Sergipe

Gramado do estádio Andrezão estava completamente alagado

Devido as fortes chuvas que caíram na madrugada deste domingo (09) no município de Canindé de São Francisco, na região do alto sertão de Sergipe, o Departamento de Competições da Federação Sergipana de Futebol (FSF), após analisar as condições do gramado do estádio Andrezão, decidiu suspender a segunda partida da final do Campeonato Sergipano Feminino entre Canindé e Real Sergipe.

De acordo com o diretor do Departamento de Competições da FSF, é um risco muito grande a realização da partida. "Neste momento vamos priorizar a integridade das atletas e demais envolvidos na partida. O gramado do Andrezão está totalmente alagado e se a partida acontecesse não seria digna de uma final” finalizou.

Essa será a segunda partida da final do estadual. Na primeira, a equipe do Real Sergipe venceu por 1-0, adquirindo a vantagem do empate no confronto de volta. Caso o Canindé vença pela diferença de um gol, a definição da equipe campeã será nos pênaltis.

Fonte e foto: FSF


Esportes
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos