19/09
08:09

Procon Aracaju intensifica fiscalizações nos supermercados

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Procon Aracaju, intensifica as fiscalizações em supermercados localizados na capital sergipana. A ação, que é desenvolvida em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, identificou nesta segunda-feira, 18, estabelecimentos que mantinham expostos produtos fora do prazo de validade. A duplicidade de preços também foi um dos problemas detectados durante a vistoria.  

De acordo com o coordenador de fiscalização do Procon Aracaju, Francisco Costa, entre os produtos que apresentaram problemas relacionados com a precificação estavam leite, charque, dentre outros itens. Além disso, um dos supermercados visitados, no bairro Orlando Dantas, possuía produtos fora do prazo de validade, entre eles mortadela, pipoca de micro-ondas e outros. "Os itens encontrados fora do prazo de validade foram recolhidos pela Vigilância Sanitária e nós multamos o estabelecimento", afirmou o coordenador.

A principal orientação do Procon Aracaju aos consumidores é que a validade dos produtos seja  observada no momento da compra, para evitar transtornos. No entanto, caso a data de validade esteja extrapolada e o cidadão note após a compra, é possível reivindicar os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). "Nessa situação, o consumidor deve estar com a nota fiscal em mãos, ou comprovante que mostre a data que o produto foi comprado. Também é preciso estar com o próprio produto ou embalagem para comprovar que o item estava fora do prazo para consumo", explicou a coordenadora de atendimento do Procon Aracaju, Jamile Abud.

A coordenadora informa que, nesse caso, o consumidor pode solicitar reembolso ao estabelecimento ou abrir um procedimento junto ao Procon Aracaju. Para realizar denúncias o órgão disponibiliza o número telefônico 151, através do qual é possível relatar o problema e receber orientações. Diante da avaliação do caso, a equipe de fiscalização poderá ser deslocada para  vistoriar o local e adotar as medidas cabíveis.  

Foto: Ascom/Semdec


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/09
08:06

Pastor Antônio solicita agilidade na reabertura do Hospital da Polícia Militar

O deputado pastor Antônio dos Santos (PSC), pediu durante pronunciamento na tarde desta segunda-feira, 18 na sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que o governador Jackson Barreto (PMDB) e o secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, possam agilizar a reabertura do Hospital da Polícia Militar (HPM), para que o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), seja desafogado.

“Solicito a reabertura do HPM para que possam colocar a disposição da população e aliviar a situação do Huse, cujos corredores estão superlotados. Eu tenho andado no hospital e percebido que o hospital está se transformando numa fábrica de mutilação, por conta de tantos acidentes de motos. As pessoas que transitam de moto e de bicicleta precisam ter mais cuidado”, lamenta.

Pastor Antônio disse que na manhã desta segunda-feira esteve no Hospital de Urgência de Sergipe. “Sempre vou no Huse, e hoje vi ali um amontoado de gente. Eu não quero cobrar da gestão, pois tenho visto esforço do secretário e do diretor, mas a quantidade de gente vítima de acidentes e atentado contra a vida é muito grande. Um corredor de catástrofe cheio de macas e pessoas precisando de atendimento. É impossível dar atendimento digno num estado de lotação daquele, sem ter acomodação digna e faltando medicamentos e insumos. Enquanto isso, o HPM está fechado, com várias enfermarias, seis UTIs e espaço, mas a população continua sendo maltratada

Por Agência de Notícias Alese
Foto: César de Oliveira


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
19/09
08:00

ARACAJU - Parque produz sementes e é usado para o lazer e caminhadas

Além de ser um bom espaço para as caminhadas matinais e de finais de tarde, o Parque da Sementeira tem sido muito utilizado como espaço de lazer das famílias nos feriados e fins de semana.  O parque cumpre a sua função de produzir sementes e tem pelo menos 30 espécies de árvores frutíferas, entre as quais pés  de Abacate, Açaí, Araçá, Acerola, Amora, Cajá, Cajarana, Cajú, Cambuí, Castanha do Maranhão, Castanha do  Pará, Coqueiro, Fruta Pão, Gabiroba Goiaba,   Jabuticaba, Jaca, Jambo, Jenipapo, Limão, Manga, Mangaba (Árvore Símbolo de Sergipe), Manjelão, Mamão, Nêspera, Pinha, Pitanga, Pitomba, Sapoti, Seriguela, Tangerina, Tamarindo e Umbu. Novas opções chegarão em breve àquele espaço.



Coluna Afonso Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
19/09
07:33

Feira da agricultura familiar será no Parque da Sementeira

Contando com o apoio dos Governos Federal e do Estado, Prefeitura de Aracaju e Sebrae, será realizada no Parque da Sementeira nesta quinta-feira, das 16h às 19h, a Feira da Agricultura Familiar. Nela estarão à venda produtos comprovadamente orgânicos plantados e colhidos por 20 famílias de Riachuelo, Areia Branca, Lagarto, Estância e Nossa Senhora do Socorro. A feira é aberta à todos os interessados.


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/09
22:26

Justiça volta a condenar André Moura e a torna-lo inelegível

O líder do governo do presidente Michel Temer no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE), foi judicialmente condenado nesta segunda-feira a devolver R$ 30,4 mil aos cofres públicos em razão de desvios da prefeitura de Pirambu (SE), no período em que o grupo político do parlamentar comandou o Executivo local.

Essa é a segunda condenação em menos de dois meses. Nesta nova sentença assinada na noite desta segunda-feira, o juiz Rinaldo Salvino do Nascimento condenou Moura e mais quatro pessoas — entre elas a mulher e uma irmã —por usar o dinheiro da prefeitura para fazer "feiras de mercadinho" em benefício próprio.

O juiz titular da Comarca de Japaratuba suspendeu por oito anos os direitos políticos dos cinco envolvidos. Eles podem recorrer da decisão no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

O advogado do parlamentar, Márcio Conrado, negou qualquer irregularidade por parte de seu cliente e garantiu que “ainda não tenho conhecimento do inteiro teor da decisão, mas refuto qualquer ilação nesse sentido. A instrução do processo mostrou que não existe envolvimento do deputado nessas compras. Não há recibo, nada firmado com a chancela do deputado”.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/09
22:07

Henri Clay defende criminalização do caixa dois nas campanhas

“É preciso implodir o atual sistema político e varrer da vida pública o patrimonialismo e os políticos que transformam a atividade política em ambiente criminoso e os cargos públicos num balcão de negócios espúrios”. A afirmação é do presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay. Ele avalia que uma reforma política séria e estrutural é imprescindível e garante que “enquanto isso não acontecer, ficaremos sempre correndo atrás do prejuízo, enxugando gelo, ou seja, constantemente imerso em crises políticas e econômicas”.

Henri Clay avalia também que é preciso que seja aprovada a criminalização do caixa dois nas campanhas eleitorais , com responsabilidade direta dos partidos políticos, e também criminalizar o enriquecimento ilícito dos agentes públicos. Outra medida saneadora será dar maior celeridade dos processos relativos à improbidade administrativa para o fim de viabilizar efetiva e eficiente tutela jurisdicional. É preciso, também, a aprovação de medidas que venham garantir a integral devolução do dinheiro oriundo da corrupção; para transformar a corrupção em crime hediondo, independentemente do valor surrupiado. (Com dados do Diário do Poder)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/09
20:56

Prefeitura de Estância faz doação de terrenos para instalação de novas indústrias no município

Nesta segunda-feira, 18, em solenidade realizada no salão nobre do Paço Municipal, houve a assinatura das escrituras de doações de áreas para instalação de três novas indústrias no município, localizadas no km 145, às margens da Rodovia Mário Covas, distrito da Bela Vista, que corresponde a uma área superior a 24 mil m².

Para o prefeito de Estância, Gilson Andrade (PTC) a doação dos terrenos constitui um momento de grande importância neste primeiro ano da sua gestão em quase 9 meses de administração municipal. Em sua fala ele parabenizou os três jovens empresários pela coragem para investir e ampliar suas empresas mesmo diante do momento de crise financeira e instabilidade política que o país sofre, e também agradeceu a Câmara de Vereadores por os parlamentares aprovarem o projeto da doação da área para instalação das empresas.

"Desejo que brevemente possamos inaugurar essas indústrias, e quero aqui fazer um apelo público a vocês,  empresários. Que todos os empregos gerados, inclusive, na fase de construção, pais e mães de família estancianos sejam contemplados. Possuímos um pólo industrial que pode ser ampliado e acima de tudo, um povo trabalhador que poderá contribuir com o crescimento do nosso município ", destacou.

Presentes ao ato para assinar as escrituras dos terrenos, os três empresários demonstraram a satisfação em poder brevemente estar instalando suas empresas em Estância. Gabriel Felipe Machado, da Highplast Indústria de Plástico disse que a instalação da sua empresa vai possibilitar a retomada da economia, tendo em vista o período de crise financeira que todo o país está enfrentando, e com isso, a Highplast vai gerar mais empregos para os estancianos. "Estamos apostando nisso", disse.

O empresário Antônio Carlos Santos, da Prestimix Indústria e Comércio não foi diferente em sua concepção. " No atual cenário do país essa doação deste terreno representa a possibilidade de crescimento tanto pra nós empresários, quanto para o município em termos de geração de emprego e renda", salientou.

Allan Bispo Barroso, proprietário da TudoTec Indústria Ltda_ enfatizou que o ato representa um passo importante para a empresa que vem do segmento de distribuição e agora, vai investir no ramo industrial podendo contar com o apoio da Prefeitura de Estância. "Esperamos desenvolver o mercado local e trazer uma nova parcela de colaboradores da própria região, e assim, desenvolver o município", considerou.

Estiveram presentes neste evento a Vice-prefeita, a professora Adriana Leite (PRB); o Economista e Consultor, Jesus Ely Ribeiro; secretários da gestão municipal; vereadores; servidores da Prefeitura de Estância e integrantes da imprensa local.

Sobre as indústrias que serão instaladas:

*Highplast Indústria de Plástico, tem atividade voltada a produção de mangueiras e eletrodutos, caixas de medidores, caixa de passagem e suporte. Esta empresa vai gerar 38 empregos diretos e outros não mensuráveis;

*Prestimix Indústria e Comércio, é uma empresa com atividade voltada a recuperação de materiais plásticos (reciclagem), com a produção de resina de polietileno de alta e baixa densidade. Ela vai gerar 20 empregos diretos e outros não mensuráveis;

*Tudotec Indústria Ltda, é uma empresa com a atividade voltada a produção de gabinetes para periféricos de equipamentos para computação e de segurança. Lá serão gerados 19 empregos diretos e outros não mensuráveis. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/09
20:40

Museu expõe 150 obras do sergipano Arthur Bispo do Rosário, no Rio

Para relembrar o artista sergipano Arthur Bispo do Rosário, o Museu de Arte Contemporânea que leva o seu nome, na Colônia Juliano Moreira, inaugurou exposição com 150 peças criadas por ele e 50 de dez artistas convidados. “Um Canto, Dois Sertões quer mostrar esses dois universos constituintes da obra de Bispo, Jacarepaguá, bairro que na primeira metade do século XX era conhecido como sertão carioca, e Japaratuba, Sergipe, onde nasceu. A exposição vai até o dia 3 de outubro. Visto como Louco por alguns e gênio por outros, a  história dele liga-se também à da Colônia Juliano Moreira, instituição criada no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX, para abrigar aqueles classificados como anormais ou indesejáveis (doentes psiquiátricos, alcoólatras e desviantes das mais diversas espécies), conforme o Wikipédia.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos