16/02
03:07

Belivaldo destaca avanços na educação e na segurança em abertura de trabalhos da Alese

No texto, foi abordada a prestação de contas do poder executivo, as ações que o Estado tem desenvolvido para cortar gastos, principalmente no enfretamento da crise econômica que afeta os estados. Além disso, o discurso abordou os investimentos nas áreas da saúde, educação, segurança pública e que o governo do Estado irá realizar neste ano de 2018. Belivaldo ainda anunciou a entrega na próxima sexta-feira (16), de mais 30 novas ambulâncias para renovação da frota do Samu

Representando o governador Jackson Barreto, o vice-governador Belivaldo Chagas participou na manhã desta quinta-feira (15), da abertura dos trabalhos da 4ª sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Na sessão solene, o vice-governador leu a mensagem do governador Jackson Barreto à Casa Legislativa. No texto, foi abordada a prestação de contas do poder executivo, as ações que o Estado tem desenvolvido para cortar gastos, principalmente no enfretamento da crise econômica. Além disso, o discurso abordou os investimentos nas áreas da saúde, educação, segurança pública e que o governo do Estado irá realizar neste ano de 2018. Belivaldo anunciou, ainda, a entrega na próxima sexta-feira (16), de mais 30 novas ambulâncias para renovação da frota do Samu.

“Estamos aqui fazendo uma prestação de contas e anunciando os investimentos que serão empreendidos neste ano de 2018, ao Poder Legislativo. Nós fazemos questão de estarmos presentes para mostrar que o legislativo e o executivo têm trabalhado de forma harmônica. As coisas têm sido de forma natural e a gente tem mais que agradecer o papel da Assembleia Legislativa, não só da base do governo, mas também dos deputados que fazem a oposição. Só assim é que temos a certeza que a democracia está funcionando. Dessa maneira, a nossa presença é um agradecimento também pela forma como o Poder Legislativo tem tratado o governo do Estado. É importante que criemos esta relação estreita, assim como temos também com o poder legislativo e demais órgãos fiscalizadores de Sergipe” , disse Belivaldo Chagas.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo, a mensagem trazida pelo vice-governador representa a união entre os poderes e a continuidade dos trabalhos para governabilidade do Estado. “Com muita tranquilidade, damos início aos trabalhos da Casa. Vamos também tentar ajudar o governo do Estado a fazer os seus projetos chegarem aqui e serem aprovados o mais rápido possível, com transparência, para ajudar no desenvolvimento do estado. Não vai faltar empenho e trabalho por parte da Assembleia Legislativa. Estamos juntos para lutar por um Sergipe melhor. A assembleia fará o seu papel de cobrar e fiscalizar”, declarou o presidente da Alese.

Foto: Marcelle Cristinne/ASN


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
16/02
03:05

SSP não registra ocorrências graves durante Carnaval

Secretaria detalhou trabalhou das polícias civil e militar na manhã desta quinta

Na manhã desta quinta-feira, 15, a Secretaria de Segurança Pública detalhou o trabalho das polícias Militar e Civil durante o período de carnaval na capital e no interior do estado. A delegada Viviane Pessoa, coordenadora de Polícia Civil da Capital; o delegado Jonathas Evangelista, coordenador da Polícia Civil do Interior; e o tenente-coronel Vivaldy Cabral, comandante do Comando de Policiamento Militar da Capital destacaram a redução de 11% no registro de crimes violentos durante as operações no período carnavalesco. foram 575 boletins de ocorrência registrados, sendo 389 na capital e 186 no interior, sendo a maior parte referente à perda de documentos.

A delegada Viviane Pessoa destacou o reforço policial nas Delegacias Plantonistas e o trabalho integrado entre as instituições na manutenção da segurança pública. A delegada citou ainda a importância do planejamento antecipado e integrado, atuando tanto nas ações preventivas quanto nas repressivas. Viviane também pontuou a importância da campanha "Carnaval da Permissão" como um dos pontos que colaborou nos resultados positivos obtidos durante o período das festas.

“Nós reforçamos as plantonistas e isso proporcionou uma agilidade no atendimento às guarniç?s da Polícia Militar. Foi um trabalho planejado e integrado, então essas equipes podiam retornar rapidamente aos circuitos e eventos, como também o atendimento à população teve agilidade por conta do reforço nas Plantonistas Norte e Sul. No período de carnaval tivemos muitas ocorrências de perda, furtos e roubos de documentos, mas casos mais graves não tivemos nenhum evento registrado. Então estamos comemorando uma redução de 11% nos crimes violentos", mencionou.

O delegado Jonathas Evangelista mencionou o planejamento feito para atender as cidades do interior do estado por meio dos plantões realizados nas unidades do interior. O delegado citou que o maior número de lavraturas de procedimentos estão ligadas à embriaguez ao volante. Já no tocante a registros de boletins de ocorrência, o furto e extravio de documentos como o tipo mais registrado.
 


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
15/02
23:03

Edvaldo reúne secretários e discute ações preventivas de enfrentamento às chuvas em Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu, nesta quinta-feira, 15, os membros do Comitê de Defesa Civil, responsável pelo gerenciamento de crises, para discutir as ações do Plano de Contingência para enfrentamento dos efeitos das chuvas em Aracaju. O trabalho, de caráter preventivo, prepara os órgãos da administração municipal para lidar com desastres, como alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.

“Este comitê tem um trabalho fundamental para a cidade, pois atua preventivamente para que estejamos preparados para enfrentar o período das chuvas, que ocorrem em Aracaju já a partir de março e se estendem até agosto. Não é possível evitar a ocorrência de chuvas ou de outros fenômenos climáticos, mas cabe ao poder público estar preparado para lidar com as situações adversas e dar respostas à sociedade. É para isto que este comitê foi criado”, afirmou o prefeito.

Na reunião, o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Silvio Prado, detalhou o Plano de Contingência, no qual estão dispostos o diagnóstico das situações de crise da cidade – desde os bairros onde há construções em áreas de risco até os locais que historicamente enfrentam alagamentos – e as responsabilidades de cada uma dos órgãos que integram o comitê, como a própria Defesa Civil, as secretarias de Obras e Urbanização, de Serviços Urbanos, Saúde, Defesa Social, Assistência Social, Trânsito, Educação e Comunicação.

Foto: Marco Vieira/PMA
 


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
15/02
23:02

Saúde de Aracaju solicita ampliação de doses da vacina contra a febre amarela ao Estado

Pensando na prevenção da população da capital, a secretária Waneska Barboza, juntamente com uma comissão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), solicitou ao secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, uma ampliação no número de doses da vacina contra febre amarela para o município de Aracaju. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 15, no gabinete do novo prédio da Rede Estadual.

De acordo com Waneska, uma estratégia de ação de prevenção que a SMS resolveu adotar é a ampliação da vacinação para grupos que têm maior vulnerabilidade ao contato com o vírus pela forma de trabalho como: aeroportuários, caminhoneiros, agentes de turismo, militares, instituições com atividades em campo e profissionais da saúde.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
15/02
22:59

Ministério da Saúde alerta para a necessidade de ampliar a cobertura vacinal de febre amarela

Até quinta-feira (15), 3,95 milhões de pessoas foram vacinadas em São Paulo e Rio de Janeiro, 19,3% do público-alvo. A recomendação é que os estados continuem a campanha

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação da população dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo durante a campanha contra febre amarela. Dados preliminares dos dois estados apontam que, até esta quinta-feira (15), 3,95 milhões de pessoas foram vacinadas, sendo 3,6 milhões com doses fracionadas e 356,8 mil com doses padrão. O número corresponde a 19,3% do público-alvo previsto no Sudeste. A recomendação é que os estados continuem vacinando até atingir alta cobertura.

“A vacina é a medida mais eficaz para combater a doença e evitar casos e mortes. Por isso é necessário que toda a população que vive nos municípios onde a campanha está ocorrendo procure se vacinar. O vírus da febre amarela tem acometido pessoas que vivem em regiões próximas a matas e que nunca se vacinaram contra a febre amarela, ou seja, suscetíveis para a doença”, alertou o ministro da Saúde Ricardo Barros.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
15/02
22:40

PGR pede condenação de André Moura ao STF

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), hoje, quinta-feira (15), que condene o deputado André Moura (PSC-SE), líder do Governo Michel Temer no Congresso Nacional,  por crimes cometidos quando o parlamentar era prefeito do município de Pirambu, em Sergipe.

Moura  é acusado de se apropriar de verba pública em benefício próprio e por formação de quadrilha, que teriam sido cometidos entre 2005 e 2007. Além de pedir a condenação dele, a PGR também exige ressarcimento aos cofres públicos e o pagamento do triplo do valor das verbas desviadas. A ação penal é relatada pelo ministro Gilmar Mendes.

Outras duas ações penais estão apensadas ao processo, e as alegações finais apresentadas pela PGR usam provas coletadas nas três denúncias aceitas pela Suprema Corte. O STF aceitou denúncias contra o deputado por formação de quadrilha, improbidade administrativa e crimes de responsabilidade.

Caso seja condenado pelos dois crimes, a pena do deputado pode chegar a 15 anos de prisão. Moura foi prefeito do município sergipano entre 1997 e 2004, mas sua influência continuou durante o mandato de seu sucessor, Juarez dos Santos (PDT), de acordo com a PGR.

Moura, em nota, afirmou que as provas indicam “não ter havido qualquer interferência do parlamentar durante o mandato de seu sucessor na Prefeitura de Pirambu”. Ele também afirma que a “PGR cumpre o seu papel ao repetir acusações feitas há mais de dez anos, antes da fase de produção das provas que inocentam o deputado” (Com dados do Congresso em Foco)



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/02
22:02

Fisco retorna ao trabalho no dia 20

No 14º dia de greve, os auditores e auditoras de tributos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz/SE) decidiram retornar as atividades na próxima terça-feira, dia 20. Também foi confirmada a participação da categoria na Greve Nacional contra a votação da reforma da Previdência, marcada para a próxima segunda-feira (19).  

A decisão pela suspensão do movimento grevista no Fisco foi deliberada em assembleia, realizada na tarde desta quinta-feira (15). Uma nova assembleia está marcada para o dia 22 de fevereiro, às 15h30, para avaliar possíveis avanços nas negociações entre o Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) e o governo estadual. A categoria deflagrou greve geral no último dia 02, para cobrar do governo pagamento da folha no mês trabalhado, o fim do parcelamento de salários e ainda recomposição de índices da inflação sobre os salários.

Reabertura das negociações

De acordo com o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza, a suspensão do movimento grevista é mais uma demonstração do interesse da categoria em reabrir as negociações com o governo estadual. “Apesar de propostas pontualmente divergentes quanto a forma e estratégia desse processo de negociação entre o Fisco e o governo, a assembleia aprovou a iniciativa de buscar mais uma vez o diálogo com os representantes da Administração Estadual”, explica Paulo Pedroza.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
15/02
21:51

Ciência, responsabilidade social e soberania: tema SBPC 2018

José Vieira da Cruz - Vice-reitor da  Universidade Federal de Alagoas, Coordenador Geral da Comissão Executiva Local da SBPC 2018



A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 1948, promove  há 70 anos reuniões entre as sociedades científicas a ela associada. Atualmente mais de 130 sociedades, de diferentes áreas do conhecimento estão associadas a SBPC. Nestas Reuniões Anuais (RA), em regra, realizadas alternadamente em universidades de diferentes regiões do país, o evento costuma reunir, em média entre 12 a 15 mil pessoas de diferentes faixas etárias, desde pesquisadores seniores a jovens cientistas, além de está aberta a toda à sociedade.



Ano passado, em 2017, a SBPC foi realizada em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais. Este ano, em 2018,  será realizada, no período de 19 a 28 de julho, em Maceió, na Universidade Federal de Alagoas. E no próximo ano, deverá ocorrer, em Campo Grande, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.  .



Este evento científico, considerado um dos maiores da América Latina, tem promovido nas suas 69 edições anteriores, através das inúmeras temáticas abordadas, uma discussão objetiva sobre o papel da ciência para o autodesenvolvimento humano. A este respeito os debates promovidos pela SBPC, têm ao longo de décadas, consolidado a premissa de que a efetivação de políticas de Estado, focadas no desenvolvimento da ciência, são essenciais para reafirmar a soberania nacional. Dentro desta perspectiva, na edição de número 70, o tema escolhido para nortear o evento, construído a partir do diálogo dos membros da SBPC e da Universidade Federal de Alagoas, intitula-se: Ciência, Responsabilidade Social e Soberania.



O debate sobre o papel da Ciência, no contexto dos desafios postos a humanidade e, consequentemente, para a sociedade brasileira, obviamente já faz parte do cotidiano de atenções dos participantes deste evento. Já a discussão a respeito da Responsabilidade Social evoca um debate internacional associado à Agenda 2030, promovido pela Organização das  Nações Unidas (
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).



Neste fórum, da Agenda 2030, são estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e 169 metas para o desenvolvimento sustentável a serem compartilhados, enquanto Responsabilidade Social, pelos Estados Nações, empresas e diferentes instituições da sociedade civil dos países associados à Organização das Nações Unidas (ONU).



No Brasil, as duas organizações da sociedade civil que tomam assento no referido fórum são: a SBPC e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Esta última entidade, fundada em 1989, reuni cerca de 63 universidades federais de diferentes regiões do país, dentre as quais: a UFAL, UFMG, UFS, UNIFESP, UFBA, UNB, UFPE, UFRJ, UFMS, UFRGS, entre outras.



Associado a este debate, sobre o papel da Ciência e da Responsabilidade Social compartilhada, o tema da SBPC 2018 também incorpora a discussão a cerca da Soberania, enquanto um dos princípios essenciais à constituição dos Estados Nações.    Dentro desta perspectiva, ao longo do evento, será discutido o papel da ciência e, em particular, das políticas de governo e de Estado a ela relacionadas, como estratégia de desenvolvimento e exercício da soberania nacional.



Desta forma, em razão da atualidade e da relevância do tema a proposta apresentada por Alagoas, através da UFAL e do Governo do Estado, foi oportunamente acolhida pela coordenação Executiva Nacional da SBPC, que endossou a escolha do tema, “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, para a SBPC 2018.



Nos últimos meses, temos observado o crescimento da expectativa em torno do evento, tanto por parte dos estudantes e dos docentes, quanto por parte das instituições parceiras, como o Ministério da Educação, o Ministério do Turismo, o Ministério da Cultura, o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Capes, a FINEP, o Governo do Estado de Alagoas, a Prefeitura de Maceió, as universidades, os institutos de pesquisa e empresas de todo o país.  .



Os participantes e interessados no evento já podem e estão realizando as inscrições para a SBPC 2018 através do site: 
http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/inscreva-se-para-a-70a-reuniao-anual-da-sbpc/ . Aqueles que desejam apresentar trabalhos científicos tem como prazo 28 de fevereiro de 2018.



A edição comemorativa dos 70 anos da Reunião Anual da SBPC será também a primeira edição realizada em Alagoas. Todo(a)s estão convidados para esse grande e decisivo evento da ciência no Brasil.




Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos