16/10
18:16

Projeto inclui dependentes de servidores municipais ao Ipesaúde

A proposta já foi lida no expediente da Casa e agora segue para tramitação normal nas Comissões Temáticas

Tramita na Assembleia Legislativa uma proposta do Poder Executivo que versa sobre a inclusão de dependentes dos servidores municipais no cadastro dos beneficiários do Ipesaúde. A proposta altera a lei nº 5.853/2006 que dispõe sobre a criação do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado.

O Governo explica que antes de enviar a proposta para a Assembleia Legislativa foram realizados diversos estudos técnicos, com a elaboração de gráficos e levantamentos específicos atualizados, que demonstram que o saldo entre entrada e saída de beneficiários “tem sido sempre positivo e que, há, portanto, um equilíbrio econômico, na medida em que se gasta menos do que se tem de expectativa de receita”.

Diante da celebração de convênios com as Prefeituras e Câmaras Municipais do Estado, permitindo o cadastro dos seus respectivos servidores como beneficiários, não se previu anteriormente a possibilidade de inclusão dos dependentes dos referidos servidores.

“A proposta legislativa garante aos dependentes dos servidores das Prefeituras e Câmaras Municipais o acesso ao cadastro no Ipesaúde, constituindo uma consequência lógica do reconhecimento do direito já assegurado aos servidores referidos, possibilitando o incremento de receitas no Instituto”, justifica o Poder Executivo.

 
A proposta já foi lida no expediente da Casa e agora segue para tramitação normal nas Comissões Temáticas. Deverá ser apreciada e votada pelos deputados estaduais assim que for estabelecida a pauta de votação. 

Fonte: Rede Alese
Foto: Reprodução


Política
Com.: 0
Por Redação
16/10
18:02

Nitinho diz que a PMA não tem condições de conceder aumento salarial

Presidente da CMA ainda afirmou que para dar aumento a uma classe, as outras também devem ser contempladas

Na Sessão desta terça-feira, 16, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Nitinho (PSD) ocupou a Tribuna para afirmar que, no momento, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) não tem condições de conceder o aumento salarial que os médicos estão pleiteando.

“A oposição da Casa está no seu papel de cobrar. Nós temos hoje mais de 17 sindicatos municipais. Não é fácil conduzir a máquina pública. Para dar aumento a uma classe, tem que dar as demais, e se isso ocorrer neste momento de crise que estamos passando, paramos a administração pública”, frisou. Apesar disso, Nitinho afirmou que é um direito da categoria reivindicar.

O parlamentar acrescentou que se fosse possível, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) daria aumento a todas as classes. “Se a prefeitura conceder aumento a todos sem ter condições financeiras para isso, irá abalar o futuro da previdência. Se no próximo ano de tiver condições de dar aumento, pode ter certeza que dará a altura”, afirmou.

Fonte: Câmara Municipal de Aracaju
Foto: César de Oliveira



Política
Com.: 0
Por Redação
16/10
17:50

Vereador Lucas Aribé cobra reajuste salarial dos servidores de Aracaju

Parlamentar protestou e cobrou uma atitude do prefeito de Aracaju

O reajuste salarial dos médicos e de todos os servidores de Aracaju foram temas do discurso do vereador Lucas Aribé (PSB) na manhã desta terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores. O parlamentar lembrou que o impasse com os médicos não tem fim e a luta e quebra de braço precisa chegar ao fim o mais rápido possível.

"O prefeito Edvaldo Nogueira precisa dialogar com a categoria dos médicos para chegar a um acordo porque os dados apresentados no portal da transparência e nas apresentações quadrimestrais aqui na Casa mostram que a prefeitura tem possibilidades financeiras de dar o reajuste salarial para todos os servidores sem que haja perigo e risco de atingir o limite prudencial. A prefeitura de Aracaju tem condições financeiras de garantir aos seus servidores aquilo que lhes é de direito", destaca.

Aribé reconhece que a gestão tem pago os salários em dia, mas não vai aplaudir porque isso é mais do que obrigação. "Eu aplaudirei se ela der o reajuste a todos os seus servidores, inclusive pagando o piso do magistério também, mesmo achando que é obrigação. A desculpa é que o primeiro ano foi de dificuldades e nesse segundo, os dados não refletem aquilo que os discursos apresentam para a sociedade ou a prefeitura desmente o que ela mesma divulga", aponta.

 
Lucas questiona que a prefeitura não dá o reajuste, uma vez que, o índice inflacionário deste ano foi de 2,98. "O prefeito precisa resolver esse impasse com os médicos e dar o reajuste a todos os seus servidores, mas o que falta é boa vontade por parte da gestão para que essa greve acabe e a quebra de braço chegue ao fim. O que nos entristece é que a prefeitura apresenta seus dados que, às vezes, confrontam com os discursos e não se tem uma resolução concreta e a população continua prejudicada sendo refém das mentiras e dos discursos contraditórios", enfatiza.

Fonte: Assessoria
Foto: César de Oliveira


Política
Com.: 0
Por Redação
16/10
17:22

Cofen atualiza norma sobre transporte interno de pacientes

Por envolver a garantia da segurança do paciente, o transporte exige assistência contínua da Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou a Resolução 588/2018, que atualiza normas sobre a atuação da equipe de Enfermagem no transporte de pacientes em ambiente interno aos serviços de saúde. A resolução entrou em vigor ontem, dia 15, com a publicação no Diário Oficial da União, revogando a Resolução 376/2011.

A normativa estabelece que o transporte do paciente hospitalizado faz parte das competências da equipe de Enfermagem, devendo os serviços de saúde assegurar as condições necessárias para atuação do profissional responsável pela condução do meio (maca ou cadeira de rodas). Todas as intercorrências e intervenções ocorridas durante o processo de transporte devem ser registradas no prontuário do paciente.

A resolução traz ainda, em anexo, as incumbências específicas do enfermeiro e o quantitativo mínimo de pessoal necessário para o transporte, conforme a complexidade do caso. Por envolver a garantia da segurança do paciente, o transporte exige assistência contínua e que necessita da equipe de Enfermagem durante todo o seu processo. 

Fonte: Ascom / Cofen


Variedades
Com.: 0
Por Redação
16/10
17:16

Divulgados os grupos e tabela do Campeonato Sergipano SUB-18

O estadual irá acontecer na capital e no interior do estado

Após, o sucesso do Campeonato Sergipano SUB-16, agora é a vez do Campeonato Sergipano SUB-18. Na semana passada aconteceu o arbitral da competição, na sede da Federação Sergipano de Futebol (FSF).

O evento contou com a presença de diversos dirigentes dos clubes profissionais e amadores filiados na FSF, autoridades e imprensa. A reunião foi comandada pelo presidente da entidade, Milton Dantas.

No arbitral ficou definido os grupos, a fórmula de disputa do estadual, o início e término da competição. Após, o evento o departamento de competições e o departamento amador da FSF realizaram a montagem dos grupos e tabelas do SUB-18.

O estadual irá acontecer na capital e no interior do estado. De acordo com diretor de competições, Gleyson Prado, o SUB-18 deste ano bateu recorde de participantes ” pela primeira vez na história da FSF o SUB-18 vai contar com a participação de 40 clube de todo o estado. O departamento de competições da federação fica contente com a participação de vários clubes, além de ser uma oportunidade para revelação jogadores”.

Confira os grupos do estadual:

Grupo A: Confiança, Aracaju, 7 de Setembro e Zebra

Grupo B: Sergipe, Flamengo Circulista, Palestra e TM Sports

Grupo C: Barra, Velez do Barça, Agamenon e Espírito Santo

Grupo D: Socorrense, Propriá, Flusão e Real Sergipe

Grupo E: Cotinguiba, Santos Dumont, Garra e Águia

Grupo F: Estanciano, Olímpico, Botafogo e Amadense

Grupo G: Itabaiana, Coritiba, Santa Cruz e Dorense

Grupo H: Boquinhense, Santos, América de Pedrinhas e Vital

Grupo I: Rosário Central, Maruinense, Independente e Nova Geração

Grupo J: América, Força Jovem, Canindé e Porto da Folha 

Fonte: FSF
Foto: Divulgação / FSF


Esportes
Com.: 0
Por Redação
16/10
15:59

Outubro Rosa: Coren-SE realiza I Fórum de Atenção à Saúde da Mulher

Organizado pela Comissão Técnica de Saúde da Mulher do Coren-SE, o evento ofertará 200 vagas para os profissionais e estudantes de Enfermagem.

Em alusão ao Outubro Rosa, o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) realiza, no dia 26 de outubro, o I Fórum de Atenção à Saúde da Mulher – Seja flor o ano inteiro. Aberto aos profissionais e estudantes de Enfermagem do estado, o evento que será realizado a partir das 07h30, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), busca informar e debater assuntos que se configuram ao cuidado à saúde da mulher. Serão 200 vagas ofertadas para profissionais e estudantes da Enfermagem.

A inscrição será um kit de higiene pessoal composto por: 01 sabonete líquido + 01 pacote de papel higiênico + 01 pacote de papel toalha. Todo material arrecadado, que deverá ser entregue durante o credenciamento, será doado a Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer.

Para a diretora do departamento de Cursos e Aprimoramentos do Coren-SE, Elline Alves, o Fórum vem como marco para a implementação da Câmara Técnica de Saúde da Mulher deste Regional. “Esse evento possui o intuito de promover melhorias na assistência à mulher, como também, valorizar os profissionais de enfermagem através de ações educativas e de apoio à fiscalização de instituições e serviços de saúde”, ela ressalta ainda que “ampliando o conhecimento da categoria, consequentemente, estamos fortalecendo e empoderando os profissionais a lidar com situações importantes como a violência doméstica, o feminicídio e câncer de colo e mama, infelizmente, tão recorrente nas mulheres”.

Na ocasião, haverá uma mesa redonda com a participação das delegadas Renata Aboim e Luciana Pereira e da psicóloga Mariza Lima, que abordará o tema ‘Enfrentamento, concepções e politização acerca da violência contra a mulher e o feminicídio’. As demais palestras irão retratar sobre a ‘Saúde Sexual e Reprodutiva – Reflexões sobre práticas de sexo mais seguro’, ministrada pelo representante do Cofen, escritor e especialista em sexualidade humana/educação sexual pela SBRASH, Vencelau Pantoja, ‘Doenças cardiovasculares na mulher’, apresentada pela Enfª especialista em Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva pela FBHC, Mychelle Oliveira, e para encerrar o evento, a Enfª especialista em Enfermagem Oncológica pelo Hospital do Câncer de Barretos, Neydiany dos Santos, abordará sobre ‘Expertise na Prevenção de Câncer de Mama e Colo de Útero’.

Para mais informações: http://se.corens.portalcofen.gov.br/outubro-rosa-coren-se-realiza-i-forum-de-atencao-a-saude-da-mulher_18957.html

Fonte: Ascom/Coren-SE
Foto: Divulgação


Variedades
Com.: 0
Por Redação
16/10
15:55

FSF altera horário da segunda partida da final entre Guarany x Estanciano

Decisão foi motiva por conta de mudanças climáticas

Na tarde de ontem (15) o departamento de competições da Federação Sergipana de Futebol (FSF) alterou o horário da segunda partida da final do Campeonato Sergipano da Série A2, entre Guarany x Estanciano, no município de Porto da Folha, no estádio Caio Feitosa.

A mudança foi realizada pela FSF, após observar as mudanças climáticas que estão acontecendo no mês de outubro. Além do estádio Caio Feitosa não possuir refletores. Então, o confronto saiu das 15h15 e passou para às 15 horas.

No primeiro jogo da final, no último domingo, no município de Estância, no estádio Augusto Franco a partida acabou no empate em 1×1.

Com o empate no jogo da volta quem vencer, leva o título e alcança o acesso para a elite do futebol sergipano em 2019. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis

Fonte: FSF
Foto: Reprodução / FSF


Esportes
Com.: 0
Por Redação
16/10
15:11

Haddad diz que substituirá toda a equipe econômica caso vença

O candidato ainda comemorou a remoção de postagens do seu rival sobre "kit gay" as quais eram falsas

O candidato à Presidência pelo PT, Fernando Haddad, disse hoje (16) que, caso vença as eleições, pretende mudar toda a atual equipe econômica. Ele enfatizou que essa é uma das diferenças que marcam, no segundo turno, as propostas dele e do adversário do PSL, Jair Bolsonaro. “Ao contrário do Bolsonaro, nós decidimos não manter ninguém da equipe econômica do Temer no nosso governo. A partir do dia 1º de janeiro, a equipe do Temer sai e entra uma nova equipe”, ressaltou em entrevista coletiva.

Jair Bolsonaro e seu coordenador de programa econômico, Paulo Guedes, já fizeram elogios públicos ao presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e o consideraram "excelente nome" para seguir no cargo. Guedes também elogiou o atual secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. Paulo Guedes já disse em entrevistas que terá total liberdade para montar sua equipe, caso Bolsonaro vença - e ele não excluiu aproveitar "extraordinários quadros" do setor público.

Fake news sobre "kit gay"

Haddad também comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ordenou a remoção de seis postagens de Bolsonaro no YouTube e no Facebook que criticam o livro “Aparelho Sexual e Cia.” e dizem que a obra foi distribuída a escolas públicas no período em que candidato do PT, Fernando Haddad, comandava o Ministério da Educação. “Apesar do atraso, ficamos felizes que o tribunal eleitoral tirou do ar o vídeo em que o Bolsonaro me acusa de distribuir material impróprio para crianças de seis anos. É uma luta de anos que foi vencida ontem", destacou o candidato ao lembrar que a fake news foi amplamente difundida, especialmente entre grupos religiosos.

Nos vídeos, Bolsonaro afirma que o livro integra o programa Escola sem Homofobia e estimula as crianças a se interessarem por sexo precocemente, sendo “uma porta aberta para a pedofilia” e “uma coletânea de absurdos”. Por mais de uma vez, no entanto, o Ministério da Educação negou a aquisição dos exemplares e a implementação de tal programa, chamado de "kit gay" por Bolsonaro.

“A difusão da informação equivocada de que o livro em questão teria sido distribuído pelo MEC gera desinformação no período eleitoral, com prejuízo ao debate político, o que recomenda a remoção dos conteúdos com tal teor”, destaca o ministro do TSE Carlos Horbach na decisão que determinou a remoção do conteúdo.

No pedido ao TSE, os advogados do PT chamaram os vídeos de “grave mentira” e afirmaram que o episódio ocorre desde 2016, a partir de uma publicação no Facebook.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil


Política
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos