14/12
17:48

Quadrilha responsável por série de crimes em Boquim é desmontada em operação da PM e PC

Dentre os delitos se encontra homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, e roubos

Uma operação conjunta entre a PC e PM resultou na prisão de integrantes de uma quadrilha envolvida em diversos crimes, dentre eles assaltos, tráfico de drogas, homicídios e latrocínio. Foram presos Éverton Felix Santos, 28 anos; Clezio Costa Santos, 22; Pedro Henrique Santos De Jesus, 19; e um adolescente de 17 anos. As apreensões ocorreram na cidade de Boquim.

Segundo o delegado Marcelo Hercos, a quadrilha agia prioritariamente em cidades da região Centro Sul do estado, com ênfase nos municípios de Estância, Umbaúba, Boquim e Arauá. Todos os integrantes são envolvidos em crimes como, assaltos, latrocínios tentados, homicídio, além de tráfico de drogas.

De acordo com as informações policiais, Everton Felix foi preso em flagrante por roubo majorado. Na terça-feira, 11, o acusado havia praticado dois assaltos em Boquim. Desde então, os agentes começaram a investigar o paradeiro do acusado, o qual foi apreendido na quarta-feira, 12, em Boquim, por agentes das polícias Civil e Militar de Lagarto, após ser reconhecido pelas vítimas. Já Clésio e o adolescente foram apreendidos quando tentavam se deslocar de Boquim para Aracaju. Ambos os integrantes são acusados de tráfico de drogas, latrocínio, homicídio e roubo. Durante abordagem feita pelos policiais, foram encontrados, na posse dos acusado, celulares e relógios roubados. Na ação também foram encontradas munições, drogas, além de uma moto roubada, a qual já foi devolvida à vítima.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/12
17:14

Copa do Brasil 2019: clubes sergipanos já possuem adversários definidos

Sergipe e Itabaiana, representantes do estado, possuirão o mando de campo das partidas

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou na noite desta quinta-feira (13) o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2019. O evento aconteceu na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Itabaiana e Sergipe representam o futebol sergipano na competição no próximo ano. No sorteio, ficou definido que o Itabaiana enfrentará equipe do Paraná, enquanto o Sergipe terá pela frente a equipe do Goiás.

Os clubes sergipanos jogam partida única com mando de campo. O clube visitante tem a vantagem de jogar pelo empate para avançar para a segunda fase da competição.

Fonte: FSF
Foto: Reprodução/FSF



Esportes
Com.: 0
Por Redação
14/12
17:00

Em 2018, mais de 6 mil suspeitos foram identificados criminalmente por papiloscopistas

O procedimento é realizado quando um suspeito não fornece um documento de identificação capaz de atestar a real identidade

A Identificação Criminal consiste no cadastro e criação do histórico de um suspeito ou acusado que não possuía nenhuma passagem criminal e não forneça uma identidade ao ser detido. Este ano, foram realizados mais de 6 mil procedimentos pelo Instituto de Identificação, dos quais 3,4 mil referentes a prisões em flagrante.

O processo de Identificação Criminal é referente ao cadastro e validação das informações sobre os envolvidos em ações delituosas, daquelas pessoas que não possuem antecedentes criminais decorrentes de outros inquéritos policiais ou investigações judiciais, nos casos em que o preso não forneça uma documentação válida de identificação, como prevê o Código de Processo Penal Brasileiro.

Os procedimentos de Identificação Criminal incluem processos como datiloscópicos (a identificação por meio da coleta das impressões digitais) e fotográficos; reunindo dados civis que permitam chegar a real identificação da pessoa a qual um inquérito policial ou processo judicial faz referência, como indiciados ou réus.

Fonte e foto: SSP-SE


Variedades
Com.: 0
Por Redação
14/12
16:46

Índice de assaltos a ônibus na Grande Aracaju obtém redução recorde

Setransp divulgou uma média de 0,93 por dia na capital e Região Metropolitana

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) divulgou, nesta quinta-feira (13), redução no número de assaltos a ônibus que fazem o transporte coletivo na capital e Região Metropolitana em todos os meses deste ano, em comparação com os anos de 2016 e 2017. No mês de novembro, a média diária ficou abaixo de um.

Segundo as informações repassadas pela entidade, houve uma queda de 68,70% no número de ações criminosas nos ônibus que percorrem as quatro cidades quando comparado à quantidade de casos registrados em 2016 e os contabilizados de janeiro até o final de novembro deste ano. De acordo com os dados do Setransp, em novembro de 2016 foram 116 roubos a ônibus, decrescendo para 52 no ano seguinte e reduzindo para 28 neste ano. Os números representam uma redução de 46,15% entre a quantidade de investidas criminosas registradas em 2017 e as contabilizadas em 2018. A queda na incidência de assaltos ao transporte coletivo da capital é ainda maior se comparado aos casos que ocorreram em 2016 e os apontados pela entidade neste ano. O índice de redução foi de 75,86%

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Ascom/SSP
 


Variedades
Com.: 0
Por Redação
13/12
17:30

Belivaldo Chagas marca presença na posse da nova presidência do Tribunal Regional do Trabalho

A cerimônia aconteceu no auditório do TRT e contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; a vice-prefeita Eliane Aquino; o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade e demais autoridades

Nesta sexta-feira (14), o governador Belivaldo Chagas participou da solenidade de posse da desembargadora Vilma Leite Machado Amorim como nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região para o biênio 2018/2020. A cerimônia aconteceu no auditório do TRT e contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; a vice-prefeita Eliane Aquino; o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade e demais autoridades.

Durante a cerimônia, as autoridades e convidados acompanharam as apresentações do Coral 20ª Voz, composto por servidores do TRT, além da apresentação dos alunos da Orquestra Jovem Sergipe, uma realização do governo do Estado. Em seguida, o desembargador Thenisson Santana Dória, que deixa a presidência para assumir a vice-presidência, destacou, em seu discurso, o papel desafiador do cargo a que foi confiado nos últimos dois anos. Em tempo, o desembargador ressaltou a importância da figura feminina e da mulher forte de Drª Vilma, que assume a presidência do Tribunal.

Quebrando o protocolo, logo após a leitura e registro dos termos de posse dos que compunham a mesa, a presidente empossada agradeceu a presença de todos e registrou a necessidade de encerramento da solenidade. De acordo com a desembargadora, o regimento limita 70 minutos de solenidade, e avisou que os discursos a serem feitos seriam respeitosamente publicados no site do Tribunal.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Marcos Rodrigues/ASN
 


Política
Com.: 0
Por Redação
13/12
17:25

MPF quer a concessão de passe livre aéreo para pessoas com deficiência e idosos em todo o Brasil

Pedido foi feito em ações na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Pernambuco e Sergipe, reunidas por determinação do STJ

O Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe finalizou todas as ações civis públicas que tratam, no Brasil, da concessão de passe livre aéreo às pessoas com deficiência e idosos, comprovadamente carentes. Os processos ajuizados em qualquer lugar do território nacional foram reunidos em Sergipe por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), já que o MPF local foi quem primeiro levou a questão à Justiça Federal.

São processadas a União, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas Avianca, Azul, TAM, GOL e Passaredo. Após três anos de tentativas de uma solução conciliatória para o caso, sem êxito, o MPF optou por apresentar alegações finais em todos os processos.

Entre outros requerimentos, o MPF pede que a União implemente, em 30 dias, e com abrangência nacional, sistema de passe livre aéreo para as pessoas com deficiência e para idosos, comprovadamente carentes. Também pede que a Anac fiscalize. Às companhias aéreas, pede-se que reservem e disponibilizem gratuitamente, no mínimo, quatro poltronas, por aeronave, às pessoas com deficiência e aos idosos, comprovadamente carentes, que apresentem carteira de identificação do Programa Passe Livre ou documento similar, sendo dois assentos para pessoas com deficiência e dois para idosos, além de indenização por dano moral coletivo.

Para mais detalhes, clique aqui.

Fonte: MPF-SE
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


Variedades
Com.: 0
Por Redação
13/12
16:20

MP recomenda a proibição de “Bloquinho” no Inácio Barbosa

O Bloco não tem alvará para realização

Tendo em vista os episódios de violência ocorridos no mês de novembro no denominado “Bloquinho” realizado nas imediações do Bairro Jardins, zona sul de Aracaju, o Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial recomendou que a Polícia Militar, a Secretaria do Meio Ambiente, a SMTT e a Guarda Municipal de Aracaju, realizem plantão e proíbam a realização da festa intitulada “Bloquinho” prevista para ser realizada no Bairro Inácio Barbosa, no próximo dia 15 de dezembro, às 15h.

A Promotoria oficiou a Secretaria do Meio Ambiente e a Polícia Militar e recebeu informações que os organizadores da referida festa, articulada pelas redes sociais, não protocolaram qualquer pedido de policiamento ostensivo e previsto em lei para realização do evento. Ou seja, o Bloco não tem alvará para realização.

Desta forma, em caráter emergencial, o MP recomendou a não realização da festa, já que não há previsão de emprego, seja em caráter ordinário ou extraordinário, de efetivo policial, bem como para evitar problemas relacionados ao trânsito e de segurança pública, evidenciados nas edições anteriores dessa modalidade de festa, inclusive com histórico de confronto entre participantes e policiais.

O promotor de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial, Eduardo Lima de Matos informou que, na próxima segunda-feira (17), o MP estará requisitando, junto à Delegacia local, a abertura de Inquérito Policial, com o intuito de identificar e denunciar, criminalmente, os responsáveis pela convocações e atividades de “Bloquinhos”, sem as devidas autorizações dos órgãos competentes.

Fonte: MP-SE/Com informações da Promotoria do Controle Externo da Atividade policial


Variedades
Com.: 0
Por Redação
13/12
16:10

TCE divulga novo resultado do Índice de Efetividade de Gestão dos municípios sergipanos

Os resultados obtidos fazem parte da última fase de um processo iniciado pelo TCE

O Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) dos municípios sergipanos referente ao ano de 2018 teve seu resultado consolidado nesta quinta-feira, 13, e está disponível para consulta no site? do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). O índice é fruto da parceria entre o TCE/SE e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com o objetivo de oferecer um diagnóstico da gestão nos municípios.

Os resultados obtidos fazem parte da última fase de um processo iniciado pelo TCE, na aplicação e validação de questionário aos gestores municipais que são avaliados em 7 índices setoriais: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança da tecnologia da informação. Nesta edição, a tabulação dos dados colhidos palas Cortes de Contas do país foi realizada pelo IRB e pelo TCE do Maranhão.

Durante sessão plenária, o conselheiro presidente Ulices Andrade informou aos presentes sobre o resultado e parabenizou a Diretoria Técnica, Assessoria de Planejamento e Diretoria de Modernização e Tecnologia pelo trabalho desenvolvido. Ulices também falou a respeito do destaque nacional do TCE de Sergipe no cumprimento das metas e padrões do processo.

“É importante destacar que, pela primeira vez, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe validou os questionários dentro do padrão estabelecido pelo Instituto Rui Barbosa em todos os municípios sergipanos, sendo um dos poucos Tribunais no país a conseguir esse feito”, explicou.

De acordo com a assessora de planejamento, Adenilde Silvestre, os índices obtidos vão auxiliar os gestores na análise das decisões e planejamento de políticas públicas. "A partir de hoje, a sociedade e os gestores municipais terão acesso aos resultados do IEGM 2018 e poderão analisar a efetividade da gestão do município e suas necessidades de aprimoramento nas políticas públicas. Conseguimos atingir a totalidades dos municípios e já estamos conversando sobre o próximo índice para repetirmos o feito”.

Fonte e foto: DICOM/TCE


Política
Com.: 0
Por Redação
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos