22/07
19:43

Coluna Primeira Mão

Vidência eleitoral



As eleições de 2018 serão muito disputadas, competitivas mesmo. Um personagem eleitoral apareceu em Aracaju na semana que acaba: Carlinhos Vidente, uma pessoa que vê o futuro político, oriundo do Paraná. A serviço de quem? Pago por alguém da oposição? Disse que o senador Alvaro Dias será o próximo presidente eleito e que o próximo governador sairá das hostes da oposição. Não disse o nome do ganhador, mas falou que o senador Eduardo Amorim será o segundo colocado. Foi impressionante o espaço que a mídia aracajuana deu a esse sujeito desqualificado!



Cadeira reservada



Pelos comentários que circulam nos meios políticos, a disputa, em Sergipe, pelas oito cadeiras da Câmara Federal, vai se resumir a sete. Dizem que uma vaga será de Ana Alves, Filha do ex-governador João Alves com a senadora Maria do Carmo, todos do DEM. Em sendo assim, mais de 100 candidatos vão disputar sete cadeiras. Agora, resta somente esperar para ver.



Coronel exonerado



Bastou ser anunciado como provável candidato a deputado federal em 2018 para que o coronel Henrique Alves da Rocha, da PM de Sergipe, fosse exonerado do cargo de assessor executivo de atividades militares. A possível candidatura foi comentada na quinta-feira e no mesmo dia Rocha foi dispensado. Mas ele continua nas atividades da corporação. Quanto à candidatura, vai continuar discutindo com amigos a viabilidade.


Gustinho federal



Embora insista em dizer que ainda vai definir, depois de conversar com os amigos, se disputará uma cadeira na Câmara Federal, o deputado estadual Gustinho Ribeiro tem dito para algumas pessoas que tende a entrar no páreo por uma cadeira na Câmara. Ele tem garantido que o seu apoio para o Governo se destinará para Belivaldo Chagas (PMDB)


Fase das preliminares



O grupo político liderado pelo governador Jackson Barreto, segundo Belivaldo Chagas, que responde interinamente pelo Governo de Sergipe, ainda não está discutindo 2018. Há conversações preliminares, mas nada definitivo. ?Acho que em setembro começaremos a discutir?, comentou Chagas, que garante que estaria dispostos a enfrentar qualquer candidato, inclusive o senador Valadares (PSB), se ele for opção.


Anuário Socioeconômico



Na segunda-feira,24, às 10h, será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) a apresentação e o debate do Anuário Socioeconômico de Sergipe. , produzido por professores doutores da área de economia da UFS.


Há queixas



Os motoristas sergipanos não estão entre os melhores. Isso é especialmente grave quando se trata de taxistas, que são motoristas profissionais. A chegada do Uber a Aracaju ajudou na melhoria da qualidade de seus serviços, mas ainda é pouco. Exemplos do que estamos falando: nas ruas cheias de buracos, dirigem protegendo o lado do condutor (o passageiro fica como um saco de batatas); são incapazes de tocar uma campainha de casa; não sabem fazer a redução de velocidade e freiam bruscamente em sinais de " Pare" ou diante de semáforos vermelhos. Desse ponto há quem goste: colocam um pouco de emoção na condução.



Mudou

Emerson O político conhecido Dr. Emerson mudou de idéia. Na eleição passada disse que estava enojado com a política brasileira, fez uma campanha denunciando práticas políticas e eleitorais irregulares e não foi eleito. Agora, não mais que de repente, apresenta - se como candidato a governador. Não é só eleitor que tem memória curta em Sergipe. "Fala pra mim", Emerson!


Bem mais fácil



Foi- se o tempo que milagres eram coisas raras. O próprio Jesus teria feito muito pouco milagres, os quais podem ser contados com os dedos das mãos. Não é o que acontece nas igrejas evangélicas e outras que podem ser acompanhadas na TV e nas emissoras de rádio. É muita fartura de milagres, milagres em massa! Eta, Brasil sem lei!



Questão de Foro



O deputado federal André Moura tem todo o direito de se candidatar ao governo de Sergipe. Só não pode perder a eleição. Se isso acontecer, perde o seu foro privilegiado... E Michel Temer não será mais presidente do Brasil em 2019!


Qualificação



O Tribunal de Justiça aceitou a denúncia no caso de corrupção da Câmara de Vereadores de Aracaju. Contra os supostos corruptos parecem existir provas robustas. Segundo um ex-vereador aracajuano, as práticas consideradas corruptas nesse processo são ensinadas em cursinhos frequentados por vereadores brasileiros em eventos paralelos - mas no mesmo lugar - para políticos interessados. Segundo ele, o modo operandi é exatamente o mesmo no Brasil inteiro.



PRV vai bem



“O PRB vem forte com 15 candidatos a deputado estadual, Heleno Silva candidato a senador e Jony Marcos disputando a reeleição de deputado federal”. O comentário é do deputado estadual Jairo de Glória, que se disse também satisfeito com as chuvas que atingiram e continuam chegando ao sertão sergipano, onde os produtores rurais alimentam a esperança de colheita de boas safras ainda neste ano.



Disponível



A sindicalista Vera Lúcia confirmou ontem que o seu nome está à disposição do PSTU para a disputa de cargo eletivo em 2018. E lembrou: tento cumprir da melhor maneira as atribuições que me são confiadas pelos militantes de meu partido.


Termelétrica



Delegação de Lagos (Nigéria) tem encontro nesta segunda-feira com o governador interino de Sergipe, Belivaldo Chagas. Vem conhecer o projeto de termelétrica que está sendo implantado na Barra dos Coqueiros.



Mais acadêmicos



Muito boa a idéia de criar em Sergipe uma Academia Sergipana de Cordel. São mais 37 imortais, somados a mais de 100 imortais das academias municipais e estadual de letras.



Roubalheira


O roubo de gado continua em alta em Sergipe. Em tempo de crise, rouba-se aqui, vende-se acolá e a insegurança é forte nesse ramo de negócio.



Coluna Eugênio Nascimento
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/07
13:11

Rogério Carvalho vê com naturalidade divergência dentro do PT

O presidente estadual do PT e ex-deputado federal Rogério Carvalho revelou ontem que as decisões aprovadas na reunião de segunda-feira, 17, quando o grupo Articulação Esquerda se recusou a votar pela indicação de um nome para representar o partido em 2018, foram legítimas. Nesta reunião, o nome dele foi levado à votação e aprovado por unanimidade para representar o partido na chapa majoritária das eleições 2018. Nessa sexta-feira, 21, ele tem uma reunião com a deputada Ana Lúcia, principal liderança da corrente petista, e o assunto entrará em pauta entre eles.

 

“O grupo da deputada Ana Lúcia, infelizmente, se retirou na hora da votação desse item, não pelo mérito, mas por achar que esse não era o momento para discutir o assunto”, disse Rogério Carvalho na manhã desta quinta-feira, 20, ao radialista George Magalhães, do programa Jornal da Fan, da Fan FM Aracaju. Ele explicou que não era mais possível adiar e que já havia adiado essa discussão por outras duas vezes, ambos adiamentos solicitados por Ana Lúcia.

 

Rogério Carvalho informou que o nome dele, como pré-candidato a uma vaga na chapa majoritária,  foi aprovado pelos 36, dos 48 membros do Diretório estadual que permaneceram na reunião. “Portanto, o resultado foi por unanimidade”, disse ao destacar que a intenção dele é disputar uma vaga ao Senado. (Da assessoria)

 



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/07
08:31

Participação das mulheres no mundo empresarial é discutida pela Fecomércio

A primeira reunião da Câmara Empresarial das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Federação do Comércio (Fecomércio) foi marcada pela discussão de um tema importante para a sociedade, nestes tempos em que se tem valorizado o empoderamento feminino, a participação da mulher no mundo empresarial.


O tema foi abordado em uma palestra apresentada pela coordenadora da Câmara, Gizelma Lima, que mostrou dados sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, no mercado especializado e na atuação empresarial, mostrando o disparate que há no comparativo com a participação masculina no mundo dos negócios.


Gizelma destacou que a formação da Câmara se deu num momento importante para o descobrimento do talento feminino na administração empresarial e valorização das iniciativas das mulheres empreendedoras do estado de Sergipe.


“A Câmara da Mulher surge como uma iniciativa importante da Fecomércio, que chega num momento especial para nós, no qual a mulher tem conquistado maior participação no mundo dos negócios e na vida empresarial. Este é o momento de estimular mais mulheres a empreenderem, mostrarem sua capacidade como gestoras e administradoras”, destacou.


O presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, lembrou da importância das mulheres no ciclo produtivo e valorizou suas qualidades como gerenciadoras de negócios exitosos.

“As mulheres carregam na sua sensibilidade e capacidade administrativa, as melhores qualidades que um gestor pode ter para comandar um negócio vencedor. A mulher é vencedora na vida por natureza, sua capacidade de cuidar das coisas com carinho e atenção aos detalhes são pontos importantes para a conquista do mundo dos negócios. Fico muito feliz com a participação das mulheres na Fecomércio e quero que elas estejam cada vez mais ligadas à nossa entidade. Aqui é a casa das empresárias de Sergipe. E com seu exemplo iremos aprender ainda mais como trabalhar para fazer um ambiente de negócios mais participativo e competitivo”, afirmou Laércio Oliveira.


Durante a reunião da Câmara, a diretora regional do Sesc, Adely Carneiro, fez uma apresentação do braço social do Sistema Fecomércio, mostrando sua atuação nas mais diversas áreas, destacando a educação de crianças, jovens e adultos, além das ações de combate à fome promovidas pelo Sesc.


Também foi realizada uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Senac, na formação profissional de trabalhadoras do comércio e do estímulo ao empreendedorismo ministrado na instituição.


Participaram da reunião representantes da Uninter, ABRH, Fórum Empresarial, ASES, entidades de classe empresarial, CVV, empreendedoras e gestoras de empresas sergipanas. (Da assessoria)


 


Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/07
07:59

Coronel Rocha, da PMSE, é lembrado para disputar cadeira na Câmara Federal

O coronel Rocha, da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), está bem cotado entre os amigos da corporação e de fora dela para ser candidato a deputado federal em 2018. Ele não diz sim e nem não, mas apenas que “poderei pensar nisso, mas ainda é cedo”. Rocha é muito querido na corporação e atua sempre na defesa daqueles que a compõe. Militares dizem que o nome dele se credencia por conta das lutas em prol da PM e do Corpo de Bombeiros pela aprovação do subsídio e promoção por tempo de serviço ocorrida no ano passado. Ele tem 28 anos de corporação.



Política
Com.: 2
Por Eugênio Nascimento
20/07
07:27

Aracaju - Semfaz já atendeu mais de 40 mil contribuintes neste ano

Entre janeiro e junho deste ano, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) de Aracaju recebeu 41.359 pessoas no Departamento de Atendimento ao Contribuinte (DAC), uma média de 6.8 mil usuários por mês. O setor é a porta de entrada para o cidadão que precisa de qualquer tipo de serviço competente ao órgão: pagamento, pedido de revisão ou isenção do IPTU, parcelamento e cancelamento de débitos consulta ao ITBI, emissão de alvará ou de certidão negativa, entre outros.

É no DAC que o contribuinte tem o primeiro contato com a Secretaria Municipal da Fazenda, como explica a coordenadora do departamento, Valéria Lessa. "Este é o setor responsável por receber o cidadão, entender a necessidade dele, resolver a demanda ou, se for o caso, direcionar para a área técnica responsável", esclarece, ressaltando que são mais de 36 diferentes tipos de serviços disponíveis.

Neste primeiro semestre, a consulta de débito foi o serviço mais procurado da Semfaz pelo contribuinte, seguido da emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), informações gerais e o atendimento da Procuradoria. "Em um dia comum, quando não há nenhum imposto específico com data para pagamento ou alguma campanha de renegociação de dívida, chegamos a atender entre 450 e 500 pessoas no horário de funcionamento, que é das 8h às 16h", informa Valéria Lessa.

Além do atendimento presencial na sede da própria Semfaz (na praça General Valadão, nº 341, Centro), há servidores da Secretaria nos Ceac's da Rodoviária Nova e Shopping Riomar, e na Junta Comercial de Sergipe. "Essa descentralização do atendimento é extremamente importante para que o contribuinte tenha suas necessidades resolvidas. Esse é nosso principal objetivo", garante a coordenadora do DAC.

Alguns serviços da Semfaz também estão disponíveis no Portal do Contribuinte (
www.financas.aracaju.se.gov.br/contribuinte/), a exemplo da consulta de débito ou 2ª via para pagamento do IPTU, Declaração de Regularidade de Tributos Vinculada ao Imóvel (DRTVI), Nota Fiscal Eletrônica, Consulta do ITBI, serviços relacionados à Taxa de Localização e Funcionamento (TLF), solicitação e emissão de Certidão Negativa, entre outros. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/07
07:17

Fecomércio realiza Planejamento Estratégico com Trade Turístico sergipano

Fomentar o desenvolvimento do turismo em Sergipe, com vistas para o crescimento mútuo e em progressão geométrica da receita dos empreendimentos turísticos, arrecadação de tributos e fortalecimento da cadeia produtiva do turismo sergipano diante do cenário nacional. Estes foram os principais motes do Planejamento Estratégico do Turismo Sergipano, desenvolvido pela Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), entidades representativas de classe empresariais do turismo, Estado, Município de Aracaju e empresários do setor do turismo em Sergipe.

O Planejamento Estratégico contou com a participação da consultora da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Márcia Alves, que coordenou os trabalhos e discussões acerca do tema. Alves realizou apresentações de mecanismos para serem colocados em prática, com a finalidade de dar uma amplitude no turismo sergipano, com base em informações do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, apresentando uma projeção do crescimento do turismo brasileiro até o ano de 2030. Além disso, estimulou a discussão interna entre os participantes, para identificação dos problemas do turismo local e propositura de soluções criativas e modernas para o mercado que se atualiza a cada dia.

A cadeia produtiva do Turismo é composta por 52 atividades comerciais e de prestação de serviços que perfazem os ramos de alimentação, hospedagem, transporte, comercialização, serviços específicos, além de outras atividades, que preenchem o setor da economia que mais cresce no Brasil. As discussões formaram proposituras para que Sergipe aproveite melhor sua condição de alta capacidade de recursos naturais para exploração turística, para ampliar a participação do estado como destino no roteiro turístico nacional.

O superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, participou do evento e valorizou a iniciativa da Fecomércio em ajudar o trade turístico a buscar as soluções para os problemas do turismo de Sergipe e buscar o seu desenvolvimento.

“Essa é uma iniciativa que nunca foi realizada no estado. Estamos todos, agentes privados e públicos, participando de um treinamento que nos qualifica mais para discutirmos o turismo. Daqui saíram boas ideias que colocaremos em prática de maneira imediata para fortalecer a cadeia produtiva. Sergipe é um estado que tem grande potencial turístico e agora vamos trabalhar todos em conjunto, para ocupar nosso lugar no mapa dos grandes roteiros do turismo nacional”, destacou.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Santana, participou da ação e lembrou a importância do planejamento como ferramenta para o fortalecimento dos negócios e criação de oportunidades. "A palavra-chave para o sucesso de qualquer negócio é planejamento. No momento em que nosso empresariado puxa para si a alavanca do seu empreendimento e desenvolve estudos para melhorar e se inserir neste mundo competitivo e globalizado, a gente pode ver que bons ventos soprarão, em breve, no ambiente do turismo sergipano”, disse.

O presidente do Aracaju Convention & Visitors Bureau, Luiz Simões, comentou a importância do planejamento do turismo do estado.

“Estamos pensando o turismo como um todo, não apenas como política, nem como questão empresarial. O turismo sergipano tem muito a oferecer para todo o Brasil e é isso que precisamos destacar. Vamos buscar em conjunto, as novas oportunidades para ampliarmos nossa recepção de turistas e mostrar o que o destino Sergipe tem a oferecer para todo o Brasil”, afirmou Luiz Simões. (Da assessoria)



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/07
08:26

Heleno Silva – O PRB insistirá em disputar cargo majoritário em SE

O dirigente estadual do PRB e ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, voltou a garantir ao blog que não pensa em rompimento com o governador Jackson Barreto (PMDB) e nem com as demais agremiações da base aliada. Apenas há o desejo de incluir o partido na disputa de um cargo majoritário. “Eu não tive reunião para discutir isso com o governador, mas ele sabe disso”, comentou. Haleno disse que as opções do PRB podem ser ele, o empresário Ivan Leite ou o deputado federal Jony Marcos.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/07
08:14

Sergipe volta a gerar novos postos de trabalho

A economia de Sergipe pode finalmente comemorar. Após resultados negativos em relação à geração de novos postos de trabalho, o mês de junho apresentou um resultado animador. No último mês, houve o saldo positivo de 634 carteiras assinadas no estado, com destaque para os setores industrial (851 novas vagas) e turístico (217). Esse novo cenário destoa completamente do que vinha sendo registrado em todo país, principalmente no ano passado, quando a crise registrou seu ápice.

O último estudo realizado do IBGE – publicado em 2016 –, revelou que entre 2013 e 2014, a taxa de saída das empresas (relação entre o número de empresas que fecharam as portas e o total de firmas) cresceu 6,1 pontos percentuais, passando de 14,6% para 20,7%. Isso significa que, nesse período, apesar de 726,3 mil novos negócios terem surgido, 944 mil CNPJs foram extintos.

Essa queda gradativa também foi registrada em Sergipe. Em junho de 2013, o saldo foi de 235 empregos; em 2014, apenas nove; em 2015 o número foi negativo, -149, e em 2016 a taxa de saída foi de -647 empregos, pior resultado do período.

Justamente por isso que o resultado deste ano é tão importante. Para o assessor econômico do governo, professor Ricardo Lacerda, o resultado de junho gera um sentimento de que a crise, finalmente, está começando a passar. “Isso gera muita esperança para a população, pois a economia sergipana finalmente voltou a gerar emprego. Dentro da indústria, os setores de alimentos, bebidas e materiais elétricos foram os que mais empregaram”, informa.

Dentro desse crescimento, o município de Itabaiana foi o que apresentou o melhor resultado, com 252 novas vagas. Nossa Senhora do Socorro ficou em segundo lugar, com 169 vagas a mais, seguido por Poço Redondo, com 90 novos postos.

Mas nem todos os setores conseguiram se recuperar. De acordo com Ricardo Lacerda, a construção civil ainda sofre com a crise. “Infelizmente, essa é a notícia ruim. A construção civil continua desempregando. Pelos dados que temos acompanhado, esse é um setor que vai demorar um pouco mais para se recuperar, mas acredito que a pior fase já passou”, analisa.



Economia
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos