21/09
17:15

Governador Jackson Barreto autoriza a realização de Concurso Público para o Magistério

O governador Jackson Barreto despachou hoje e autorizou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, realizar concurso público para o cargo de professores da educação básica da rede estadual de ensino. O objetivo é atender às necessidades de reposição dos quadros do corpo docente das escolas estaduais devido ao grande número de aposentadorias e exonerações. 


Será criada uma comissão, conforme estabelece a Lei Complementar de número 16/1994, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público de Sergipe, para a realização dos editais do concurso.


De acordo com Jorge Carvalho, a Seed está concluindo o levantamento do quantitativo de vagas que serão ofertadas. Com a realização deste concurso o governador demonstra, mais uma vez, que a melhoria do ensino público é prioridade nesta administração”, pontua. 


O último concurso público para o magistério foi realizado em 2012 e sua validade expirou em 2016. Naquele processo foram oferecidas 1.700 vagas e durante quatro anos foram convocados 5.041 aprovados, dos quais foram nomeados 3.838 professores.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/09
23:30

Alese amplia comunicação investindo em novas plataformas

A Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe está sendo ampliada, com o objetivo de dar mais visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares e aos fatos registrados. Com isso, o Núcleo de Redes Sociais da Agência de Notícias Alese vem passando por uma reestruturação, recebendo a denominação de Rede Alese e a aprovação dos deputados estaduais, principalmente por causa da transparência através das novas plataformas de divulgação em tempo real.

“A Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe, está atuando com a Agência de Notícias, responsável pela elaboração e publicação de matérias dos deputados no site, o que alimenta os jornais, programas de rádio, sites de notícias e redes sociais. Agora estamos reestruturando e fortalecendo nosso Núcleo das Redes Sociais. É o ambiente virtual; com entrevistas, depoimentos dos deputados, cobertura em tempo real, transmissão de lives no Facebook, no Instagram. Nós também estamos fortalecendo o twitter da Assembleia, enfim, utilizando essas ferramentas para atingir a massa que está na Internet”, explica o diretor de Comunicação da Alese, Marcos Aurélio Costa.

Transparência

E é dentro de todo esse cenário de atualizações por meio de uma equipe preparada a contribuir cada vez mais com a transparência dos trabalhos, que os deputados estaduais por Sergipe estão aprovando as mudanças.

De acordo com o deputado Georgeo Passos (PTC), com essa reestruturação, não apenas os parlamentares ganham, mas a sociedade de um modo geral.

“Eu acho que a Casa se atualiza e a Rede Alese que está disposta para toda a população, com certeza irá contribuir muito na questão de prestar as informações e dar a transparência que o Parlamento à cada dia precisa e com certeza a população poderá acompanhar mais de perto e em tempo real, as atividades da Assembleia Legislativa de Sergipe”, acredita.

A deputada Maria Mendonça (PP) destacou a iniciativa da Diretoria de Comunicação da Alese, no sentido de reestruturar o Núcleo de Redes Sociais.

“Com o mundo digitalizado e a comunicação virtual muito forte, é necessário de fato que as pessoas se voltem também para se inserir no contexto. As mídias sociais são de extrema relevância para projetar o trabalho do parlamentar e dar visibilidade às ações realizadas por cada um e por todos, o que nos garante com certeza uma aproximação da população”, entende.

”As mídias sociais hoje em dia estão bombando, como se diz no popular. É importante essa reestruturação para que todo homem público utilize desses meios de Comunicação para as mensagens chegarem mais rápido ao povo do nosso estado”, completa o deputado Zezinho Guimarães (PMDB).

Para a deputada Goretti Reis (PMDB), essa mudança na Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe, é muito positiva.

“Isso porque a sociedade passa a conhecer efetivamente quem é o parlamentar, a ter o acompanhamento diário dos nossos projetos,  passa a dar mais transparência para que a população possa conhecer o papel do parlamento através das mídias sociais. Divulgando as ações dos parlamentares, passamos a ter mais credibilidade e a sociedade poderá acompanhar mais e também cobrar ações que tragam benefícios”, enfatiza.

Dados estatísticos

Estudos mostram que 58% dos brasileiros utilizam redes sociais e gastam em média 8h56min/dia, conectados. O Facebook continua sendo a rede social mais utilizada, com 1,86 bilhão de usuários ativos ao mês; 32% dos usuários da Internet, possuem conta no Istagram e cerca de 13.51% dos usuários de Instagram acessam a rede diariamente.

Quase 80% do tempo gasto nas redes sociais acontece via mobílie, ou seja, por meio de dispositivos móveis, principalmente o telefone celular.

Facebook: https://www.facebook.com/assembleiaSE/
Twitter:https://twitter.com/assembleiase
Instagram: https://www.instagram.com/assembleiasergipe/
Flickr: https://www.flickr.com/people/154136423@N05/

Por Agência de Notícias Alese – #redealese
Fotos: Jadilson Simões


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/09
20:45

Em Sergipe - 15 matadouros irregulares estão na mira da Adema

No Estado de Sergipe existem apenas dois frigoríficos legalizados para fazer o abate dentro dos padrões de higiene exigidos pelos órgãos da vigilância sanitária e inspeção animal: o Frigo Serrano, em Itabaiana, e o Nutrial, em Propriá. Todos os demais matadouros não atendem as exigências da portaria 304/96 do Ministério da Agricultura. De acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), alguns matadouros já foram fechados e outros estão com prazo para se adequarem.

O presidente da Adema, Francisco Dantas, informa que o órgão tem recebido várias solicitações do Ministério Público Estadual (MPE/SE) para realizar a fiscalização desses matadouros inadequados. “Em alguns casos a situação é bastante precária. São várias irregularidades, que vão desde a forma cruel de abate até o manuseio da carne sem higiene. Muitos não têm sequer um local para receber o resíduo líquido e joga os desejos no chão ou em rios, poluindo o meio ambiente”, comentou.

Francisco Dantas explica que já foram notificados 15 matadouros. Destes, quatro foram fechados nos municípios de Campo do Brito, Macambira, Itabi e Nossa Senhora da Glória. O presidente da Adema entende que esta é uma questão de saúde pública e que as pessoas precisam se conscientizar e exigir um produto de qualidade.

“Nós não temos nenhuma intenção de fechar matadouro, porém exigimos o cumprimento da legislação ambiental. Temos dito aos prefeitos que se eles fizerem os investimentos, não há razões para ele deixar de funcionar. Porém o que nós temos observado são matadouros em condições absurdas sanitárias. Percebemos que em alguns matadouros não tem uma câmara frigorífica para armazenar a carne em temperatura adequada. Isso é muito grave porque há o risco de contrair doença”, alertou.

O presidente da Adema comenta que existem em Sergipe cerca de 30 matadouros municipais, alguns em situação bastante precária. A fiscalização tem sido feita de maneira gradativa, em muitos casos atendendo solicitação do MPE/SE ou ordem judicial. A multa varia de R$ 50 a R$ 150 mil. “Nossa maior preocupação é com a saúde pública. A população precisa saber a procedência da carne que está comprando, se tem selo de inspeção para que a saúde pública da população não fique comprometida’, concluiu.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/09
20:18

Dr. Gonzaga defende projeto para uso de contêineres em praças

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) voltou a apresentar a proposta de lei que regulamenta o uso de contêineres como estabelecimentos comerciais para profissionais das mais diversas áreas em Aracaju. Esta é a segunda vez que o vereador apresenta o projeto e, desta vez, trouxe mais detalhes, com apoio de artigos e reportagens em vídeo, para facilitar o entendimento dos colegas parlamentares sobre a importância da temática.

Segundo o parlamentar, a reutilização de contêineres como estabelecimentos comerciais é uma tendência mundial, pois é uma prática sustentável e econômica. Sua instalação não demanda serviços de fundação e terraplenagem, por se tratar de uma estrutura que se apoia nos quatro cantos, bastando calçá-los de forma ágil e eficiente. Eles podem ser utilizados como academias, estúdios, lojas, consultórios e diversos outros estabelecimentos que poderão oferecer serviços nas praças da cidade.

Dr. Gonzaga explicou ainda que a proposta do projeto foi fruto de muita pesquisa e contato com vários profissionais. “Nunca fiz projetos sem embasamento e com este não é diferente, pesquisei muito e conversei com diversas pessoas, principalmente profissionais de educação física e frequentadores de praças da cidade”, disse.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
20/09
11:29

Mesa-redonda debate futebol amador como instrumento para levar cidadania e inclusão a jovens carentes

Em todos os bairros, onde tenha um campinho, com certeza estará lá um grupo de garotos, uma bola e na cabeça de cada jovem o sonho de se tornar um grande jogador. Foi nesse cenário que muitos dos grandes nomes do futebol brasileiro iniciaram sua trajetória no esporte. E é para discutir o potencial do futebol amador ou de várzea, no que tange a levar cidadania e inclusão social à população mais carente, que será realizado, na próxima sexta-feira, dia 22, uma mesa-redonda. O debate, que acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, é resultado de uma propositura apresentada pelos deputados federais João Daniel (PT/SE) e Andrés Sanchez (PT/SP), através da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados. O requerimento para a realização do evento também foi assinado pelos deputados Fábio Mitidieri (PSD) e Mário Negromonte Jr (PP/BA).

A mesa-redonda terá a participação do deputado Andrés Sanchez. Além de parlamentar, Sanchez tem a experiência de quem há anos atua no futebol. Foi presidente do Corinthians no período de 2007 a 2011, clube onde foi, também, em 1996, diretor no trabalho das categorias de base, ajudando os jovens atletas a se consolidarem no competitivo mundo do futebol.

Para a mesa-redonda, foram convidados representantes de diversos órgãos governamentais e entidades da sociedade civil ligados ao futebol amador. Entre eles, o Ministério do Esporte, Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude de Sergipe (SEEL), Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos de Sergipe (SEIDH), Secretaria de Estadual de Educação do Estado de Sergipe (Seed), Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju (Sejesp), Federação Sergipana de Futebol, representante das Escolinhas de Futebol do Estado de Sergipe, dentre outros.

De acordo com o deputado João Daniel, debater esse tema é de fundamental importância, pois é perfeitamente possível a inclusão de adolescentes e jovens através do esporte e também é essencial que as iniciativas que já existem nesse sentido, principalmente nas periferias das grandes cidades, e, especificamente em Aracaju, tenham apoio e incentivo do poder público e de entidades e movimentos que já militam nessa área. “O futebol é o esporte mais popular do Brasil e também uma atividade esportiva que tem tirado muitos jovens caminhos outros não tão construtivos. Por isso precisamos estimular, cada vez mais, a inclusão da nossa juventude através do esporte e por isso achamos fundamental trazer esse tema para ser debatido entre todos os envolvidos”, disse.


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/09
08:06

Denarc desativa centro de distribuição de entorpecentes na zona de expansão de Aracaju

Na ação, dois traficantes alagoanos foram presos com mais de 70kg de drogas e materiais utilizados para embalagem e comercialização dos entorpecentes

Uma operação desencadeada pelas equipes do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), na manhã desta terça-feira, 19, resultou na desarticulação de um centro de distribuição de entorpecentes no bairro Aruana, zona de expansão de Aracaju. Na ação, dois traficantes alagoanos, identificados como Renan da Silva Lima, 21 anos e Gledsi Lincon Santos Souza, 19 anos, foram presos com mais de 70kg de drogas e materiais utilizados para prensagem, embalagem e distribuição dos entorpecentes.

De acordo com o diretor do Denarc, delegado Osvaldo Resende, as investigações iniciaram há cerca de um mês, após o recebimento de informações, via Disque-Denúncia, sobre a existência de uma residência que funcionava como centro de prensagem e distribuição de drogas na zona sul da capital sergipana. 

“Com base nas informações, as equipes do Denarc, em parceria com agentes da Delegacia-Geral, diligenciaram pelo local informado, localizado na Aruana, no intuito de constatar a sua veracidade. Por ocasião das buscas, encontramos 70kg de maconha, 550g de cocaína, três balanças digitais utilizadas para pesagem da droga, agenda com anotações do comércio ilícito de entorpecentes, rolos de fitas adesivas usados para embalar drogas, prensa hidráulica e metais utilizados no processo de prensagem dos narcóticos”, salienta o diretor do Denarc.

Durante revista no interior do imóvel, os policiais flagraram Renan de posse de uma espingarda calibre 12, que chegou a esboçar reação. Ele foi prontamente contido e socorrido para o Hospital de Urgência de Sergipe após ser alvejado pelas equipes por um disparo.

Além do material apreendido, os agentes do Denarc apreenderam uma cartela com a impressão em branco de vários certificados de registro e licenciamento de veículo do Detran de Pernambuco.

Os presos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, detenção de maquinário para o tráfico, associação para o tráfico, porte de arma de fogo de uso restrito e receptação. Inclusive, em consulta ao bancos de dados, foi constatado um mandado de prisão em desfavor de Renan da Silva Lima decretado pela justiça alagoana pelo crime de latrocínio. Os presos deverão ser apresentados nesta quarta-feira, 20, na audiência de custódia.

Ainda segundo o delegado Osvaldo Resende, as investigações prosseguem no sentido de identificar outros envolvidos. “Vamos averiguar a participação de outras pessoas tanto em relação ao crime de tráfico de drogas como também a crimes de roubos e furtos de veículos, já que apreendemos diversos CRLVs em branco”.

O diretor do Denarc aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria firmada com as polícias Civil e Militar de Alagoas, no sentido de desarticular associações criminosas com ramificações interestaduais, “em especial, aos órgãos de Assessoria Integrada de Inteligência A II da SSP/AL e DRN”.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/09
08:01

Casamento e guerra

Geraldo Duarte*

O sargento do exército britânico William Speakman-Pitt ou Bill Speakman, nascido em 21/09/1927, em Altrincham, Cheshire, Inglaterra, é herói inglês e detentor da Victoria Cross Heroes, da Ordem do Mérito Militar e outras elevadas condecorações de batalhas.

Na Coréia, em novembro de 1951, mesmo ferido, comandou seis soldados e utilizando granadas, dizimou uma companhia chinesa completa.

Seus feitos mereceram honrarias prestadas pelo rei George VI e a Cruz da Vitória foi-lhe entregue pela rainha Elizabeth II.

Quase nonagenário, réplicas das comendas e medalhas conquistada estão expostas no Museu da Guerra Nacional da Escócia, no Castelo de Edimburgo, e em Seul, na galeria dos veteranos da Guerra da Coréia.

Hoje, Speakman é pensionista uniformizado do Royal Hospital Chelsea.

Depois deste resumido perfil, o artiguete trata de um fato pouco divulgado.

De volta à pátria, enaltecido grandemente pela mídia, cartazes com fotos e nome afixados como exemplo de civismo e coragem, fizeram-no ídolo nacional.

O temperamento tímido, unido a um comportamento simples e disciplinado, deixou-o atônito ante tantas homenagens, fotografias e microfones. Aonde chegava tornava-se centro das atenções e curiosidade popular.

Nos breves dias de permanência no país, inúmeras foram as manifestações de estimas de jovens conterrâneas. Nada menos de 40 propostas de casamento. Nenhum momento de privacidade possuiu. Aquele sucesso, considerado por outros, lhe era indesejável. Não conseguia tranquilidade e paz - externava.

Buscou sua unidade militar, pediu suspensão de seu direito de licença e retornou ao front.
 
*Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.


Colunas
Com.: 0
Por Kleber Santos
20/09
08:00

Atletas da rede municipal de Aracaju levam ouro em Jogos da Juventude 2017

Em meio a mais de quatro mil estudantes brasileiros, os jovens Kailane Letícia, Ronald Mateus e Mayke Yuri, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, foram campeões do Badminton nos Jogos Escolares da Juventude 2017. O maior evento escolar esportivo é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil e aconteceu na cidade de Curitiba, no Paraná, de 11 a 16 de setembro.

Para chegarem a esse resultado os jovens treinaram durante dois anos. Todas as tardes das segundas, quartas e sextas-feiras eles treinavam com o professor de Educação Física da rede municipal de ensino Wendel Ribeiro que os acompanhou na viagem. Ao acompanhar as vitórias dos seus alunos o professor sentiu uma mistura de sentimentos. “Eu senti muita alegria por eles terem conquistado tamanho resultado, mesmo diante das superações diárias para eles conseguirem treinar, esses meninos vão longe, eles têm garra”, afirmou.

Foto: Divulgação
 


Esportes
Com.: 0
Por Kleber Santos
Primeira « Anterior « 1 2 3 4 5 6 7 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos