20/04
10:13

Confira o horário de funcionamento dos mercados e feiras livres no feriado de Tiradentes

No próximo sábado, 21 de abril, feriado de Tiradentes, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) comunica que os Mercados Centrais Thales Ferraz e Antônio Franco irão funcionar em horário normal das 6h às 15h. Já o Mercado Maria Virgínia Leite Franco, antigo Albano Franco, funcionará das 5h30 às 15h. Os mercados setoriais (bairros) e o mercado vereador Milton Santos, localizado no Conjunto Augusto Franco, permanecem com o horário habitual das 6h às 15h.

A Emsurb informa ainda que as Feiras Livres serão realizadas normalmente no turno manhã. São elas: Cirurgia; Leite Neto; Santa Tereza; Cidade Nova; Mosqueiro; 18 do Forte; São Carlos; Santo Antônio; Coroa do Meio e Grageru.

Parque da Sementeira 

Para quem busca diversão, lazer e natureza em um só lugar, o Parque Augusto Franco, mais conhecido como "Parque da Sementeira", se apresenta como boa opção das 5h às 21h.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/04
21:00

UFS poderá criar cursos de Direito, Medicina, Engenharia e Arquitetura em Itabaiana

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizará estudos de viabilidades técnica e financeira de ampliação da oferta de cursos no seu campus de Itabaiana. Segundo o reitor da instituição de ensino superior, a UFS mantém hoje em funcionamento 7 cursos de licenciaturas e ainda Contabilidade, Administração e Ciência da Informação e poderá ter 4 novas opções.

Está sendo avaliada a possibilidade de  criação de cursos de Direito, Medicina, Engenharia Civil e Arquitetura. “A ideia é discutir hoje o crescimento para o amanhã e sonhar um dia na transformação do campus de Itabaiana em Universidade Federal do Agreste sergipano”, comentou Antoniolli, que na terça-feira falou sobre o assunto na Câmara de Itabaiana.

Pensa-se nessa possibilidade, mas não é coisa para ser colocada em prática agora. Esse projeto poderá ser viabilizado, talvez, em 10 anos.


Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/04
16:46

Combate a gripe - Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa no dia 23

Começa na próxima segunda-feira, 23, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe, e Sergipe deverá vacinar, conforme meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), 460 mil pessoas, número que corresponde a 90% da população geral.  A campanha será realizada até o dia 1º de junho e o dia 12 de maio foi escolhido para ser o “Dia D” de mobilização para multivacinação, que tem também a finalidade de atualizar as cadernetas de vacinas.

 

 

Os grupos prioritários a serem vacinados contra a influenza são: crianças de seis meses e menores de cinco anos, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

 

Segundo a gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, Sergipe receberá do Ministério da Saúde até o final da campanha 562.700 doses da vacina. Todas as unidades de saúde dos municípios estarão disponibilizando a vacina e o objetivo da campanha é reduzir as internações, complicações e mortes pela influenza da população que é público alvo.

 

“É importante que os grupos prioritários procurem uma unidade de saúde para receber a vacina e ser imunizado contra a influenza. A gripe, a depender da situação clínica do indivíduo, pode evoluir e gerar complicações graves. Portanto, a vacina é a melhor forma de prevenção a doença e nossa meta é vacinar mais de 400 mil pessoas.”, ressalta. A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a influenza B

 

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores e condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.



Variedades
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
18/04
11:20

Lei cria a Comarca de Riachão do Dantas e novas unidades jurisdicionais na Barra, Socorro, Neópolis e Dores

O Diário Oficial do Estado a Lei Complementar nº 301 de 12 de abril de 2018, que cria a Comarca de Riachão do Dantas, a 2ª Vara das Comarcas da Barra dos Coqueiros, Neópolis e N. Sra. das Dores, além da 3ª Vara Criminal de N. Sra. do Socorro e altera a competência da 4ª Vara Criminal de Aracaju.


A Lei também remanejou os distritos judiciários de Telha, Amparo do São Francisco e Malhada dos Bois para a Comarca de Cedro de São João; de Muribeca para Aquidabã; e o de Japoatã, para a Comarca de Neópolis.


Segundo o Presidente do TJSE, a criação de novas unidades jurisdicionais, o remanejamento dos distritos e a alteração da competência da 4ª Vara Criminal de Aracaju, além de não gerar custos adicionais para o TJSE, visam melhorar ainda mais a prestação jurisdicional para a sociedade sergipana. “Para o remanejamento dos distritos, entre outros aspectos, foi levada em consideração a distância para a sede das comarcas no sentido de gerar maior comodidade para a população”.


Com relação à criação das novas unidades, o Des. Cezário Siqueira Neto destacou que o aumento da demanda de processos nas comarcas foi a principal causa. “Percebeu-se que nessas comarcas houve um aumento exponencial na quantidade de processos iniciados. No caso específico de Socorro, o crescimento se deu na área criminal e o TJSE precisava se ajustar para atender melhor os jurisdicionados. Foi o que fizemos”, explicou o Presidente do TJSE, ressaltando que o Projeto de Lei foi aprovado pelo Pleno.


Já a alteração da competência da 4ª Vara Criminal de Aracaju, que era especializada no julgamento de crimes de tráfico ilícito de drogas, se justificou também pelo acréscimo de processos de crimes dessa natureza. “Com a mudança, a 4ª Vara Criminal passa a receber, juntamente com a 1ª, 2ª, 3ª e 9ª, processos relativos a todos os tipos de crime, exceto os de competência do Júri”, concluiu o Des. Cezário.

 

As instalações das novas unidades jurisdicionais serão reguladas por ato da Presidência do TJSE.

 


Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/04
19:12

Incra terá parceria com cinco municípios de SE

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deverá consolidar até o final desta semana a celebração de acordos de cooperação técnica com cinco prefeituras do interior sergipano. O objetivo da ação é agilizar a produção de projetos produtivos, para impulsionar a aplicação de créditos em áreas de reforma agrária de Sergipe. “Esses acordos, que não trazem custo algum para o Incra, permitem que os assentados sejam atendidos com maior agilidade. As prefeituras se tornam nossas parceiras e contribuem de forma decisiva para a estruturação produtiva dos nossos assentamentos”, explicou Gilson dos Anjos, superintendente regional do Incra em Sergipe.

Por meio dos acordos, as prefeituras tornam-se responsáveis pela contratação de profissionais (engenheiros agrônomos), que visitarão as áreas de reforma agrária, levantarão informações e produzirão projetos produtivos para as famílias assentadas. Os projetos serão encaminhados ao Incra e, depois de avaliados e aprovados, a autarquia procederá com a aplicação dos créditos de fomento produtivo. “Essas parcerias nos permitirão atender a um número maior de famílias num período muito mais curto. Isso contribui para que os recursos cheguem a quem produz no momento mais adequado”, afirmou dos Anjos.

Entre o último dia 15 de abril e esta terça-feira, já assinaram acordos com o Incra as prefeituras municipais de Poço Redondo, Indiaroba e Estância. Até o final da semana, também devem selar parceria com o Instituto as prefeituras de São Miguel do Aleixo e Canindé do São Francisco. “ É um investimento que contribui com a família assentada, mas também tem impacto em toda a economia local”, analisou o superintendente do Incra.

Além das prefeituras sergipanas, o Incra também assinará até o final da semana acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Paulo Afonso, no estado da Bahia. Além de responder pelas ações relacionadas à reforma agrária e à consolidação de territórios quilombolas em Sergipe, a superintendência sergipana do Incra também executa ações em 16 municípios baianos que fazem divisa com o estado.


Variedades
Com.: 0
Por Kleber Santos
17/04
09:40

Frente Brasil Popular realiza ato hoje em Aracaju

A Frente Brasil Popular realiza ato de protesto nesta terça-feira, às 16h, contra a derrubada da presidente Dilma Rousseff do Poder, fato este que está completando dois anos.  A manifestação acontecerá na praça General Valadão, em Aracaju, onde também será dado o grito de “Lula Livre”, em solidariedade ao ex-presidente, que se encontra preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR).



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
17/04
09:14

“O DEM está de portas abertas”, diz Mendonça Prado

“No que depender do DEM, as portas estão abertas para uma aliança com o PSB, do senador Antônio Carlos Valadares, e outras forças que tenham interesse em abrir uma campanha limpa, democrática e propensa à renovação e a vitória nas urnas”. O comentário é do ex-deputado federal Mendonça Prado, pré candidato do DEM ao Governo de Sergipe.

Segundo Mendonça, o DEM está conversando com algumas forças políticas e está aberto ao diálogo sem preconceito. O senador Valadares declarou na semana passada que o seu PSB também está mantendo linhas de conversações com outros oito partidos.

Essas agremiações estariam dispostas a ser aliadas dos socialistas sergipanos e aceitariam a proposta de ter o deputado federal Valadares Filho (PSB) como candidato a governador em outubro próximo.



Política
Com.: 0
Por Eugênio Nascimento
16/04
21:42

Gestores têm até o final do mês para encaminhar prestação de contas ao TCE

Os administradores públicos e responsáveis por unidades ou entidades das administrações direta e indireta, dos Poderes do Estado e dos Municípios sergipanos, têm até o próximo dia 30 de abril para encaminharem ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a Prestação de Contas Anual referente ao exercício 2017. 

O prazo consta no calendário de obrigações dos jurisdicionados, onde são informadas datas, providências e diretrizes necessárias para a prestação de contas à Corte. 

"É importante que os gestores estejam atentos aos prazos e cumpram com esta obrigação que é essencial para controle desenvolvido pelo Tribunal", comenta o conselheiro-presidente Ulices Andrade.

Uma novidade para este ano é que os dados devem ser enviados por meio eletrônico, com suas peças separadas em arquivos distintos, no formato PDF, através do Portal do Jurisdicionado. Antes, todas as informações eram digitalizadas em um só arquivo, dificultando o processo de análise. "São inovações que irão proporcionar mais transparência quanto à aplicação dos recursos públicos", acrescenta o conselheiro.

A Prestação de Contas Anual é respaldada pela Lei Complementar Estadual nº 205/2011, além do Regimento Interno do TCE, e da Resolução TC 263. Os responsáveis devem enviar, dentro do prazo legal, ao Tribunal de Contas documentos, informações e demonstrativos que comprovem a regularidade do emprego dos recursos nas administrações públicas.

Controle Interno
Seguindo o mesmo prazo de 30 de abril, os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público devem encaminhar também ao Tribunal seus Relatórios de Controle Interno do primeiro trimestre. Os documentos tratam de auditorias contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas unidades administrativas.


Política
Com.: 0
Por Kleber Santos
1 2 3 4 5 6 » Próxima » Última

Enquete


Categorias

Arquivos